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Tipos de regras
Existem sete tipos de regras que poderá criar com o Personalization: seleccionar conteúdo, actualizar, perfilador (também designado por segmento), correio electrónico, conteúdo recomendado e visibilidade.
Regra de associação
Uma associação combina acções e perfiladores para especificar acções quando as condições definidas estiverem reunidas. O conteúdo devolvido pode ser ordenado ou filtrado antes da sua apresentação ou utilização. As acções podem ser controladas por bloqueios Sempre, Excluir, e Caso contrário. Além disso, é possível limitar o número total de itens utilizados.
Os bloqueios Sempre e Excluir são sempre executados, independentemente do resultado da execução do perfilador, mas o bloqueio Caso contrário é executado apenas se nenhum dos perfiladores coincidir. Um bloqueio Caso contrário funciona do mesmo modo que um bloqueio Sempre, na medida em que adiciona itens aos resultados, mas, no caso de um bloqueio Excluir, o utilizador selecciona, efectivamente, uma acção que define itens que não pretende incluir nos resultados. Por exemplo, num sítio de compras, pode pretender excluir itens que já foram comprados.
As regras de associação podem conter os seguintes elementos: perfiladores, perfilador rápido, perfis, Executar acção, Ordenar tal como está, Mostrar todos os itens.
Se optar por utilizar um dos perfiladores disponíveis, seleccione um ou mais perfis para esta parte da associação para categorizar os visitantes do sítio da Web, os atributos de sessão ou outros atributos.
Regra de correio electrónico
A regra de correio electrónico envia uma mensagem de correio electrónico a um destinatário ou a uma lista de destinatários. Uma regra de correio electrónico atribuída a um ponto de conteúdo envia uma mensagem de correio electrónico quando o ponto de conteúdo é activado. Por exemplo, à hora a que um visitante do sítio da Web visualiza uma página com o ponto de conteúdo.
As promoções por correio electrónico têm de fazer parte de uma campanha.
O tipo de regra de correio electrónico pode conter os seguintes elementos: adicionar destinatário, remetente, destinatário cc, destinatário bcc, assunto e URI do corpo.
Regra do perfilador ou segmento
Os perfiladores, também designados por segmentos, são utilizados normalmente para categorizar os visitantes de um sítio de acordo com as respectivas propriedades de utilizador. Os perfiladores também podem ser utilizados para definir outras condições baseadas em factores, tais como a data e hora actuais ou outras propriedades, implícitas ou explícitas, do objecto de aplicação. Os perfiladores também podem tomar decisões baseadas nos atributos de sessão do utilizador actual e nos atributos de pedido e parâmetros, em conjunto com as contagens de categoria e acção.
Os perfiladores podem ser criados de modo a definir as condições dos perfis nomeados de forma arbitrária ou podem ser definidos nos termos de outros perfiladores. Por exemplo, pode criar um perfilador que avaliará como verdadeiro se um perfil pertence a algum, todos ou a nenhum grupo de outros perfis.
As regras de perfilador podem conter os seguintes elementos: perfis, atributos de recurso, está vazio, valor, adicionar condição, adicionar perfil
Regra de conteúdo recomendado
Ao criar uma regra Conteúdo recomendado, o utilizador especifica um de três métodos de recomendação. Os métodos de recomendação são o modo como o utilizador actual navegou no sítio, as preferências explicitamente expressas pelo utilizador e associação a conteúdo devolvido por uma regra.
As regras de conteúdo recomendado podem conter os seguintes elementos: conteúdo, executar acção.
- modo como o utilizador actual navegou no sítio
- Utilize este método para gerar recomendações com base nas acções realizadas pelo utilizador nos itens ao navegar no sítio da Web. Este método está associado ao motor LikeMinds Clickstream. O sítio da Web captura acções com o bean de acção. O bean de acção recolhe a acção realizada no recurso do item e no conjunto de recursos e, em seguida, regista os dados para utilização posterior por parte do LikeMinds.
- preferências explicitamente expressas pelo utilizador
- Utilize este método de recomendação para gerar recomendações com base nas avaliações de itens dos utilizadores. Este método está associado ao motor LikeMinds Preference. Os itens são mapeados para uma parte de conteúdo e são representados por recursos e conjuntos de recursos.
- O sítio da Web captura avaliações utilizando o bean de avaliação. O bean de avaliação recolhe a avaliação, o recurso de item e o conjunto de recursos e, em seguida, regista os dados para utilização posterior por parte do LikeMinds.
- associação a conteúdo devolvido por uma regra
- Utilize este método de recomendação para gerar recomendações com base na análise das escolhas efectuadas. Este método associa itens nos quais o utilizador actual do sítio da Web tem interesse (como um artigo no carro de compras) a itens nos quais outros utilizadores tiveram interesse ou compraram. Este método está associado ao motor LikeMinds Item Affinity.
- As regras de afinidade de itens utilizam os dados de transacção do LikeMinds que estão a ser recolhidos. Estas regras oferecem um método para gerar recomendações a partir de um conjunto conhecido de recursos (na verdade, os resultados de outra regra que devolve o mesmo tipo de recurso).
Antes de utilizar as Regras de recomendação de conteúdo, consulte o administrador do sistema para verificar quais os motores LikeMinds configurados e em execução no servidor de tempo de execução de produção. Se utilizar Pré-visualizar, verifique se os dados de transacção do LikeMinds estão disponíveis para pré-visualização.
Regra de selecção de conteúdo
A regra Seleccionar conteúdo apresenta o conteúdo a um utilizador com base nos parâmetros definidos na regra. Os utilizadores que tenham determinadas características recebem conteúdo diferente de outros utilizadores.
As regras de selecção de conteúdo podem conter os seguintes elementos: atributo de recurso, é igual a, adicionar condição, ordenar tal como está, mostrar todos os itens
Regra de actualização
As acções de actualização são utilizadas para armazenar conteúdo ou dados no perfil de utilizador, num objecto de aplicação ou noutras origens de conteúdo.
Pode adicionar várias acções quando criar uma regra de actualização. Faça clique em adicionar Expressão para adicionar outra expressão a ser executada. Ao contrário do que acontece com várias condições nas regras Seleccionar conteúdo e Perfilador, várias expressões numa regra de acção de actualização são sempre consideradas como estando ligadas por "and."
As regras de actualização podem conter os seguintes elementos: atributos de recurso, definido como e valor.
Regra de visibilidade
As regras de visibilidade são, geralmente, utilizadas para determinar o que um utilizador vê ou que conteúdo está destinado a um utilizador. Estas regras podem utilizar qualquer tipo de informação, incluindo informações sobre os atributos LDAP, a hora ou a sessão para determinar a capacidade de utilização.
As regras de visibilidade podem conter os seguintes elementos: mostrar ou ocultar, atributos de recurso, está vazio, valor e adicionar condição.