Na primeira reunião do ano, Consesp discute Educação Médica Continuada

Frederico Xavier

No dia 18 de fevereiro, membros do Conselho de Especialidades (Consesp) da Unimed Goiânia se reuniram no Auditório Paulo Garcia, às 19h, para discutirem sobre o Comitê de Ética e as sugestões para a Educação Médica Continuada.

Na ocasião, representando o Conselho de Administração, esteve presente a diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad, que abriu os discursos falando sobre o Comitê de Ética. Ela apresentou os membros e suas atribuições e também mostrou os dados atuais das denúncias recebidas.

Selma Trad

“A maior importância desse comitê é fortalecer a transparência da gestão e aprimorar o relacionamento no dia a dia, verificando se estão em sintonia com nosso Código de Ética. Percebemos um aumento nas denúncias no último ano e isso se deve a uma maior confiança por parte dos denunciantes. Eles sabem que poderão ficar anônimos e que sua denúncia será levada para análise”, explica a diretora.

Frederico Xavier

A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho de Especialidades, Frederico Xavier, que apresentou ainda os premiados no Programa de Participação Pontuada (PPP), pediu sugestões de temas para a Educação Médica Continuada e divulgou o calendário das próximas reuniões.

Para as aulas, foram apresentadas as seguintes sugestões: tontura na emergência, urticária e anafilaxia na urgência, orientações sobre o check up, lombalgia aguda, escroto agudo, bariátrica, uso racional de contrastes, emergências de nefrologia, dieta e atividade física na medicina preventiva, trombofilia aguda em gestantes, urgência em ginecologia e obstetrícia, e elegibilidade de pacientes para cuidados paliativos.

Madson Montes

Como sugestão, o diretor Clínico do Serviço de Atendimento Unimed I (SAUI) e representante da Urologia, Madson Montes, propôs que o convite para ministrar as aulas seja feito primeiro aos membros do Consesp. “Esses cooperados foram escolhidos pelos demais para representá-los, então nada mais coerente que convocá-los primeiro para as aulas”, explica.