Os médicos Argeu Clóvis de Castro Rocha, Délio Menezes Senna, Max Lânio Gonzaga Jaime, Natalino da Cunha Peixoto, Roberto Martins Spadoni, Sebastião Eurico de Melo Souza, Valter da Costa e Vicente Guerra foram homenageados pelo Conselho Regional de Medicina do estado de Goiás (Cremego) com a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico de 2016, no dia 21 de outubro.
A solenidade aconteceu na sede do Conselho e reuniu autoridades da área da saúde, conselheiros, parentes e amigos dos homenageados. O diretor de Auditoria Médica, Dr. Lueiz Amorim Canêdo, representou a Unimed Goiânia.
Criada em 2005, a comenda é entregue anualmente aos médicos que se destacam pelo exercício ético da medicina em Goiás e sua entrega faz parte das comemorações do Dia do Médico. Os homenageados com a comenda de Honra ao Mérito Profissional Médico são indicados e escolhidos pelos conselheiros entre os médicos inscritos no Cremego e que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da medicina nos campos da pesquisa, do ensino, dos serviços, na representatividade social e política da profissão ou na organização da classe médica.
Entre os convidados, estavam o secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela; o senador Ronaldo Caiado; o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do estado de Goiás (Ahpaceg), Dr. Haikal Helou; o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Salomão Rodrigues Filho; o conselheiro do CFM, Dr. Lueiz Amorim Canêdo, representando a Unimed Goiânia; o representante da Associação Médica de Goiás, Dr. Paulo Francescantônio, e o conselheiro Dr. Robson Paixão de Azevedo, representando o Sindicado dos Médicos no estado de Goiás (Simego).
Representando o Cremego, prestigiaram a solenidade o presidente Aldair Novato Silva e os diretores e conselheiros Evandélio Alpino Morato, Fernando Ferro da Silva, Haroldo de Oliveira Torres, Luiz Humberto Garcia de Souza, Maurício Machado da Silveira, Paulo Roberto Ferreira Tartuce e Rômulo Sales de Andrade.
Para o Dr. Lueiz, "é uma iniciativa importante, pois reconhece e divulga a trajetória e a contribuição dos médicos goianos para o desenvolvimento da medicina em nosso estado".
“Somos médicos e morreremos médicos”
Ao falar em nome dos homenageados com a comenda de Honra ao Mérito Profissional Médico 2016, Dr. Argeu Clóvis de Castro Rocha fez uma verdadeira declaração de amor à profissão que ele e os colegas escolheram há mais de 50 anos, quando ingressaram na faculdade.
“A comenda é um grande reconhecimento ao nosso trabalho e queremos honrá-la afirmando que somos médicos e morreremos médicos”, disse, ressaltando ser grato à medicina e exercê-la seguindo as três mais belas virtudes da humanidade: a ética, a honestidade e a gratidão.
Argeu, que já foi conselheiro do Cremego, declarou que ele e os colegas homenageados abraçaram a medicina e zelam pelo respeito à ética e pelo bom atendimento à população, assim como faz o Conselho. “Temos um longo tempo de formados, muito mudou nestes anos, mas nossa essência de servir o paciente permanece viva”, disse o médico, que criticou os profissionais que “se escondem atrás de equipamentos superestimados, deixando de lado a boa anamnese”.