Assistência ao utilizador para autores de conteúdo

Elementos de regras

adicionar condição

Nos editores de regras Seleccionar conteúdo e Perfilador, faça clique em adicionar Condição para adicionar outra linha de condição à regra.

Na janela Especificar um atributo de recurso, seleccione o recurso e o atributo que pretende utilizar na nova condição.

A nova linha especifica uma consulta diferente que é efectuada aos dados definidos pelo recurso. Quando a segunda condição é adicionada, pode escolher se a regra deverá seleccionar o conteúdo que corresponda a ambas as condições ou a qualquer uma das condições ("e" ou "ou").

addRecipient

addRecipient tem de ser um endereço de correio electrónico válido, uma lista de endereços de correio electrónico ou um atributo de recurso que contenha endereços de correio electrónico válidos para os quais o correio electrónico é enviado.

adicionar perfil

No editor de regras do Perfilador, faça clique em adicionar Perfil para adicionar outra secção de Perfil à regra.

Na janela Especificar nome do perfil, introduza o nome do perfil para a nova condição ou conjunto de condições.

Pode continuar a adicionar secções de perfil para cobrir o intervalo de condições possíveis.

bccRecipient

bccRecipient tem de ser um endereço de correio electrónico válido, uma lista de endereços de correio electrónico ou um atributo de recurso que contenha endereços de correio electrónico válidos para os quais o correio electrónico é enviado. Os destinatários copiados apenas recebem mensagens de correio electrónico personalizadas conforme forem personalizadas para o destinatário ou destinatários principais.

bodyURI

bodyURI tem de ser um URI válido ou um atributo de recurso do tipo Texto que contenha um URI. O ficheiro especificado é utilizado como o corpo da mensagem de correio electrónico. Pode ser um ficheiro de texto, HTML ou JSP. Um ficheiro JSP pode conter Pontos de conteúdo com regras mapeadas para estes para personalizar conteúdo.

Poderá não utilizar um URL totalmente qualificado, tal como http://www.yourco.com/email/notification.jsp. Apenas são suportados URIs ou URLs relativos, tais como /email/notification.jsp.

O URI especificado não faz referência a uma página numa aplicação segura. As referências a páginas dentro de uma aplicação segura não são actualmente suportadas.

A cor do texto do elemento indica o respectivo estado.

  • Azul indica que o elemento está correcto ou completo. Pode alterar o item, fazendo novamente clique no mesmo.
  • Vermelho indica que o elemento não está completo e que este é necessário para terminar a regra. Terá de especificar uma entrada para este elemento.
  • Magenta indica que o elemento é opcional. Pode executar a regra especificando ou não uma entrada.

ccRecipient

ccRecipient tem de ser um endereço de correio electrónico válido, uma lista de endereços de correio electrónico ou um atributo de recurso que contenha endereços de correio electrónico válidos para os quais o correio electrónico é enviado. Os destinatários copiados apenas recebem mensagens de correio electrónico personalizadas conforme forem personalizadas para o destinatário ou destinatários principais.

executar acção

Numa acção de associação ou de recomendação, é possível juntar acções com perfiladores de modo a que determinadas tarefas sejam executadas quando determinadas condições forem satisfeitas. Também é possível indicar acções para serem executadas sob outras condições.

Utilize a opção executar Acção para seleccionar uma ou mais acções no projecto. Também pode seleccionar outro perfilador e perfil para definir uma combinação de condições para avaliar. Estas acções são executadas quando a condição no perfil (ou conjunto de perfis) anterior é satisfeita.

Se existirem várias acções numa associação, todas elas devem funcionar com recursos do mesmo tipo.

Utilize a opção Incluir apenas para seleccionar uma ou mais acções que são executadas durante a execução das regras de recomendação.

está vazio ou não está vazio

As avaliações está vazio e não está vazio permitem que uma regra verifique a existência de um valor nulo ou de uma lista vazia. Ao utilizar qualquer uma destas avaliações, um dos lados da avaliação não é necessário e será removido.

