Programa de Atenção ao Paciente Crônico
O programa é destinado a pacientes com as seguintes condições crônicas: diabetes, hipertensão arterial, obesidade e/ou idosos. O principal objetivo é realizar a Atenção Integral à Saúde, por meio do acompanhamento sistemático do paciente. Com uma equipe multidisciplinar de saúde, várias ações de cuidado conjuntas e simultâneas são realizadas. Destacam-se: tele monitoramento (call center clínico), atendimento ambulatorial, que garantem o percurso assistencial adequado e coordenado de cada paciente.
Dentro do programa, os riscos de adoecimento do paciente são calculados e analisados. É elaborado um plano de cuidado, visando atender as necessidades do paciente, que passa a ter o acompanhamento sistemático por uma equipe multidisciplinar, formada por: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e outros profissionais da saúde, que prestarão atendimento aos pacientes, com o objetivo de identificar e monitorar fatores de risco, indicar atendimento adequado, prevenir crises ou complicações, educar o paciente e seus familiares sobre a doença, proporcionando-lhes maior comodidade e conforto, promovendo o autocuidado e estimulando mudanças no estilo de vida, pilar fundamental para o controle das doenças crônicas.
Este serviço tem como objetivo, educar e induzir o beneficiário à mudança comportamental diante da doença crônica instalada. Os cuidados aos beneficiários crônicos, tem como base os seguintes princípios:
- Prevenir ou retardar a ocorrência de complicações ou agravamento da doença crônica;
- Fortalecer e incentivar o acompanhamento do beneficiário pelo seu médico assistente;
- Promover fidelização ao plano de cuidado proposto;
- Orientar a utilização adequada da rede prestadora para o atendimento eletivo, urgência e emergência, de acordo com o perfil de saúde do beneficiário, linha de cuidado e área de atenção;
- Melhora da qualidade de vida, pelo estímulo as boas práticas em saúde e maior acesso a informações, bem como às ações da equipe multiprofissional;
- Garantir o atendimento integral e humanizado, focado no indivíduo e direcionado as suas prioridades;
- Organizar o cuidado, centrado no indivíduo e definido através de projeto terapêutico singular;
- Disponibilizar atenção multiprofissional aos beneficiários;
- Minimizar os agravos e diminuir as comorbidades;
- Diminuir as internações por complicações das patologias crônicas não degenerativas.
Mais informações
Telefone e WhatsApp: (62) 3524-6836
(Atendimento das 07h às 17h)
E-mail: recepcao.setpas@unimedgoiania.coop.br