Assistência ao utilizador para autores de conteúdo |
---|
Social Digital Experience
O Social Digital Experience fornecido pela plataforma IBM Social Business inclui sítios da Web com conteúdo social, redes sociais e análise social. Todas as estas áreas são fornecidas de forma segura e no contexto da gestão e governação da empresa.
Apresentação social
A Apresentação social melhora a integração do Connections utilizando funções do IBM Web Content Manager para consultar e apresentar conteúdo do Connections.
A apresentação social permite aos editores de páginas do IBM WebSphere Portal incluir dados sociais predefinidos alojados num servidor remoto do IBM Connections no contexto de páginas do portal.
Os editores de páginas podem definir listas sociais. Um lista social mostra os resultados de uma consulta específica de dados sociais do Connections. Por exemplo, os objectos sociais podem ser listas de publicações de blogue, ficheiros ou tópicos de debate. Os editores de páginas podem controlar o aspecto visual dos objectos sociais na lista de resultados da consulta. Podem fazê-lo seleccionando o componente de formatação pretendido a partir de um conjunto predefinido mas expansível de componentes de formatação.
Os designers de sítios facultam componentes de formatação e definem-nos num estilo consistente com as páginas do portal. Também podem personalizar e expandir este conjunto de formatação. Deste modo, os editores de páginas não necessitam de conhecer os detalhes de geração de marcação e criação de estilos CSS dos componentes de formatação. Mesmo sem este conhecimento, poderão seleccionar a partir de um conjunto rico mas coerente de concepções visuais para as suas listas.
Em resultado, os editores de páginas podem concentrar-se na montagem de páginas do portal com significado que são enriquecidas pelos dados sociais. Os editores seleccionam o conteúdo apropriado para as páginas do portal e listas sociais individuais. Pode utilizar funções de edição integradas para seleccionar o aspecto visual das listas sociais. Podem também ajustar a lógica de selecção das listas sociais. Por exemplo, podem apresentar as entradas de blogue mais recentes criadas na comunidade do Connections à qual a página actual está associada. Os editores de páginas podem seleccionar listas sociais individuais a partir de um conjunto predefinido de listas sociais e largá-las nas páginas do portal. Quando um editor de páginas larga uma lista social numa página do portal, o item de conteúdo correspondente que representa a definição da lista social é copiado para a página. Em seguida, o editor de páginas pode modificá-la independentemente das restantes listas sociais na mesma página ou noutras páginas.
- Um conjunto de definições de lista social
- Dois componentes de formatação para visualizar listas sociais de duas formas diferentes: uma lista simples condensada e uma concepção de lista abrangente.
- Suporte para os formatos de computador de secretária, tablet e smartphone
- Uma única Nuvem de controlos federados para que os visitantes do sítio encontrem todos os controlos públicos no WebSphere Portal, Web Content Manager e noutros sistemas.
IBM Digital Data Connector (DDC) for WebSphere Portal
Pode utilizar o Digital Data Connector para integrar dados alojados em servidores externos nas páginas do WebSphere Portal. O Digital Data Connector utiliza os componentes de apresentação do Web Content Manager. Por exemplo, pode apresentar conteúdo social agregado no servidor do Connections no contexto das páginas do portal. A utilização de componentes de apresentação do Web Content Manager garante uma experiência de utilizador coerente para os visitantes do sítio do portal.
- Pode integrar itens de tipos de conteúdo diferentes a partir de várias origens e combinar e agregá-los em páginas do portal. Por exemplo, o conteúdo pode ir deste simples conteúdo estático até candidaturas, ofertas de emprego e fluxos de trabalho.
- Agora pode fornecer uma vista personalizada específica das funções na aplicação empresarial e conteúdo da Web aos seus utilizadores utilizando um único ponto de entrada. Pode fornecer todo o conteúdo relevante numa única página do portal e direccioná-lo ao perfil de utilizador adequado. Desta forma, pode servir os seus requisitos empresariais específicos e ajudar os visitantes do sítio, clientes ou funcionários a alcançar os seus objectivos de uma forma mais eficiente. Por exemplo, desta forma os visitantes do sítio podem tomar melhores decisões. Os funcionários podem executar as suas tarefas profissionais mais rapidamente. Os visitantes do sítio podem mais facilmente localizar informações e aplicações de destino de acordo com as suas preferências.
- Os seus designers da Web, autores de conteúdo e editores de página podem integrar com maior eficácia o conteúdo no portal. Podem utilizar todas as funcionalidades do Web Content Manager para apresentar os dados integrados sem serem necessárias quaisquer competências de codificação.
Páginas de comunidade
- Pode expandir o conteúdo social do Connections com o contexto de conteúdo e aplicações personalizados.
- Cabe ao utilizador fornecer funcionalidades base de motor social e conteúdo social. Estes incluem ficheiros, perfis, blogues, wikis, fóruns, actividades e marcadores.
- Pode colocar o Social Digital Experience no local e no momento em que possa ter mais influência na comunicação e produtividade.
- Pode adicionar listas sociais às suas páginas que apresentam informações sociais relacionadas com o contexto da página. Além das listas, pode adicionar páginas de detalhes ao portal e utilizar portlets de detalhes para apresentar itens seleccionados e fornecer interacções básicas com as mesmas. Como habitualmente, também pode adicionar outras portlets não sociais.
- As páginas da comunidade e portlets ad hoc fornecem uma experiência integrada para visitantes do sítio do portal, combinando conteúdo da Web, aplicações ou transacções e funcionalidades sociais numa interface unificada.
- O Centro de procura do portal apresenta resultados federados no Portal e no Connections.
Portlets de integração do Connections
As portlets de integração do Connections 4.5 apresentam conteúdo do Connections no WebSphere Portal. Estas portlets fornecem um conjunto de 13 serviços de software social para utilização num ambiente de portal. Elas fazem com que seja possível utilizar ferramentas sociais, como blogues, perfis, comunidades e a sequência de actividades no contexto adequado. Os designers de sítios da Web podem integrar estas actividades, blogues, marcadores, comunidades, fóruns, perfis e aplicações de wiki do Connections no WebSphere Portal. Podem também incluir a portlet Nuvem de etiquetas para filtragem rápida em aplicações compostas. Desta forma, é possível a integração das ferramentas sociais mais avançadas e adequadas no contexto correcto dos visitantes do sítio, de modo a criar experiências da Web realmente excepcionais e uma maior satisfação e lealdade dos clientes. Estas ferramentas sociais também aumentam o potencial de clientes para receberem a ajuda e respostas de que necessitam sem ter de entrar em contacto com um representante de assistência ao cliente. Desta forma, pode poupar em custos de centro de atendimento.
- A portlet Sequência de actividades, que permite integrar a experiência de Sequência de actividades do Connections nas páginas do WebSphere Portal
- Melhorias ao suporte do Blogue de ideias na portlet Blogues
- Suporte para servidores do Connections 4.5.
Social Media Publisher
- O Social Media Publisher integra-se com redes sociais externas. Suporta o Connections, Facebook, LinkedIn e Twitter.
- O Social Media Publisher fornece também algumas estatísticas básicas sobre o conteúdo promovido.
É necessário activar o Social Media Publisher antes de utilizar esta função. Para obter informações sobre como activar e utilizar o Social Media Publisher, consulte Social Media Publisher na documentação do produto.