Assistência ao utilizador para autores de conteúdo |
---|
Definições de portlet
A secção Definições de portlet especifica definições adicionais para o visualizador de conteúdo da Web, tais como o título da portlet a apresentar ou se a marcação do visualizador de conteúdo da Web está colocada na cache de fragmento da portlet.
Título de apresentação da portlet
- Seleccione Utilizar título predefinido para apresentar o título que foi definido para a portlet na administração do portal.
- Seleccione Definir o seguinte título e introduza um título de portlet a utilizar para todos os idiomas. Se deixar o campo de entrada de dados vazio, será utilizado o título predefinido. Para definir explicitamente que o título deverá estar vazio, terá de introduzir um espaço em branco.
- Seleccione Seleccionar a partir do conjunto de recursos e
introduza o nome totalmente qualificado do conjunto de recursos de Java™ utilizado
para definir o título, consoante o idioma do utilizador
(por exemplo, com.mycompany.myapplication.myresourcebundlename).
A estrutura do conjunto de recursos tem de cumprir a especificação definida pela classe de Java java.lang.ResourceBundle. A chave que é utilizada para procurar o título no conjunto de recursos é javax.portlet.title.
O conjunto de recursos tem de estar localizado num directório que faça parte do caminho da classe do visualizador de conteúdo da Web. Crie uma nova biblioteca partilhada que contenha os ficheiros do conjunto de recursos personalizado, com a consola administrativa do WebSphere Application Server. A criação de uma nova biblioteca partilhada que contém o conjunto de recursos permite uma separação clara entre o código do conjunto de recursos personalizado e o código base do WebSphere Portal. Quando a biblioteca partilhada estiver criada, é necessário adicioná-la ao caminho da classe do carregador de classe do servidor da aplicação do WebSphere Portal.
- Seleccione Seleccionar a partir do conteúdo para utilizar o valor do campo Título de apresentação para o item de conteúdo que é apresentado pela portlet.Nota: Se o visualizador de conteúdo da Web apresentar uma área do sítio, o título utilizado consiste no título de apresentação da própria área do sítio e não no título do conteúdo predefinido da área do sítio.
- Seleccione Seleccionar a partir de um elemento e introduza o nome de um elemento do item de conteúdo que seja apresentado pela portlet de apresentação. Em seguida, a portlet de apresentação utiliza o valor do elemento para definir o título. O elemento tem de ser do tipo Text ou Short Text. Se tiver um tipo diferente ou não existir para o item de conteúdo apresentado pela portlet de apresentação, esta utiliza o título predefinido da portlet.
Título de apresentação da página
- Seleccione Utilizar título predefinido para apresentar o título que foi definido para a página na portlet de administração Gerir páginas. Tenha em conta que uma definição diferente da opção Utilizar título predefinido significa que esta portlet tenta definir o controlo do título de página de HTTP.
- Seleccione Definir o seguinte título e introduza um título de página a utilizar para todos os idiomas. Se deixar o campo de entrada de dados vazio, será utilizado o título predefinido. Para definir explicitamente que o título deverá estar vazio, terá de introduzir um espaço em branco.
- Seleccione Seleccionar a partir do conjunto de recursos e
introduza o nome totalmente qualificado do conjunto de recursos de
Java utilizado para definir o título da página
consoante o idioma do utilizador (por exemplo,
com.mycompany.myapplication.myresourcebundlename).
A estrutura do conjunto de recursos tem de cumprir a especificação definida pela classe de Java java.lang.ResourceBundle. A chave que é utilizada para procurar o título no conjunto de recursos é com.ibm.portal.page.title.
O conjunto de recursos tem de estar localizado num directório que faça parte do caminho da classe do visualizador de conteúdo da Web. Crie uma nova biblioteca partilhada que contenha os ficheiros do conjunto de recursos personalizado, com a consola administrativa do WebSphere Application Server. A criação de uma nova biblioteca partilhada que contém o conjunto de recursos permite uma separação clara entre o código do conjunto de recursos personalizado e o código base do WebSphere Portal. Após a criação de uma biblioteca partilhada, é necessário adicioná-la ao caminho da classe do carregador de classe do servidor da aplicação do WebSphere Portal.
- Seleccione Seleccionar a partir do conteúdo para apresentar o Título de apresentação do conteúdo actualmente composto.Nota: Se o visualizador de conteúdo da Web apresentar uma área do sítio, o título utilizado consiste no título de apresentação da própria área do sítio e não no título do conteúdo predefinido da área do sítio.
- Seleccione Seleccionar a partir de um elemento e introduza o nome de um elemento do item de conteúdo que seja apresentado pela portlet de apresentação. Em seguida, a portlet de apresentação utiliza o valor do elemento para definir o título. O elemento tem de ser do tipo Text ou Short Text. Se tiver um tipo diferente ou não existir para o item de conteúdo apresentado pela portlet de apresentação, esta utiliza o título predefinido da página.
Opções de cache da portlet
- Cache partilhada entre os utilizadores
- Este tipo de cache fornece o maior melhoramento de desempenho, uma vez que coloca o resultado da portlet na cache partilhada entre utilizadores. Utilize este âmbito da cache apenas para visualizadores de conteúdo da Web que compõem conteúdo da Web não personalizado.
- Cache não partilhada para um único utilizador
- Este tipo de cache fornece um melhoramento de desempenho inferior, mas permite colocar na cache conteúdo da Web personalizado que é apresentado pelo visualizador de conteúdo da Web.
- Cache expira sempre
- O conteúdo nunca é colocado numa cache partilhada ou numa cache de portlet particular.
- Cache nunca expira
- O conteúdo pode ser armazenado indefinidamente numa cache partilhada ou numa cache de portlet particular.
- Cache expira após este número de segundos
- O conteúdo é armazenado durante o número de segundos especificado numa cache partilhada ou numa cache de portlet particular.
Definições bloqueadas
Pode bloquear as definições no modo Configurar do visualizador. Quando uma definição está bloqueada, é apresentado um ícone de bloqueio no modo Editar definições partilhadas do visualizador e não está disponível qualquer ligação Editar.