IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores

Funcionamento

Para gerir as necessidades do dia-a-dia, existem várias ferramentas para administradores: Portlets de administração, XML Access e o Assistente de configuração.

Portlets de administração

Os utilizadores que pertencem ao grupo de administração têm acesso às Portlets de administração. Utilize Portlets de administração para gerir aplicações, acesso, definições globais e muito mais. Utilizando as portlets de administração, os administradores podem criar portais virtuais e bibliotecas de conteúdo, instalar aplicações e portlets, gerir o acesso ao sítio e muito mais.

XML Access, também designado por interface de configuração de XML

Os administradores podem utilizar o XML Access para exportar uma configuração de portal completa ou partes de uma configuração, tais como páginas específicas, para um ficheiro XML. O ficheiro XML exportado pode ser utilizado para analisar a configuração ou para preparar uma configuração semelhante de outro portal.

Portal Scripting Interface

Os administradores podem utilizar a Portal Scripting Interface para criar scripts de gestão, tal como obter informações sobre uma página, criar uma página, etc.

Assistente de configuração

Utilize o Assistente de configuração para implementar novos sítios da Web e gerir alterações na rede, tais como alterar palavras-passe. Os administradores também podem utilizar o assistente para adicionar novas capacidades ao portal, adicionar mais nós a um conjunto de unidades, efectuar a actualização para a capacidade do Web Content Manager e muito mais.

Monitorização e rastreio

A monitorização do carregamento de portlets ajuda os administradores a limitar pedidos de portlets que não respondem. A capacidade de auditoria permite que os administradores consultem pedidos e outros eventos em ficheiros de registo. O rastreio fornece aos administradores capacidades adicionais de resolução de problemas no sítio do portal.