Tabela 1. . está vazio ou não está vazio
Cabeçalho   Cabeçalho

Atributo de recurso (tipo sem lista)

está vazio true (verdadeiro) se o atributo for nulo, caso contrário false (falso)
  não está vazio false (falso) se o atributo for nulo, caso contrário true (verdadeiro)
Atributo de recurso (tipo de lista) está vazio true (verdadeiro) se a lista estiver vazia, caso contrário false (falso)
  não está vazio false (falso) se a lista estiver vazia, caso contrário true (verdadeiro)
Atributos de pedido ou Atributos de sessão (tipo sem lista) está vazio false (falso) se o atributo/parâmetro existir e o valor não for nulo; true (verdadeiro) se o atributo/parâmetro não existir ou o valor for nulo
  não está vazio true (verdadeiro) se o atributo/parâmetro existir e o valor não for nulo; false (falso) se o atributo/parâmetro não existir ou o valor for nulo
Atributos de pedido ou Atributos de sessão (tipo de lista) está vazio true (verdadeiro) se o atributo/parâmetro não existir ou a lista estiver vazia; false (falso) se o atributo/parâmetro existir e a lista tiver dados
  não está vazio false (falso) se o atributo/parâmetro não existir ou a lista estiver vazia; true (verdadeiro) se o atributo/parâmetro existir e a lista tiver dados

é igual a

é igual a avalia a relação entre dois lados de uma instrução condicional. Qualquer um dos lados por, normalmente, ser o conteúdo devolvido por um atributo de recurso, valor ou expressão aritmética. Se o atributo de recurso for do tipo de dados Lista (matriz, vector ou enumeração), as avaliações disponíveis são inclui e inclui qualquer um de. Caso contrário, utilize uma das seguintes opções:

  • inclui
  • inclui qualquer um de
  • está entre
  • está no intervalo, mas não é igual a
  • está vazio
  • é igual a
  • é maior que
  • é maior que ou igual a
  • está incluído em
  • é menor que ou igual a
  • é menor que
  • não está vazio
  • não é igual a
Avaliação de perfilador com é igual a

Se optar por avaliar um perfilador em vez de um atributo de recurso na janela Especificar um atributo de recurso, seleccione uma das seguintes avaliações:

  • é
  • corresponde totalmente a
  • é qualquer um de
  • não é
  • não é nenhum de
  • está vazio
  • não está vazio

Num dos lados da avaliação, as opções possíveis são os perfis definidos nesse perfilador. Pode seleccionar um ou mais perfis para um lado da avaliação.

ordenar tal como está

A opção ordenar tal como está é utilizada para especificar a ordem pela qual pretende que o conteúdo seleccionado seja devolvido e utilizado. A predefinição, ordenar tal como está, devolve dados pela ordem de armazenamento no repositório. Ao fazer clique em ordenar tal como está, também pode seleccionar ordenar aleatoriamente ou ordenar por.

A opção ordenar aleatoriamente devolve os dados numa ordem diferente cada vez que a regra é executada.

Utilize a opção ordenar por para ordenar o conteúdo por qualquer um dos respectivos atributos, ordenar por mais do que um atributo e especificar se pretende cada atributo por ordem ascendente ou descendente.

perfis

Um perfil é um nome arbitrário (da sua escolha) que disponibiliza informações sobre o visitante do sítio da Web, sobre a data e hora da visita ou sobre outras circunstâncias ou condições. Por exemplo, se pretender distinguir os visitantes do seu sítio da Web de acordo com a capacidade de visualizar informações confidenciais, poderá utilizar dois perfis, Confidencial e Normal.

Ao criar um perfil num perfilador, introduza um nome descritivo. Seja o mais exacto possível para evitar duplicações ou confusões com outros perfis. Ao seleccionar um perfil (por exemplo, numa associação), é possível seleccioná-lo a partir de uma lista de nomes de perfis disponíveis.

Se optar por utilizar um dos perfiladores disponíveis, tem de seleccionar, em seguida, um ou mais perfis para esta parte da associação. Utilize os perfis para categorizar os visitantes do sítio da Web, os atributos de sessão ou outros atributos.

perfilador

Utilize a opção Perfilador para seleccionar a partir de uma lista de perfiladores disponíveis que definiu anteriormente. Também pode criar um Perfilador rápido para classificar o visitante do sítio da Web, a data e hora ou outras circunstâncias ou condições.

