Celebração dos 40 anos da Unimed Goiânia reúne cooperados e dirigentes do Sistema Nacional
No dia 21 de fevereiro, a Unimed Goiânia comemorou seus 40 anos de existência com a presença de cooperados e cooperadas, autoridades médicas, políticas, cooperativistas e de representantes do Sistema Nacional Unimed, em uma solenidade especial, com apresentação da Orquestra de Câmara de Goiás sob a regência do maestro João Carlos Martins.
Na ocasião, estiveram presentes as autoridades médicas goianas: Leonardo Mariano Reis (presidente do Cremego), Wagner Ricardo Soares (presidente da Coopanest), Nilton Arantes (vice-presidente da Coopanest), Joaquim Guilherme Barbosa (presidente da OCB-GO), Fernando Antonio Honorato (presidente da Aheg), José Silvério Peixoto (vice-presidente da Fehoesg), Lindomar Guimarães (vice-presidente da Academia Goiana de Medicina), Fábio Araújo Gonçalves (diretor-presidente da Uniodonto), José Abel Ximenes (diretor-presidente da Unimed Cerrado), Haikal Yaspers Helou (presidente da Ahpaceg), Martúlio Nunes Gomes (presidente da Unimed Rio Verde), Alberto Isaac Horbilon (diretor de Mercado da Unimed Rio Verde), Raimundo Nonato Leite (diretor-presidente da Sicoob Unicentro Brasileira), Antônio Marcelo de Lima Mattar (presidente da MEDILAR), Getulivam Pinheiro de Belém (diretor-financeiro da Sicoob Unicentro Brasileira), Anselmo Pereira da Silva (vereador), Jardel Sebba (chefe de gabinete da Gestão de Governadoria, representando o governador Marconi Perillo), Robson Paixão Azevedo (secretário municipal de Assistência Social, representando o prefeito Iris Rezende), Laila Andrade (diretora-financeira da Univendas), Renato Couto (presidente do IAG Saúde) e José Umberto Vaz de Siqueira (presidente da Associação Médica de Goiás).
Também vieram prestigiar o aniversário da Unimed Goiânia representantes do Sistema Nacional e de outras Unimeds do País: Orestes Barrozo Medeiro Pullin (diretor-presidente da Unimed do Brasil), José Windsor Ângelo Rosa (diretor Administrativo Financeiro de Mercado e Novos Negócios da Unimed Participações S/A), Adelson Severino Chagas (diretor da Seguros Unimed), Ricardo Mitsugu Ozaki (gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Santa Catarina - Federação), Rubens Carlos de Oliveira (presidente da Unimed Cuiabá), Alexandre Augusto Ruschi (presidente da Central Nacional Unimed), Antônio Abrão Nohra (diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed), Paulo Roberto Fernandes (presidente da Unimed Mercosul), Quidinho Tolentino de Queiroz (presidente da Unimed Araguaia) e Rodney Mady (diretor de Intercâmbio e Relacionamento da Unimed Cuiabá).
Na cerimônia oficial de celebração, representando todos os ex-presidentes da Unimed Goiânia, Sizenando da Silva Campos Jr., diretor-financeiro e diretor Comercial e de Marketing da Central Nacional Unimed, usou uma metáfora do escritor Rubem Alves para se referir à importância dos cooperados na história da Cooperativa.
Sizenando da Silva Campos Jr.
“Cisterna é um lugar de água parada que pode gerar répteis. A fonte é um lugar de águas sempre novas que transbordam.São metáforas de dois tipos de pessoas. Há pessoas que são ‘cisternas’ e há pessoas que são ‘fontes’. Penso que essas metáforas também se aplicam a empresas, instituições, cooperativas. Há cooperativas que são cisternas e há cooperativas que são fontes. Hoje, quero celebrar o que faz brotar a fonte que mora dentro da Unimed Goiânia: suas médicas e seus médicos cooperados. Como ex-presidente e membro do atual Conselho de Administração, sei que pouco poderia fazer sem a participação e apoio de cada um de vocês”, disse ele.
José Abel Ximenes
Em seguida, José Abel Ximenes, presidente da Unimed Cerrado e também ex-presidente da Unimed Goiânia, tomou a palavra para agradecer os momentos que passou à frente da Cooperativa e também celebrar suas quatro décadas de sucesso. “Quero agradecer a todos que me fizeram chegar até aqui, desde Deus até o atual presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria. Foi extremamente valioso cada momento ao lado de todos, e é gratificante estar aqui hoje celebrando os 40 anos da Cooperativa”, disse.
José Windsor Ângelo
Os dirigentes nacionais do Sistema Nacional Unimed formaram a mesa informal da solenidade montada em formato de sala de visitas e fizeram o uso da palavra. José Windsor Ângelo, diretor Administrativo Financeiro e de Mercado e Novos Negócios da Unimed Participações S/A representando o diretor-presidente, Nilson Luiz May, enalteceu a Unimed Goiânia, reconhecendo o lugar de destaque alcançado nesses 40 anos. “Talvez ninguém imaginasse que a Cooperativa chegaria a ser uma das mais influentes do Sistema Unimed, mas os princípios do cooperativismo plantados em 1978 se mantêm até hoje e se fortaleceram”, disse o diretor da Unimed Participações.
