Os modelos de projecto são a base dos seus projectos.
Como proprietário do conteúdo, utiliza o modelo de projecto para configurar um fluxo
inicial e uma estrutura para o projecto. Para criar um modelo de projecto,
é necessário criar primeiro um projecto. Depois de criar um projecto e definir
a logística do projecto, pode guardar o projecto como um modelo de projecto
para que outras pessoas o possam utilizar.
Procedimento
- Abra o menu de projecto e faça clique em Novo
Projecto.
- Na secção Novos projectos, seleccione um modelo do menu Criar um projecto de para criar um projecto.
- Introduza um nome para o projecto no campo. Por predefinição,
o seu ID de utilizador e a data são apresentados como um nome de projecto exemplo.
- Faça clique em Criar.
- Faça clique em Gerir projecto para definir a logística do
projecto. Os proprietários de conteúdo ponderam quem necessita de aceder ao projecto,
quem tem de aprovar o projecto, quantas aprovações são necessárias e outras
opções de publicação. Em Gerir projecto, os proprietários de conteúdo vêem os separadores
Projecto e Propriedades.
No separador Projecto, é possível alterar o
nome, o nome de apresentação, trabalhar com itens do projecto, configurar opções do projecto configurar a aprovação e criar acções personalizadas para o projecto.
- Nome do projecto e Nome de apresentação
- Pode alterar o nome do projecto e a forma como o nome é apresentado
aos utilizadores na barra de ferramentas do sítio.
O nome do projecto consiste num ID exclusivo
para o projecto, o qual é utilizado no URL do projecto. O nome de apresentação consiste
no nome que é apresentado no sítio para o projecto e pode utilizar caracteres UTF-16. Utilize o nome de apresentação se pretender que o nome apresentado
no sítio para o projecto seja diferente do nome do seu
projecto.
- Itens do projecto
- Os itens de conteúdo criados nesta vista não fazem parte do modelo
criado.
- Nesta vista, o proprietário do conteúdo vê uma vista rápida do estado
de todos os itens de conteúdo no projecto. O proprietário do conteúdo pode aprovar,
ler, editar e eliminar itens de conteúdo.
- Algum conteúdo pode ser criado apenas a partir da área de biblioteca do
sítio. Pode utilizar esta área de
Gerir projecto para aceder a uma biblioteca para
criar conteúdo.
- Opções de publicação
- Seleccione Data para publicar todos os itens no
projecto numa data específica. Todos os itens de conteúdo têm de estar no estado Publicação pendente
antes de o projecto ser publicado. Se decidir posteriormente publicar
antes da data especificada, pode fazer clique em Publicar no projecto
para publicar o projecto mais cedo.
- Seleccione Manual para publicar manualmente todos os
itens no projecto depois de fazer clique em Publicar. Todos os itens de conteúdo têm de estar no estado Publicação pendente para publicar manualmente
o projecto. O botão Publicar só
é activado quando todos os itens no projecto atingirem o estado "pendente". Apenas os utilizadores com acesso de editor
ou superior podem publicar um projecto.
- Seleccione Automático para publicar todos os itens no
projecto assim que o projecto atingir o estado Publicação pendente.
- Aprovação
- Os projectos são uma excelente forma de rever e aprovar conteúdo. Utilize esta
área de Gerir projecto para adicionar aprovadores ao projecto. Também tem de decidir se
este projecto necessita que todos os aprovadores aprovem o projecto
antes da publicação ou se é necessário um único aprovador.
- Acção personalizada
- Pode atribuir acções personalizadas para serem executadas quando um projecto entrar num
estado específico. Por exemplo, pode automaticamente rejeitar um projecto se o projecto
se encontrar em revisão durante um período de tempo específico. Pode automaticamente
eliminar um projecto quando este é publicado com êxito. Pode enviar notificações de correio electrónico
para informar outros utilizadores de que o projecto foi publicado.
No separador Propriedades, pode adicionar autores e proprietários ao projecto,
controlar o acesso e ver o histórico de alterações ao projecto.
- Adicionar autores e proprietários a este projecto
- Assim que fizer clique no separador Propriedades de Gerir projectos, pode começar a adicionar autores e outros proprietários a este projecto. Os projectos implicam a colaboração com outras pessoas. Para que outras pessoas possam contribuir
para o projecto, tem de adicionar autores a este projecto.
- Acesso
- A colaboração num projecto pode variar entre rever conteúdo,
adicionar conteúdo, editar conteúdo, etc. Na qualidade de proprietário de conteúdo, pode
atribuir o melhor nível de acesso às pessoas que trabalham num projecto.
- Histórico
- Pode visualizar um rapidamente
um pouco do trabalho realizado no projecto. Por exemplo, pode visualizar quem criou
um documento para um projecto ou quem efectuou a última actualização a um documento.
- Faça clique em Guardar e fechar quando terminar de
gerir o projecto.
- Faça clique em . A configuração deste projecto
está agora guardada como um modelo e utiliza o nome do projecto como o nome do modelo.
Exemplo
- Organizar conteúdo para conferências de clientes com projectos
- Está a gerir a promoção de novos produtos que planeia
apresentar na próxima conferência de clientes. Para promover os produtos,
pretende uma equipa de pessoas a trabalhar em artigos sobre os novos produtos e
uma equipa diferente para se concentrar nas promoções desses produtos. Na qualidade de proprietário do conteúdo, decide criar o modelo de projecto Novo produto
e o modelo para estabelecer os aprovadores correctos para cada modelo. Execute os seguintes passos:
- Para começar, abra o menu de projectos na barra de acções e faça clique em Novo
Projecto.
- No menu Criar um projecto a partir de, seleccione a opção Modelo de projecto
predefinido.
- Introduz Novo produto como o nome do
projecto. Faça clique em Criar.
- Faça clique em
para adicionar aprovadores. Adiciona a equipa de engenharia
como os aprovadores de conteúdo para os projectos baseados neste modelo.
- Guarde as alterações e regresse à Descrição geral do projecto. Guarde o projecto como um modelo, ao fazer clique
em .
- Em seguida, cria o modelo Promoções. Para este modelo, adiciona a
equipa de marketing como os aprovadores de conteúdo para projectos baseados
neste modelo.