IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores

Criar um novo cliente

Crie novas entradas no registo de clientes quando, por exemplo, for utilizada uma nova versão de um software de navegador cliente que não possa ser detectado pelo registo de clientes.

Sobre esta tarefa

Se o novo cliente exigir quaisquer recursos de suporte na agregação do sítio do portal (por exemplo, uma marcação especial ou imagens de baixa resolução), esses recursos devem ser instalados num sub-directório do caminho de máscaras e temas do portal.

Execute os seguintes passos para criar um novo cliente:

Procedimento

  1. Faça clique em Adicionar novo cliente.
    Introduza as propriedades do novo cliente nos seguintes campos:
    • Agente de utilizador: Este campo é obrigatório. Introduza o nome do cliente, que deve corresponder, tanto quanto possível, à cadeia do agente de utilizador que o cliente envia no cabeçalho de pedido. Poderá ser necessário introduzir vários padrões de cadeia para um único utilizador. Além disso, adicione uma combinação de ponto e asterisco antes e depois do nome, por exemplo:
       .*useragent.* 
      Estes caracteres universais são utilizados e processados de acordo com as regras de resolução de caracteres universais da Apache Foundation. Tenha em atenção o seguinte:
      • Algumas cadeias de agente de utilizador contêm informações de configuração regional sobre o idioma do navegador cliente. O portal utiliza a definição de idioma do cabeçalho do pedido HTTP para a respectiva selecção de idioma. De uma forma geral, não é necessário definir padrões para o agente de utilizador relativos a determinados idiomas de navegador.
      • Alguns navegadores cliente incluem informações sobre o sistema operativo. Na maior parte dos casos, a detecção de clientes deverá funcionar de modo independente.
      • Alguns navegadores permitem ao utilizador personalizar os padrões referentes ao agente de utilizador.
    • Marcação: Este campo é obrigatório. Indique o tipo de marcação suportado pelo cliente. A marcação deverá encontrar-se previamente definida para o portal em Gerir marcação.
      Nota: Depois de eliminar uma marcação, o cliente continua a fazer referência ao nome original da marcação. Contudo, se editar o cliente, a portlet Gerir clientes apresenta uma mensagem de aviso que indica que existe uma referência a uma marcação eliminada e que deve ser seleccionada uma marcação suportada caso a marcação eliminada não seja recriada.
    • Versão da marcação: Opcional. Indique informações mais específicas sobre a marcação suportada pelo cliente. Esta versão de marcação é utilizada para identificar desvios de uma marcação padrão. Por exemplo, o WebSphere Portal inclui a versão da marcação no registo para processar correctamente os desvios HTML do MicroSoft Internet Explorer.
    • Fabricante: Opcional. Introduza o nome da empresa que fabricou o cliente.
    • Modelo: Opcional. Indique o número de modelo ou o nome do cliente.
    • Versão: Opcional. Indique qualquer versão associada ao modelo.
    • Capacidades Introduza capacidades específicas deste cliente. Se o cliente for um navegador da Web, por exemplo, poderá definir uma lista das funcionalidades específicas em HTML suportadas pelo mesmo, tais como molduras ou Javascript. Faça clique em Adicionar para adicioná-la à lista de funcionalidades. Para eliminar uma funcionalidade, seleccione a mesma na lista e faça clique em Eliminar.
    • Posição: Indica a ordem pela qual pretende que este cliente seja introduzido no registo do cliente. O servidor do portal faz corresponder a cadeia do agente de utilizador do cabeçalho do pedido do cliente a padrões do registo de clientes. Por exemplo, se o agente de utilizador enviar 'Microsoft Internet Explorer 5.5' e o servidor do portal encontrar '*Internet Explorer 5*', essa entrada do registo será utilizada para determinar a marcação enviada ao cliente. Por este motivo, é recomendável colocar os padrões mais específicos do Agente do utilizador na primeira posição da lista. Se for incluído na lista o padrão de agente de utilizador predefinido (*), o mesmo deverá ser colocado na última posição.
  2. Faça clique em OK para guardar as suas alterações, ou em Cancelar para sair sem guardar as alterações.