IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores |
---|
Ferramentas do programador
Obtenha mais informações sobre as ferramentas do programador e as funcionalidades do WebSphere Portal, incluindo o IBM® Web Experience Factory Designer e o IBM Rational Application Developer for WebSphere Software.
Web Experience Factory
Os programadores do sítio do Portal que estão a trabalhar com aplicações da Web e portlets podem beneficiar de funcionalidades melhoradas do Experience Factory, incluindo:- Criadores e conjuntos de perfis para a programação de modelos e criação das aplicações da Web resultantes desses modelos, dessa forma tornando o processo de programação mais rápido e fácil.
- Uma interface do utilizador como Assistente (fornecida com cada criador) através da qual pode especificar a entrada de dados. O criador gera então automaticamente ou modifica parte da aplicação.
- Programação iterativa através de criadores para implementar padrões de concepção.
- Conjuntos de perfis, os quais permitem gerar várias versões de uma aplicação, tornando mais fácil a programação de diversas versões de uma aplicação para diferentes idiomas ou diferentes grupos de utilizadores, por exemplo, uma versão diferente para idiomas diferentes ou grupos de utilizadores diferentes.
Rational Application Developer
Os programadores de sítios do Portal podem aumentar a produtividade e a eficiência
utilizando o Rational Application
Developer para implementação, teste, análise e entrega mais fácil
das aplicações da portlet. As funcionalidades integradas que se seguem
estão incluídas no Portal Toolkit:
- Scripting do lado do cliente simplificado de páginas HTML com suporte adicional para biblioteca JavaScript jQuery, incluindo auxílio ao conteúdo, conclusão automática, vistas, arrastar e largar na paleta, assistentes, editores e criação automática de código.
- Processo de criação automatizado e simplificado através do contexto Maven, o qual utiliza normas num sistema comum e flexível que os programadores podem aprender uma vez e implementar em vários projectos. O contexto Maven fornece uma estrutura uniforme à infra-estrutura de criação de um projecto, dessa forma promovendo qualidade e produtividade ajudando os programadores a aplicarem as melhores práticas de criação.
- Suporte de projecto de portlet para a API da portlet padrão.
- Vistas de perspectiva da Web e editores para criação de portlets, bem como uma ferramenta visual para inserir objectos de programação de portlet em ficheiros JSP através do Page Designer.
- Desenvolvimento de aplicações multi-canal completas através da utilização de componentes, como o Rich Page Editor, Mobile Browser Simulator e bibliotecas e estruturas de JavaScript móveis fáceis de utilizar.
- Opções de integração e desenvolvimento completas para artefactos JEE e estruturas, tais como JSF, EJB, REST e Serviços da Web.
APIs
As APIs da portlet do WebSphere Portal fornecem interfaces padrão para as seguintes funções:- Aceder a conteúdo remoto.
- Procurar credenciais.
- Armazenar dados persistentes.
- Comunicar com outras portlets.
- A API de Java™ Portlet Specification
- A API da Portlet padrãoNota: A API da Portlet IBM tornou-se obsoleta no WebSphere Portal Versão 7.0 e versões posteriores.
Pode aperfeiçoar e expandir as funções
as funções de atribuição de etiquetas do portal utilizando as APIs de serviço. As APIs de serviço que se seguem estão disponíveis com o WebSphere Portal:
- A API Java
- A API REST
Pode utilizar as APIs do Personalization para permitir que o ambiente de tempo de execução do Rational Application Developer e do Personalization acedam a dados de utilizador e conteúdo em arquivos de dados do cliente.