Assistência ao utilizador para autores de conteúdo

Personalization

O Personalization pode reconhecer um visitante do sítio específico com base num perfil. Pode também determinar as características de um utilizador com base em aquisições e produtos anteriores ou páginas visualizadas ou outros atributos. Se um visitante pertencer a uma região geográfica específica, o conteúdo específico para essa região pode ser direccionado para o visitante. As informações personalizadas são incluídas na página e o visitante visualiza uma página personalizada.

O Personalization inclui as seguintes ferramentas:
  • Navegador do Personalization: Apresenta regras numa interface de utilizador para o ambiente de produção e de simulação. Utilize o navegador do Personalization para:
    • Registar conjuntos de recursos
    • Criar regras, campanhas e pontos de conteúdo
    • Mapear regras para pontos de conteúdo para uma campanha específica
    Todos os objectos são criados através do servidor do Personalization.
  • Motor de regras: Utiliza regras criadas no navegador do Personalization. A portlet Lista personalizada ou o Web Content Manager pode iniciar regras do Personalization. Também pode utilizar a API do Personalization para iniciar regras. As regras associadas a páginas ou portlets através da administração do portal são activadas automaticamente.
  • Motor de recomendação LikeMinds: Avalia as regras de recomendação criadas no navegador do Personalization.
  • Motor de recursos: Processa as consultas produzidas por regras em partes de conteúdo a serem devolvidas. O conteúdo para o Personalization é criado e aprovado utilizando a ferramenta de gestão de conteúdo que seleccionar ou poderá ser produzido pelo SQL Server, por LDAP ou por qualquer outra base de dados. O conteúdo é acedido utilizando um conjunto de classes do Conjunto de recursos.
  • Um contexto de registo: Regista informações sobre a utilização de um sítio da Web na base de dados de comentários e no motor de recomendação. Depende totalmente dos programadores do sítio decidir quais as informações a registar.
Os motores são, por vezes, colectivamente referidos como servidor de tempo de execução do Personalization.

O motor identifica o utilizador específico. O Personalization obtém o perfil do utilizador. Por exemplo, um perfil de utilizador poderá incluir informações sobre o escalão salarial. Se um utilizador pertencer a um escalão salarial elevado, o Personalization pode ser configurado para apresentar informações sobre o melhor produto num sítio da Web.

Tipos de Personalization

Existem três tipos de Personalization:
Filtragem simples
Um sítio apresenta conteúdo baseado em grupos predefinidos de visitantes do sítio. Por exemplo, se o visitante de um sítio pertencer ao departamento de Recursos humanos, o sítio fornece acesso a URLs que contêm manuais de políticas de Recursos humanos.
Motores de regras
Num sistema baseado em regras, o proprietário do sítio define um conjunto de regras empresariais. As regras determinam que categoria de conteúdo é apresentada quando um determinado tipo de perfil visita o sítio. Um exemplo seria apresentar todos os SUVs com tracção às quatro rodas a visitantes do nordeste numa faixa etária dos 21 aos 35.

Utilize esta abordagem para controlar o comportamento do sítio com base nos objectivos empresariais. O proprietário do sítio é geralmente o proprietário de uma campanha de marketing ou outro gestor de negócio.

Filtragem de colaboração
O visitante de um sítio avalia uma selecção de produtos, explicita ou implicitamente. Estas avaliações são comparadas com as avaliações oferecidas por outros visitantes. Os algoritmos do software detectam as semelhanças. Por exemplo, um visitante recebe recomendações de um livro com base nas aquisições semelhantes de outros visitantes.