Auditoria confirma boas práticas de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos na Unimed Goiânia
Realizada com o objetivo de evidenciar a aderência às práticas da RN nº 518, a auditoria confirma o compromisso da cooperativa com a excelência e a transparência em sua gestão
A Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico, pela segunda vez, obteve um parecer positivo em sua auditoria externa anual. Realizada com o objetivo de evidenciar a aderência às práticas de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos conforme as diretrizes da Resolução Normativa – RN nº 518, a auditoria confirma o compromisso da cooperativa com a excelência e a transparência em sua gestão.
A RN 518, estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), determina sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de sustentabilidade das operadoras de planos de assistência à saúde. Essas diretrizes são essenciais para garantir que as operadoras de planos de saúde mantenham elevados padrões de gestão, proporcionando segurança e confiança aos seus beneficiários.
O diretor administrativo e financeiro da Unimed Goiânia, Dr. Valney Luiz da Rocha, explica sobre a importância desse reconhecimento e a satisfação para cooperativa. "Estamos felizes com os resultados da auditoria externa, que mais uma vez confirma a dedicação das equipes da cooperativa para implementação de melhores práticas de governança e gestão de riscos. Este parecer positivo reafirma a conformidade com a RN 518 e reforça nosso compromisso contínuo com a transparência, a eficiência e com a segurança dos nossos cooperados, colaboradores e beneficiários. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para manter e superar esses padrões, garantindo sempre a excelência em nossos serviços", expressou.
A auditoria que confirmou as boas práticas de governança e gestão de riscos da cooperativa, aconteceu em maio deste ano e destacou o cumprimento rigoroso das práticas estipuladas pela RN 518. Além de ressaltar o comprometimento da Unimed Goiânia com a gestão eficiente e a governança transparente.
Com a obtenção do parecer positivo, a Unimed Goiânia submeteu o relatório à ANS, que autorizou a utilização do fator reduzido para o cálculo do capital regulatório no patrimônio líquido da cooperativa até o próximo ciclo de avaliação. Esta autorização representa um reconhecimento adicional da solidez e da confiabilidade das práticas de governança da cooperativa médica.