Perfilador rápido

Utilize a opção Perfilador rápido para ignorar a utilização de um Perfilador anteriormente definido e passar directamente para os atributos que categorizam um visitante do sítio da Web, a data e hora ou outras circunstâncias ou condições. Para criar um Perfilador rápido numa regra de associação, terá de especificar três elementos:
  • O atributo de recurso a classificar
  • A relação entre dois lados de uma instrução condicional
  • O valor ao qual comparar o atributo de recurso

atributo de recurso

Os atributos de recursos de conteúdo são as propriedades que todos os itens de conteúdo partilham. Por exemplo, se uma data de expiração corresponder a dados sobre os artigos que descrevem descontos especiais, então expirationDate poderá ser um atributo do recurso Artigo. O Resource.Attribute seria Article.expirationDate. Do mesmo modo, se a idade adequada corresponder a dados sobre cursos de formação apresentados nas páginas da Web, appropriateAge poderá ser um atributo do recurso Curso. O Resource.Attribute seria Course.appropriateAge.

A origem de conteúdo tem de ser criada como um objecto de conjunto de recursos no espaço de trabalho actual.

Objectos disponíveis para todas as regras:
current Action Count
Inspecciona o número de determinados tipos de acções executadas pelo visitante actual do sítio da Web; requer a utilização de beans de registo para registar estes eventos.
current Action Names
Inspecciona os nomes de acções executadas pelo visitante actual do sítio da Web.
current BrowserCapability
Inspecciona os atributos do navegador utilizado pelo visitante actual do sítio da Web.
current Category Count
Inspecciona os números armazenados em várias categorias durante a visita actual ao sítio da Web; requer a utilização de definição de perfis implícitos.
current Category Names
Inspecciona os nomes das categorias armazenadas durante a visita actual ao sítio da Web; requer a definição de perfis implícitos.
current Date
Inspecciona a data, dia ou hora actuais (locais do visitante do sítio da Web).
current Portlet Settings
Inspecciona os pares chave-valor utilizados por um portal para fornecer a uma portlet concreta a respectiva configuração dinâmica
Objectos não disponíveis para regras de actualização:
current Request
Inspecciona as informações reencaminhadas para a página actual como um atributo de pedido ou transferidas para a página actual numa cadeia de consulta.
current Session
Inspecciona as informações armazenadas na sessão de utilizador.

A palavra current significa que os atributos de recurso referem-se a um visitante actual do sítio da Web durante o tempo da visita. Se os recursos incluírem objectos criados durante a sessão de um visitante (como, por exemplo, o que o visitante seleccionou durante a visita ao sítio), estes objectos serão designados como actuais. Muitos dos atributos que os objectos actuais podem conter não fazem parte da definição do objecto. Por isso, podem não ser apresentados inicialmente como selecções na lista de atributos na janela Especificar um atributo de recurso. No entanto, é possível introduzir e gerir estes atributos com os botões Adicionar, Editar e Eliminar junto à lista de atributos.

Expressões aritméticas

Utilize expressões aritméticas para executar operações matemáticas em atributos de recurso como parte da regra. Quando o utilizador selecciona esta opção, pode seleccionar vários atributos de recursos, valores e operadores (adição, subtracção, multiplicação ou divisão) para utilizar entre eles.

Um exemplo de utilização de uma expressão aritmética é um perfilador que elabora o perfil dos visitantes de um sítio da Web de acordo com a idade. Nos dados registados para cada visitante, é mais prático armazenar a data de nascimento (que não se altera) do que armazenar a idade. Na avaliação no perfilador, pode utilizar uma expressão aritmética para calcular a idade do visitante subtraindo o ano de nascimento do utilizador actual ao ano actual.

