Assistência ao utilizador para autores de conteúdo

Adicionar um elemento de rich text a um modelo

É possível adicionar um elemento de rich text a um modelo de autoria quando pretender que uma secção de HTML seja utilizada por um conjunto de itens que utilizam o mesmo modelo de autoria e que os autores de conteúdo utilizem um editor de rich text para criar e editar o HTML.

Procedimento

  1. Abra ou crie um modelo de autoria.
  2. Faça clique em Gerir elementos.
  3. Seleccione Rich Text como tipo de elemento.
  4. Introduza um nome. Não utilize caracteres de duplo "byte" nem caracteres não ASCII.
  5. Introduza um título de apresentação a utilizar como título do elemento apresentado em índices e formulários.
  6. Caso crie um suplemento de fornecedor de texto para um sítio com várias configurações regionais, pode também seleccionar o fornecedor de texto e introduzir uma chave para procurar uma cadeia do fornecedor de texto seleccionado. O fornecedor de texto apresenta um título de apresentação diferente para cada idioma para o qual está configurado. O texto introduzido no campo Título de apresentação é apenas utilizado se um título de apresentação adequado não estiver disponível a partir do fornecedor de texto seleccionado ou se o fornecedor de texto não estiver disponível.
  7. Faça clique em OK. O elemento de rich text é adicionado ao formulário.
  8. Aceda ao separador Conteúdo predefinido.
  9. Aceda ao elemento de rich text que adicionou.
  10. Introduza texto no campo de rich text ou não efectue qualquer procedimento, caso pretenda que os criadores de conteúdo introduzam texto no campo de rich text.
  11. Faça clique em propriedades para abrir as propriedades de apresentação do elemento. Aqui é definido o modo como o elemento é apresentado no formulário do item.
    1. Para que o elemento seja apresentado como um campo de preenchimento obrigatório, seleccione Identificar como campo de preenchimento obrigatório.
    2. Para ocultar um campo no formulário de conteúdo de todos os utilizadores, seleccione Ocultar Campo. Se o campo for de preenchimento obrigatório, é necessário especificar um valor predefinido.
      Nota: Os administradores e gestores podem optar por apresentar campos e elementos ocultos num item, fazendo clique em Mostrar campos ocultos.
    3. Introduza o número de caracteres a utilizar em Largura do campo para definir o tamanho do campo apresentado. Se este campo for deixado em branco, é utilizado o tamanho de campo predefinido.
    4. Introduza um número nos campos correspondentes ao máximo ou mínimo de caracteres ou palavras para definir limites relativos ao número de caracteres ou palavras que podem ser introduzidos num campo.
    5. Pode editar o comportamento predefinido dos elementos de rich text.
      Utilizar folha de estilos, ocultar tipos de letra/tamanho/cor
      Seleccione esta opção se pretender que o estilo do texto seja determinado por uma folha de estilos. Os criadores de conteúdo não podem editar propriedades do texto, como o estilo do tipo de letra, o tamanho do texto e a cor do texto.
      Limitar o selector de imagens às imagens da biblioteca
      Seleccione esta opção para impedir os criadores de conteúdo de introduzirem imagens a partir do sistema de ficheiros. Estes apenas podem seleccionar imagens armazenadas como componentes de imagem.
      Desactivar modo de origem
      Seleccione esta opção para impedir os criadores de conteúdo de visualizarem o editor de rich text em modo de origem.
      Filtrar o conteúdo activo ao guardar
      Seleccione esta opção para impedir os utilizadores de guardarem conteúdo activo, como scripts, no elemento de rich text.
    6. Seleccione os utilizadores ou grupos aos quais pretende conceder acesso de edição exclusivo de um campo ou elemento, fazendo clique em Adicionar editores.
    7. Seleccione os utilizadores ou grupos aos quais pretende conceder acesso de visualização exclusivo de um campo ou elemento, fazendo clique em Adicionar visualizadores.
    8. Introduza texto de ajuda específico do campo em Ajuda de campo. Este texto é apresentado junto do elemento no formulário de conteúdo.

      Caso crie um suplemento de fornecedor de texto para um sítio com várias configurações regionais, pode também seleccionar o fornecedor de texto e introduzir uma chave para procurar uma cadeia do fornecedor de texto seleccionado. O fornecedor de texto apresenta um texto de ajuda diferente para cada idioma para o qual é configurado. O texto introduzido no campo Ajuda de campo é utilizado se um texto de ajuda adequado não estiver disponível a partir do fornecedor de texto seleccionado ou se o fornecedor de texto não estiver disponível.

    9. Também pode optar por utilizar o editor de rich text predefinido da portlet de autoria ou um editor de rich text de terceiros como editor de rich text para o elemento de rich text:
      Editor predefinido da portlet
      Se esta opção estiver seleccionada, é utilizado o editor de rich text predefinido da actual portlet de autoria. Se o editor predefinido não estiver disponível, é utilizado o editor de rich text padrão.
      Personalizado

      A selecção de Personalizado permite a utilização de um editor de rich text de terceiros como editor predefinido. Antes de utilizar um editor de rich text de terceiros compatível, leia as instruções de instalação e configuração do editor de rich text de terceiros. Estas deverão incluir instruções para a activar a utilização do editor de rich text de terceiros numa solução Web Content Manager.

      Ao configurar um editor de rich text de terceiros, é necessário copiar um ficheiro JSP fornecido pelo mesmo. É utilizado para iniciar o editor de rich text de terceiros. Introduza o nome deste ficheiro JSP na secção Opções de Rich Text da configuração da portlet de autoria.

      Se o editor de rich text de terceiros não estiver disponível, é utilizado o editor de rich text predefinido da portlet de autoria. Se o editor predefinido não estiver disponível, é utilizado o editor de rich text padrão.

      Armazenar ficheiros JSP: Os ficheiros JSP são armazenados numa aplicação da Web que é executada no portal. Para fazer referência a um ficheiro JSP noutra aplicação da Web, utilize o seguinte caminho: contextPath;jspPath. Por exemplo: /wps/customapplication;/jsp/jspFilename.jsp.

      Um valor de caminho de contexto dinâmico pode ser definido ao adicionar um símbolo ao caminho de contexto que corresponde a um par de chave e valor no fornecedor de ambiente de serviço do Web Content Manager. Quando esta chave é utilizada como o símbolo no campo de valor jsp, é substituído de forma dinâmica no momento de composição. Por exemplo: [my.custom.key];myfile, em que my.custom.key corresponde a uma constante no serviço de configuração do Web Content Manager.

  12. Guarde o modelo de autoria.