Assistência ao utilizador para autores de conteúdo

Centro de procura

É possível utilizar o Centro de procura para procurar documentos.

Pode utilizar o Centro de procura para procurar e obter documentos internos. Dependendo das definições especificadas pelo administrador, poderá ser igualmente possível procurar documentos a partir de origens de intranet da sua organização ou a partir de origens adicionais.

Procurar por âmbitos

Âmbito
Os âmbitos de procura são utilizados para agrupar ou limitar procuras a uma ou várias localizações de conteúdo ou tipos de documento, ou uma combinação dos dois. Pode seleccionar âmbitos na lista pendente junto ao campo de entrada de texto de procura.
Os seguintes âmbitos de procura estão disponíveis por predefinição:
Conjunto de procura Conteúdos da lista de resultados
Todas as origens Os documentos do Conteúdo da Web gerido, de qualquer conteúdo indexado a que tenha acesso e de quaisquer ligações personalizadas de terceiros configuradas por um administrador são apresentados na mesma lista. Não pertence a serviços de procura externos.
Conteúdo da Web gerido Documentos da origem Conteúdo da Web gerido. Este âmbito encontra-se disponível apenas se o utilizador tiver um Sítio de conteúdo da Web gerido.
Ligações personalizadas As ligações personalizadas são apresentadas na lista de selecção pendente, junto ao campo de entrada do texto de procura. São, normalmente, funcionalidades de procura de terceiros configuradas pelo administrador

Sintaxe de procura

Para melhorar a eficácia das suas consultas de procura, siga esta linha de conduta:
  • Utilize mais do que uma palavra nas suas consultas de procura.

    O motor de procura utiliza um mecanismo de classificação de texto livre para localizar as melhores correspondências para a sua consulta. Os documentos que contenham mais termos de consulta e que estejam próximos uns dos outros receberão uma pontuação mais elevada.

