No dia 1º de abril foi realizada uma reunião com médicos e médicas cooperados do Centro Clínico para prepará-los para a etapa do processo de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pela qual o Centro Clínico passou nos dias 11 e 12 de abril. A avaliação foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) quanto ao cumprimento dos requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação da ONA.
A reunião abordou os principais pontos que devem ser trabalhados para conseguir a Acreditação dentro dos parâmetros aceitos: 70% de conformidades, 20% de parcialmente conformidades e 10% de não conformidades. O foco é atender o princípio de segurança, tanto nos aspectos estruturais quanto na perspectiva assistencial. Portanto, foram avaliados o atendimento aos requisitos legais e técnicos mínimos para o funcionamento da unidade, como mapeamento e padronização de processos-chave, identificação de riscos e existência de instrumentos de controle.
Washington Rios
“Nos processos de acreditação das outras unidades, nós não obtivemos nenhuma não conformidade, e nosso objetivo é seguir o mesmo caminho. Deixamos o Centro Clínico por último, por ser uma unidade mais complexa. Precisávamos da expertise dos outros processos para realizá-la com excelência”, conta o diretor de Recursos e Serviços Próprios I, Washington Rios.
O princípio de segurança é equivalente ao Nível 1 de Acreditação. O foco é a segurança do paciente e, para isso, além de outros protocolos de prevenção de risco, a unidade já tem implantados os protocolos das seis metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde. São elas: identificar os pacientes corretamente, melhorar a eficácia da comunicação, melhorar a segurança medicamentosa, assegurar a cirurgia segura, higienizar as mãos para prevenir infecção e reduzir o risco de queda e lesão por pressão.
A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. É o reconhecimento formal de que Unimed Goiânia atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. As unidades do Serviço de Atendimento Unimed (SAU) e do Centro de Diagnósticos Unimed (CDU) receberam o selo de Acreditação no dia 17 de janeiro de 2019.
Valdirene Ribeiro
Valdirene Ribeiro, gerente dos Recursos e Serviços Próprios I, destaca: “Estamos preparando tudo para ter uma ótima avaliação e trazer esse selo para mais uma unidade de saúde da Cooperativa.”
Eni Cristine Santos
De acordo com a analista da Qualidade Eni Cristine Santos, que está novamente à frente da organização dos processos e procedimentos para mais uma auditoria, o processo de acreditação tem caráter multiprofissional e reforça ações direcionadas à Centralidade e Continuidade do Cuidado e o Direito à Informação. “É muito importante que o prontuário do paciente esteja completo com todos os registros de atendimento. O corpo clínico será avaliado quanto ao regimento interno, à responsabilidade técnica, ao processo de eleição do diretor clínico, ao processo admissional, ao treinamento, à avaliação de desempenho e composição do dossiê médico’, ressalta.
Railda Elias Raposo
Para a cardiologista Railda Elias Raposo, é muito importante esse selo para o reconhecimento do trabalho da Cooperativa. “Todos aqui no Centro Clínico se esforçam para prestar um bom atendimento, realizar um trabalho de qualidade e excelência, como é a marca Unimed, então é importante ter esse selo”, conta a cooperada.
Rômulo Uchôa
Rômulo Uchôa é radiologista e também concorda com a importância da certificação. “É uma forma de agregar valor ao nosso serviço, de mostrar a beneficiários e beneficiárias que fazemos um trabalho de qualidade reconhecido por entidades independentes e externas”, comenta.