Assistência ao utilizador para autores de conteúdo

Objectos do Personalization

O Personalization é controlado pelos seguintes tipos de objectos: regras, campanhas, mapeamento de regras, eventos de regras, pontos de conteúdo, conjuntos de recursos, objectos de aplicações e servidor de publicação.

Navegador do Personalization

Utilize o navegador do Personalization para navegar, criar e eliminar objectos do Personalization totalmente a partir de uma interface gráfica de utilizador.

O navegador do Personalization é constituído por uma vista de directórios em árvore dos objectos do Personalization. Seleccione um recurso, fazendo clique na caixa junto ao nome do objecto. Faça clique no sinal de adição ou subtracção junto a uma pasta para expandir ou contrair o respectivo conteúdo.

Espaços de trabalho e pastas

Regras

As regras são utilizadas para definir o modo como o sítio da Web interage com os indivíduos e os grupos de visitantes do sítio da Web. As regras são compostas por instruções lógicas de leitura fácil que, no formato final, especificam como avaliar várias condições e quais as acções a efectuar com base nessas condições.

Campanhas

As campanhas são uma forma de organizar e implementar conjuntos de comportamento de personalização em sítios da Web ou como parte de promoções por correio electrónico. Uma analogia útil é uma campanha publicitária que se destina a públicos específicos com informações de elevada prioridade durante um período de tempo específico. Utilize campanhas para apresentar, preferencialmente, conteúdo relacionado com campanhas nos Pontos de conteúdo de um sítio da Web, enviando correio electrónico direccionado com informações específicas sobre a campanha para um grupo de destinatários de correio electrónico ou ambos. Para concretizar tal objectivo, uma campanha contém um conjunto de mapeamentos regra-ponto de conteúdo, datas de início e de fim e, opcionalmente, promoções por correio electrónico.

Quando uma campanha está activa no ambiente de tempo de execução, os respectivos mapeamentos de regras prevalecem sobre os mapeamentos da Vista normal. Uma campanha pode conter mapeamentos de regras para alguns ou para todos os pontos de conteúdo num sítio da Web.

É possível que várias campanhas se encontrem activas simultaneamente. As definições de prioridade das campanhas activas estipulam qual dos mapeamentos de regras de campanha é utilizado. A campanha que possuir o nível de prioridade mais elevado 'ganha' e são utilizados os respectivos mapeamentos de regras. No caso de várias campanhas activas possuírem a mesma definição de prioridade, o mapeamento de regras utilizado para um ponto de conteúdo é determinado aleatoriamente, de acordo com os rácios de fraccionamento relativos.

Mapeamento de regras

Um mapeamento de regras define uma correspondência entre uma regra e um Ponto de conteúdo. O mapeamento de regras pode ter uma data de início e de fim e um fraccionamento associado ao mesmo. Se tiver autoridade para tal, pode publicar regras e mapeamentos de pontos a partir do servidor do espaço de trabalho para o ambiente de tempo de execução.

Eventos de regras

Um evento de regra consiste num evento orientado para o utilizador e não num evento sazonal (como, por exemplo, uma campanha). Se um utilizador activar uma determinada regra, o Personalization pode ser configurado para actualizar ou substituir campanhas ou promoções por correio electrónico, que se baseiem nessa regra. Por exemplo, um cliente não volta a visitar um sítio da Web de vendas durante um determinado período de tempo. Um evento de regra pode ser activado para que seja enviado um cupão por correio electrónico como um incentivo ao cliente.

Pontos de conteúdo

Um ponto de conteúdo é um marcador de posição ou uma entrada de uma regra numa página da Web ou no corpo de uma mensagem de correio electrónico. Quando a página é visualizada, o ponto de conteúdo utiliza o respectivo mapeamento de regras para determinar a regra a executar. Quando a regra é executada, todas as acções definidas na regra são executadas.

Conjuntos de recursos

O Personalization trabalha com conteúdo armazenado em conjuntos de recursos. Um conjunto de recursos especifica as classes de Java utilizadas para aceder aos recursos no arquivo de conteúdo do cliente. Os conjuntos de recursos são semelhantes a tabelas de bases de dados. Contudo, um conjunto de recursos não tem de ser efectivamente uma tabela de base de dados. Poderá ser um sistema de ficheiros, um repositório LDAP, um arquivo XML ou, virtualmente, qualquer arquivo de conteúdo acessível através de Java.

Objectos de aplicações

Os objectos de aplicação, juntamente com os conjuntos de recursos, são ferramentas de autoria do Personalization utilizadas para a criação e implementação de regras. Os objectos de aplicação disponibilizam regras ao autor da regra. Estão disponíveis como uma sessão de HTTP. Um objecto de aplicação consiste num objecto actual, ao passo que um conjunto de recursos não é actual e existe num arquivo de dados.

As informações obtidas a partir de um conjunto de recursos podem ser utilizadas como um objecto de aplicação e um objecto de aplicação pode ser colocado num conjunto de recursos.

Servidor de publicação

Os recursos do Personalization são publicados num servidor através do navegador do Personalization. Quando estiverem no Servidor de publicação, os recursos estão activos. Também pode visualizar o estado dos trabalhos de publicação que tenha executado desde que o servidor foi reiniciado.