  • Utilize aspas (" ") para obter uma correspondência exacta da cadeia de procura.
    Ao utilizar aspas, a Procura verifica a posição das palavras na expressão entre aspas para se certificar de que se encontram seguidas e na ordem introduzida, por exemplo:
    • A introdução da expressão desconto em acções pode ser menos precisa, uma vez que apresentará resultados com a palavra desconto ou com a palavra acções.
    • A introdução da expressão "desconto de acções" devolve resultados em que esta expressão aparece exactamente como a introduziu.
    Ao utilizar aspas, são aplicadas as seguintes regras:
    • Se se esquecer de utilizar o carácter de fecho de aspas, a procura do portal adiciona o carácter de fecho de aspas e considera a procura como uma procura de expressão.
    • Se procurar cadeias de texto com caracteres de consulta especiais, como um espaço em branco ou dois pontos ( : ), terá de incluir toda a expressão de procura dentro das aspas.
    • As plicas (') não são operadores válidos. Utilize sempre aspas (").
  • Utilize os operadores simbólicos de sinal de adição (+) ou de subtracção (-) para ajudar a limitar o âmbito da procura. Um sinal de adição (+) à frente de um termo garante que todos os documentos contêm esse termo. Um sinal de subtracção (-) à frente de um termo assegura que todos os documentos devolvidos não contêm esse termo, por exemplo: "status reports" -weekly +monthly.
    O sinal de subtracção elimina, ou rejeita, os relatórios de estado semanais do conjunto de resultados devolvidos, enquanto que o sinal de adição limita a procura aos relatórios mensais.
    Nota: Não utilize o operador simbólico de sinal de subtracção (-) de forma isolada numa consulta de procura de apenas uma palavra. O sinal de subtracção (-) funciona apenas em combinação com outros termos de procura. Por exemplo, as seguintes consultas devolvem os mesmos resultados:
    • -semanalmente +mensalmente
    • -semanalmente mensalmente
    • +mensalmente -semanalmente
    • mensalmente -semanalmente
  • Utilize um asterisco (*) como carácter global final de um termo de procura, no formato carácte*, não *arácter ou car*cter.
  • Pode procurar documentos por data e intervalos de datas. Os formato de data utilizados podem ser alterados pelo administrador do Portal. As datas podem ser especificadas utilizando o formato yyy-MM-dd. Também pode especificar a hora, além da data, utilizando o formato yyy-MM-dd,hh:mm. São suportados os seguintes termos de procura:
    update_date:"yyyy-MM-dd"
    Localiza todos os documentos que foram actualizados no dia especificado.
    update_date:"yyyy-MM-dd,hh:mm"
    Localiza todos os documentos que foram actualizados no minuto especificado no dia especificado. Por predefinição, a hora e o minuto são especificados no formato de 24 horas. Por exemplo, o número 18 especifica 18:00. No entanto, pode especificar um formato personalizado que utiliza o formato de 12 horas em alternativa.
    #update_date::>=yyyy-MM-dd<yyyy-MM-dd
    Localiza todos os documentos que foram actualizados entre as duas datas especificadas. Por exemplo, se tivesse utilizado o seguinte termo de procura #update_date::>=2014-10-14<2014-10-19, seriam devolvido os documentos actualizados entre 14 de Outubro de 2014 e 19 de Outubro de 2014. As consultas do intervalo suportam os seguintes caracteres:
    • >
    • >=
    • <
    • <=
    Se for especificado um limite de início, também poderá ser especificado um limite de fim, mas não é requerido. De um modo semelhante, se for especificado um limite de fim, também pode ser especificado um limite de início. O intervalo pode começar com o limite de fim ou de início.
    As consultas de data podem ser combinadas com outros termos. Por exemplo, para localizar todos os relatórios de estado a partir de 2014, pode utilizar a seguinte consulta: "status reports" #creation_date::>=2014-01-01<2015-01-01
  • A função Está à procura de...? é agora incluída no WebSphere Portal v8.5 ou posterior. Se a sua consulta de procura tiver um erro de ortografia, a função Está à procura de...? sugere diferentes resultados da procura para além dos termos introduzidos. A função Está à procura de...? funciona através do reconhecimento e da obtenção de termos semelhantes que são utilizados nos dados indexados. Uma vez que a função Está à procura de...? é baseada em termos indexados, a utilização de "AND" na consulta de procura pode devolver menos resultados de procura sugeridos.
A procura apresenta as seguintes limitações:
  • A procura não é sensível a maiúsculas e minúsculas.

    Por exemplo, se procurar conteúdo sobre o país China, o conjunto de resultados poderá incluir outros documentos associados a china (o tipo de porcelana) excepto se incluir ou excluir determinadas palavras utilizando operadores simbólicos. Por exemplo, +china -pottery +asia.

  • A procura ignora a pontuação, como pontos finais ou vírgulas, excepto se forem incluídos numa expressão entre aspas.
  • A procura não suporta a utilização dos operadores lógicos AND, OR e NOT.
  • Os símbolos de menor que (<) e maior que (>) são caracteres HTML especiais que a Procura não consegue processar.

Detalhes da lista de resultados de procura

São apresentadas as seguintes informações adicionais sobre os resultados da procura:
Dados Descrição
Relevância Uma representação gráfica indica o grau de relevância de cada item devolvido no conjunto de resultados.
Título Apresenta o título do item. Os resultados apresentam normalmente o ícone de tipo de ficheiro, ou o ícone de origem se o resultado não for um ficheiro, com o título do resultado devolvido como ligação. Ao fazer clique no título do resultado sai da procura e encaminha o utilizador a esse resultado da procura.
Pessoa Apresenta o nome da última pessoa associada ao resultado, tal como o proprietário, contribuinte, remetente ou da lista de directórios.
Data Apresenta a data da última actualização de um item.
Resumo Apresenta um resumo de um item de resultado devolvido, caso tenha sido criado pelo proprietário do item devolvido.