Feira Criativa Rosa e Azul fortalece prevenção, cultura e economia local na Praça das Artes
06 de novembro de 2025
Evento do Instituto Unimed Goiânia reuniu artesanato, gastronomia, serviços de saúde e apresentações culturais, encerrando com show de Nila Branco
A Praça das Artes, no Jardim Goiás, recebeu no último sábado, 1º de novembro, a Feira Criativa Rosa e Azul, promovida pelo Instituto Unimed Goiânia, braço socioambiental da Unimed Goiânia. A iniciativa integrou as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, aproximando a prevenção em saúde da comunidade por meio de cultura, convivência e valorização da economia criativa local.
Com 30 expositores de artesanato e gastronomia, o evento destacou produções autorais, sustentáveis e regionais. Ao longo do dia, o público contou com bate-papo com médicos cooperados sobre prevenção dos cânceres de mama e próstata, serviços gratuitos de aferição de pressão e glicemia, orientações nutricionais e um quiz interativo com brindes, no Espaço Mude1Hábito.
“A Feira Criativa Rosa e Azul reforça nossa missão de promover saúde para além do consultório, aproximando informação, cultura e cuidado do cotidiano das pessoas. O encontro superou nossas expectativas pela troca com a comunidade, pelo acolhimento e pelo impacto gerado nos expositores e no público. Foi um dia de presença, afeto e conscientização”, afirma o presidente voluntário do Instituto Unimed Goiânia, Dr. Frederico Xavier.
Arte como cuidado
A programação cultural contou com apresentações dos DJs Cássia Kilmistere Múcio, e teve o encerramento com o show da cantora Nila Branco, que está em tratamento contra o câncer de mama desde 2023.
“É muito importante que existam eventos que acolham, esclareçam e ampliem a rede de informação sobre prevenção. Fico feliz em contribuir com música e como alguém que vive o desafio do diagnóstico. O Instituto Unimed conseguiu tratar o tema com arte, leveza e presença. Que possamos sempre cuidar uns dos outros,” afirmou a cantora.
Economia criativa
Para os expositores, a feira foi oportunidade de diálogo com o público, visibilidade e fortalecimento de redes locais de produção.
Oexpositor de crepe francês, Joaquim Paes Rodrigues Neto, está presente desde a primeira edição da feira e destacou o vínculo construído ao longo do tempo:“Acompanho a Feira Criativa desde o começo e cresci junto com ela. É uma parceria construída com respeito e oportunidade. Sou muito grato ao Instituto por abrir esse espaço para todos nós.”
A ceramista Rafaela Alves observou o diferencial social da iniciativa: “Além de incentivar o artesanato e a economia criativa, a feira tem propósito. Aqui encontramos arte, música, espaço para família e ainda cuidado com a saúde, tudo num espaço público da cidade. Isso faz toda a diferença.”
Sobre o Instituto Unimed Goiânia
O Instituto Unimed Goiânia é uma entidade sem fins lucrativos que atua como braço socioambiental da Unimed Goiânia, promovendo desenvolvimento social, cultural e ambiental. A entidade atua nos eixos de educação, meio ambiente e assistência social, desenvolvendo projetos que contribuem para melhores condições de vida e fortalecem a cidadania. Desde sua criação, em 2022, já impactou diretamente mais de 7 mil pessoas, mobilizando voluntários, parceiros e a comunidade em ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.