Assistência ao utilizador para autores de conteúdo

Definições de criação de perfis

A secção Perfil contém definições de criação de perfis para o Visualizador de conteúdo da Web, que especificam categorias, áreas do sítio e modelos de autoria que podem ser utilizados como opções de procura em menus.

Pode criar o perfil do Visualizador de conteúdo da Web seleccionando categorias, áreas do sítio e modelos de autoria. Um menu pode utilizar este perfil para apresentar uma lista de itens de conteúdo cujos perfis foram criados com as mesmas categorias, áreas do sítio ou modelos de autoria.

Categorias
Adicionar ou remover categorias, de forma a criar o perfil do conteúdo composto com o Visualizador de conteúdo da Web.
Áreas do sítio
Adicionar ou remover áreas do sítio, de forma a criar o perfil do conteúdo composto com o Visualizador de conteúdo da Web.
Modelos de autoria
Adicionar ou remover modelos de autoria, de forma a criar o perfil do conteúdo composto com o Visualizador de conteúdo da Web.

Definições bloqueadas

Pode bloquear as definições no modo Configurar do visualizador. Quando uma definição está bloqueada, é apresentado um ícone de bloqueio no modo Editar definições partilhadas do visualizador e não está disponível qualquer ligação Editar.

Caminhos de conteúdo e IDs exclusivos

Ao configurar o visualizador, os caminhos de conteúdo são representados como caminhos legíveis que incluem a biblioteca e áreas do sítio que contêm o conteúdo. No entanto, na configuração do visualizador, a localização de um item de conteúdo é geralmente armazenada como o ID exclusivo do item. A utilização do ID exclusivo é útil, uma vez que o visualizador continua a poder apresentar o conteúdo, mesmo se o item for movido ou se o respectivo nome for alterado.

Se configurar o visualizador com a interface de configuração de XML (xmlaccess), tem a opção de especificar a localização do conteúdo com o caminho do conteúdo em vez do ID exclusivo. Com o caminho de conteúdo, não é necessário determinar o ID exclusivo do item de conteúdo. No entanto, se o item de conteúdo for movido ou o respectivo nome for alterado posteriormente, o visualizador deixa de poder apresentar o conteúdo.

Se um visualizador for configurado para utilizar caminhos de conteúdo, um ícone de caminho (ícone de caminho) é apresentado após o caminho do título. Se alterar a configuração para referenciar conteúdo diferente, a localização do novo item de conteúdo continua a ser armazenada como um caminho de conteúdo. Se pretender armazenar a localização como um ID exclusivo, é necessário fazer clique em Limpar antes de seleccionar o novo conteúdo. O ícone de caminho também é removido, de modo a indicar que o caminho de conteúdo já não está a ser utilizado.