A XIV Reunião do Grupo de Corrida da Unimed Goiânia para premiação do desafio do 1˚ trimestre, entrega das novas camisetas e apresentação dos resultados das novas reuniões participativas foi realizada no dia 24 de abril, no Contemporane Restaurante.
O encontro teve a presença do diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro, da empresa de assessoria esportiva TRC e dos atletas cooperados, colaboradores e beneficiários. Na ocasião, foram divulgadas várias informações de interesse dos atletas, principalmente no que se refere ao seu desempenho, e apresentada a lista dos vencedores dos Desafios Unimed, criados para estimular os atletas a terem uma frequência assídua nos treinos e um melhor rendimento nas provas.
Também foram apresentados os resultados da segunda reunião participativa, que objetivou estreitar o relacionamento com os gestores; levantar novas sugestões para assiduidade dos atletas; analisar as regras e a manutenção do Desafio do Trimestre e do Desafio dos ganhadores; e apresentar uma avaliação geral na visão de cada convidado. Participaram como convidados Luciana Santos, Dr. Verlaine dos Reis, Raquel Rezende e Regiane Ferreira.
As sugestões apresentadas foram as seguintes:
- Criar mecanismos de motivação para tirar os atletas da zona de conforto;
- Implantar o Projeto Acolhida para os atletas com mais tempo de grupo recepcionarem os novos;
- Ampliar a divulgação do Grupo de Corrida junto aos médicos cooperados;
- Aumentar o número de atletas representando a Unimed Goiânia na prova de revezamento Volta à Ilha;
- Propor mais transparência nas pontuações do sistema da TRC.
- Definir uma tabela de pontuação que premia seis corredores, três em cada categoria (feminino e masculino), que alcançarem mais pontos.
Desafio do 1º Trimestre
A primeira rodada de premiação do ano valorizou o desempenho dos seguintes atletas:
Feminino
1o lugar – Lucila Stopa dos Reis
2o lugar – Eliane Maia de Oliveira
3o lugar - Dra. Adriane Codevilla Mata de Sousa
Masculino
1o lugar – Ulysses de Aquino
2o lugar – Dr. João Marcelo Kluthcouski
3o lugar – Dr. Verlaine dos Reis
"A iniciativa da Unimed Goiânia é muito legal. O Grupo de Corrida vai na direção do que a Cooperativa propõe: cuidar de você. A atividade física só traz benefícios quando bem orientada", afirma o cooperado cirurgião vascular Dr. Verlaine dos Reis, que sempre praticou esportes, desde os 15 anos de idade.
Sua prática influenciou a esposa que, nessa edição, conquistou o 1˚ lugar no desafio do trimestre. "A corrida tem um efeito terapêutico em mim. Melhora a parte física e emocional. É um descanso mental que favorece o desempenho físico e me faz sentir muito bem", disse Lucila Stopa Fonseca dos Reis, esposa do cirurgião.
O beneficiário Ulisses de Aquino Lima Neto (1˚ lugar) participa do grupo desde março de 2015 e disse se sentir honrado em treinar ao lado de cooperados e colaboradores da Cooperativa. "É um grupo seleto de pessoas que se nivelam. Lá não existe hierarquia, somos todos corredores saudáveis. No grupo, sinto a comprovação do que a medicina diz a respeito do esporte: mais saúde, mais disposição no dia-a-dia, mais concentração nos afazeres", explicou.
Fernando Rodrigues da Silva, colaborador da Coordenação de Análise de Desempenho, é novato no grupo. Apesar de ter chegado há apenas uma semana, afirma que a experiência está sendo melhor do que imaginava. "Logo no início, participar de uma confraternização como essa é muito acolhedor. Ontem já participei de uma corrida de 5 km em Senador Canedo, fui muito bem e quero participar de muitas outras", garantiu.
Próximos desafios
- Maratona Adidas (13/5)
- Circuito Caixa (4/6)
- Desafio dos Romeiros (18/6)
Mostre seu Caminho
Lana Magalhães
O concurso nacional Mostre seu Caminho, uma campanha para incentivar a prática do esporte desenvolvida pela Unimed do Brasil, teve a goiana Lana Magalhães premiada em segundo lugar.
Com a ajuda de aplicativos de corrida que mapeiam trajetos, os participantes deveriam postar em sua conta do Instagram ou Facebook, de maneira pública, a hashtag #MostreSeuCaminho e o desenho do trajeto realizado. Os mais criativos foram premiados.
"Me senti reconhecida. A Unimed fez uma campanha nacional muito legal para incentivar o esporte e a saúde. Soube pelo Instagram, vi as pessoas marcando umas às outras e divulgando o prêmio, que era um relógio com GPS muito desejado por nós, corredores. Assim que vi, quis porque é muito útil. Fiquei muito orgulhosa de ter participado e conquistado o prêmio".
Lana Magalhães, beneficiária, 2˚ lugar.
Volta à Ilha
Atletas do Grupo de Corrida Unimed Goiânia que participaram do Revezamento Volta à Ilha
Pelo 4º ano consecutivo, atletas do Grupo de Corrida Unimed Goiânia participaram da corrida de Revezamento Volta à Ilha, que foi disputada no dia 16 de abril, em Florianópolis.
A competição é conhecida por desafiar 3,7 mil atletas de todo o Brasil a se revezarem em trechos de trilhas, morros, areias e asfalto para completar a prova, que tem um dos maiores e mais difíceis percursos do país.
A equipe foi formada por 10 atletas selecionados para participar com o apoio da Cooperativa: Leonardo Barbosa, Janaíne Rezende, Amanda Barboza, Regiane Ferreira, Afrânio Ferreira, Lucila Stopa, Sebastião Pereira, Dr. João Marcelo, Ulysses de Aquino Dr. Verlaine dos Reis, Kleber da Silva Pio. Esse ano, o grupo teve o melhor rendimento, com uma redução de cinco minutos no tempo do percurso. A avaliação geral é que todos os atletas tiveram uma boa melhora em seus desempenhos.
Superação
Luciana Pereira dos Santos
Outra colaboradora da Unimed Goiânia, Luciana Pereira dos Santos, contadora e advogada, que participa já há algum tempo do Grupo de Corrida, viveu uma história pessoal de superação quando competiu na edição desse ano da Volta à Ilha com o grupo da TRC, representando a Cooperativa.
"Corri três trechos. Não fui bem em dois deles, não consegui atingir o tempo estabelecido e isso mexeu comigo, me abalou. Achei que não conseguiria fazer o último trecho bem, que era noturno e eu estaria sozinha. Mas o espírito de equipe e o incentivo me fizeram reviver minhas experiências de corrida e da vida, frustrações e vitórias. E comecei a pensar que podia conseguir. Fiz o último trecho com cinco minutos a menos do que tinha previsto", contou.
Ela descreveu o que sentiu ao completar o último quilômetro e fechar o percurso de 6 km e 200 metros em 30 minutos e 57 segundos, um tempo que nunca havia conseguido fazer antes. "Estar de pé desde às cinco da manhã, depois de ter corrido dois trechos em areia, em duna, ter uma bolha de sangue no pé, conseguir ultrapassar várias pessoas que também estavam se esforçando, isso me mostrou que eu posso. E minha força não está no meu corpo, nos meus pés, está na minha mente, no meu coração, na minha vontade de ir além", garantiu Luciana.