Cooperativismo
Cooperativismo a serviço da saúde
A construção de uma sociedade fraterna, ancorada em valores de ajuda mútua e responsabilidade é uma das bases do cooperativismo. Com mais de duas décadas de atuação a Unimed Goiânia é uma cooperativa de trabalho médico pioneira, cujos princípios são norteados na preocupação com o ser humano, na honestidade, na transparência e na ética.
Cooperativismo
É um movimento internacional que busca constituir uma sociedade justa, livre e fraterna, em bases democráticas, através de empreendimentos que atendam às necessidades reais dos cooperados e remunerar adequadamente a cada um deles.
Cooperativa
É uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
Os valores do cooperativismo
As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, eqüidade e solidariedade. Os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.
Princípios do cooperativismo
Adesão livre
As portas de uma cooperativa devem estar sempre abertas à entrada e saída de pessoas de uma determinada categoria, que partilham objetivos comuns, bastando ao interessado que respeite o Estatuto Social estabelecido pelo grupo.
Singularidade do voto
"Um homem, um voto", diz o princípio. Independente do número de cotas possuídas, cada cooperado tem direito a apenas um voto - cada um vale pelo que é e não pelo que tem.
Controle democrático
Na cooperativa as decisões devem representar sempre a vontade da maioria.
Neutralidade
Nenhum tipo de discriminação política, social, religiosa ou racial será aceita na cooperativa. Todos são iguais.
Retorno das sobras
A cooperativa não visa lucro, pois sua principal missão é o benefício do cooperado. Porém, como organização econômica, tem receitas e despesas, podendo ter perdas ou sobras. As perdas poderão ser cobertas pelos cooperados em rateio, bem como as sobras poderão ser distribuídas.
Educação permanente
A realização dos princípios do cooperativismo e dos objetivos da cooperativa requerem educação permanente, que as cooperativas devem prover.
Cooperação intercooperativa
Como o cooperativismo é uma proposta social abrangente, cooperar com outras cooperativas é natural e essencial.