Campanha alerta para exames que devem ser evitados em crianças
Como parte da campanha Choosing Wisely (Escolhendo com Sabedoria), a seção de endocrinologia da American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) publicou uma lista com cinco exames que devem ser evitados em crianças. As recomendações são as seguintes:
- Evitar pedir exames hormonais (LH e FSH e estradiol ou testosterona) para crianças com pelos púbicos e/ou odor corporal, mas nenhum outro sinal de puberdade.
- Evitar pedir exames de triagem em busca de uma doença crônica ou uma condição endócrina (incluindo CBC, CMP, IGF-1, tireoide e anticorpos celíacos) para crianças saudáveis que estão crescendo com índice igual ou acima do percentil 3 para a altura, com uma taxa de crescimento normal e ganho de peso apropriado.
- Exames rotineiros para medir concentrações de vitamina D em crianças saudáveis, incluindo as com excesso de peso ou obesidade também devem ser evitados.
Fernando Paceli
"Medir rotineiramente a função da tireoide e/ou níveis de insulina em crianças com obesidade é outro procedimento não recomendado. E solicitar ultrassonografias da tireoide rotineiramente em crianças com bócio simples ou tireoidite de Hashimoto também não é indicado", informa Fernando Paceli, diretor-técnico dos Recursos e Serviços Próprios I da Cooperativa.