As expressões aritméticas são calculadas de acordo com a ordem tradicional das operações (a multiplicação e a divisão são calculadas antes da adição e da subtracção). Por exemplo, 3+2*2–1/2 é avaliado como 6.5). Não é possível agrupar expressões com parêntesis.

remetente

O remetente tem de ser um endereço de correio electrónico válido, uma lista de endereços de correio electrónico ou um atributo de recurso que contenha endereços de correio electrónico válidos para os quais o correio electrónico é enviado.

definido como

definido como é a acção predefinida no âmbito de uma regra de acção de actualização. definido como modifica o atributo de um recurso, objecto de pedido ou objecto de sessão de acordo com o valor especificado na expressão. O tipo de atributo de recurso seleccionado determina as acções que estão disponíveis.

As alternativas a "definido como" incluem:

  • acrescentar
  • diminuir por
  • dividir por
  • incrementar por
  • multiplicar por
  • anexar como prefixo
  • remove
  • remover tudo

mostrar todos os itens

A opção mostrar todos os itens indica que não existe um limite numérico para o número de itens devolvidos pela origem de dados como resultado de um processamento da regra. Por exemplo, uma regra que apresenta o conteúdo de uma página Web apresenta todos os itens que correspondam aos critérios da regra.

Para criar um limite para o número de itens devolvidos pela regra, faça clique em mostrar todos os itens. Especifique um número inteiro ou um atributo de recurso com um tipo de dados de número, número decimal ou número inteiro. Por exemplo, se introduzir o valor 5, a expressão da regra apresenta apresentar 5 itens.

mostrar ou ocultar

A opção Mostrar é utilizada para especificar se a regra de visibilidade apresenta ou oculta informações. A predefinição, Mostrar, permite que o utilizador de destino visualize as informações. A opção Ocultar impede que o utilizador de destino visualize as informações.

assunto

O assunto tem de ser uma cadeia de texto ou um atributo de recurso com um tipo de dados de texto. O texto é apresentado na linha de assunto da mensagem de correio electrónico.

valor

Value corresponde ao marcador de posição de um dos lados de uma avaliação. Este valor pode ser um valor introduzido pelo utilizador, o valor de outro atributo de recurso ou uma expressão aritmética.

O valor tem de ser compatível com o tipo de dados presente no outro lado da expressão ou avaliação. Por exemplo, se o utilizador estiver a avaliar um atributo que tenha o tipo Número, só poderá capará-lo a atributos de recursos do tipo Número ou Número decimal. O editor de regras evita a escolha de outros atributos de recursos com tipos incompatíveis.

Apenas regras do perfilador: Ao comparar recursos numa base de dados, o WebSphere Personalization respeita o tipo e tamanho da coluna. Deste modo, para comparar um valor com uma coluna escrita em CHAR(10), o utilizador terá de incluir os 10 caracteres. Por exemplo, partindo do princípio que o utilizador tem uma tabela intitulada DAY que é escrita como CHAR(10). Uma linha na tabela tem o valor Monday     em vez de Monday na coluna DAY. DAY é comparado com uma condição do perfilador e terá de ter todos os 10 caracteres definidos. No entanto, se a coluna for escrita como VARCHAR, o valor na condição do perfilador pode ser Monday, sem os quatro espaços em branco adicionais.

Valores mapeados

Os recursos podem ser criados com valores mapeados em vez de valores efectivos especificados na origem de conteúdo. A utilização de um valor mapeado pode facilitar a compreensão das regras. Por exemplo, se uma coluna na base de dados contiver os valores inteiros 1, 2 ou 3 para representar Sim, Não ou Talvez, poderá configurar o recurso para mapear valores inteiros para palavras. Se tiverem sido criados valores mapeados para um recurso, os valores mapeados serão utilizados no editor de regras em vez dos valores efectivos. Para obter informações acerca da criação de mapeamentos de valores, consulte a documentação no Rational Application Developer para criar conjuntos de recursos utilizando o assistente de recursos do WebSphere Personalization.

Propriedades dinâmicas

Para além das propriedades de recursos predefinidas, o utilizador pode introduzir propriedades de um recurso que constem na lista. Se souber qual é o recurso que deve ser processado de forma dinâmica, especifique o nome da propriedade. Se o recurso gerir as propriedades de forma dinâmica, os valores são obtidos no momento em que a regra é avaliada.