Adelson Severino Chagas
O diretor de Finanças, Administração, Técnica e Legal da Seguros Unimed, Adelson Severino Chagas, na ocasião representando o diretor-presidente Helton Freitas, falou sobre os desafios enfrentados nessas quatro décadas que evoluíram para uma excelente gestão. “A Unimed Goiânia tem uma gestão focada na governança, na participação dos cooperados, com o apoio incondicional de seus colaboradores. Nós temos a plena convicção de que mais 40 anos virão e os desafios serão mais uma vez vencidos”, disse o diretor da Seguros Unimed.
Alexandre Augusto Ruschi
Alexandre Augusto Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed, relembrou a celebração do cinquentenário do Sistema Unimed no ano passado e também reconheceu a atuação da Unimed Goiânia na prestação de uma assistência médica de qualidade, além de contribuir para o desenvolvimento regional. “Na época de sua fundação, a região Centro-Oeste, inclusive Goiás, ainda não havia se tornado um dos principais polos mundiais do agronegócio, mas a semente do sucesso já estava sendo plantada. Ressalto o espírito empreendedor e a audácia dos fundadores desta Singular, que enxergaram o grande potencial do seu estado, da sua capital e da sua gente”, elogiou o presidente da Central Nacional Unimed.
Orestes Barrozo Pullin
Também fez uso da palavra o diretor presidente da Unimed do Brasil, Orestes Barrozo Pullin. Ele saudou os diretores da Cooperativa, seus ex-presidentes, cooperados e colaboradores. Agradeceu particularmente pela participação em uma celebração tão importante para a Singular. “Estou muito satisfeito de poder prestigiar esse momento, que representa o esforço para construir o tecido cooperativo aqui na região. Mas não quero falar do momento inicial e nem do momento atual da Unimed Goiânia, quero falar do meio tempo, desses 40 anos. Nesse tempo, a Cooperativa permitiu que milhões de pessoas pudessem utilizar seus serviços nos momentos de alegrias e também nos momentos de tristezas. O trabalho que foi feito aqui merece todo o respeito da sociedade goiana”, afirmou o presidente da Unimed do Brasil.
Em seguida, foi apresentado o vídeo institucional da Unimed Goiânia, feito pela AMP Propaganda, que contou toda a história de existência da Singular goiana.
Breno de Faria
“É com muita sinceridade e alegria que externo meus agradecimentos a todos aqui presentes que estão celebrando conosco esta data tão especial. Ao longo dos seus 40 anos, a Unimed Goiânia esteve e está fortemente ligada às grandes instituições da medicina em Goiânia e Goiás. A nossa capital tem pouco mais que o dobro de idade da nossa Unimed, poucas coisas têm a metade da idade de uma cidade. O cooperativismo médico ancorou-se no coletivismo, no exercício pleno da medicina e na gestão compartilhada com os sócios cooperados. Hoje, nós comemoramos o sucesso desse modelo”, explicou o anfitrião.
De acordo com o presidente Breno de Faria, a história da Unimed Goiânia se confunde com a história da própria cidade, uma vez que a cooperativa goianiense é uma das pioneiras do sistema no País. “A trajetória da Unimed Goiânia é motivo de orgulho para todos que, direta ou indiretamente, dela participaram. Ao longo de seus 40 anos de existência, ela esteve e está fortemente ligada à própria história das instituições da medicina e dos pioneiros da prática médica em Goiás”, declarou.
Homenagens especiais
Encerrados os discursos, os diretores da Unimed Goiânia foram chamados ao palco para, ao lado do presidente Breno de Faria, fazerem uma homenagem especial aos ex-presidentes da Cooperativa. Cada um recebeu de presente uma caneta Mont Blanc em nome do reconhecimento e da gratidão de toda a Cooperativa. Também foram homenageadas a gerente de Contas Assistenciais, Valdeni Almeida, que tem 32 anos de trabalho dedicados à Cooperativa, e a gerente do DRCooperado, Janeth Borges, por seus 31 anos de Unimed Goiânia.
Sergio Baiocchi Carneiro
Com bom humor, o diretor de Mercado da Cooperativa, Sergio Baiocchi Carneiro, destituiu o atual presidente Breno de Faria do seu cargo apenas para poder incluí-lo na homenagem aos ex-presidentes e, em seguida, devolveu-lhe a posição. Após a brincadeira, o diretor apresentou a grande novidade da noite: o lançamento do novo aplicativo exclusivo para o beneficiário Unimed Goiânia. Nele, os clientes têm acesso a vários serviços da Cooperativa, como a segunda via do boleto, informes, agenda de consultas, acompanhamento de resultados de exames e o Guia Médico.
No fim da solenidade oficial, antes do coquetel de confraternização no Espaço Cerrado do Centro de Convenções, que aconteceu ao som da banda U2 Cover, os presentes puderam apreciar a música clássica oferecida pela Orquestra de Câmara de Goiás sob a regência do maestro João Carlos Martins, pianista conhecido mundialmente e famoso por sua história de superação.