Instituto Unimed Goiânia leva saúde, sustentabilidade e histórias para a Temporada Araguaia 2025
Com ações educativas, distribuição de brindes sustentáveis e apoio à saúde, cooperativa marca presença na temporada com iniciativas que unem cuidado, meio ambiente e afeto
Com iniciativas voltadas à conscientização, bem-estar e preservação ambiental, a Unimed Goiânia esteve presente em mais uma edição da Temporada Araguaia, levando cuidado e informação para milhares de visitantes. Por meio do Instituto Unimed, braço socioambiental da cooperativa, a ação reforçou a importância de aproveitar o Araguaia com responsabilidade, respeito à natureza e atenção à saúde.
Durante os dois finais de semana de atuação, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo espaço da Unimed Goiânia, instalado em pontos estratégicos da região. Entre as ações promovidas estiveram a disponibilização de totens com protetor solar, a distribuição de chapéus personalizados, como forma de reforçar o cuidado com a exposição solar, e a entrega de copos reutilizáveis, com o objetivo de reduzir o uso de plástico e incentivar práticas sustentáveis.
Além disso, foram instalados ecopontos para coleta de recicláveis, conectando a campanha à atuação dos projetos “De Tampa em Tampa” e “Eu Ajudo na Lata”, que reaproveitam materiais como tampas plásticas e lacres de alumínio para transformar resíduos em mobilidade e solidariedade.
“Curtir essa experiência de forma segura, com responsabilidade, é essencial para que as lembranças da temporada sejam apenas positivas. É gratificante ver a população abraçando ações que promovem mais saúde e respeito ao meio ambiente”, destaca o presidente voluntário do Instituto Unimed, Dr. Frederico Xavier.
A presença da Unimed Goiânia na Temporada também incluiu apoio à Caminhada Ecológica, com ambulância de prontidão, e a participação de integrantes do Grupo de Corrida Unimed no trajeto, reforçando o incentivo ao movimento e à qualidade de vida.
Se tem Araguaia, tem história
Como parte das atividades, a campanha “Se tem Araguaia, tem história” convidou o público a compartilhar momentos marcantes vividos às margens do rio. E as memórias foram emocionantes.
“Todo ano estou aqui. Aqui é uma terapia, uma paz. Tenho depressão e ansiedade e aqui me acalmo. Amo o Araguaia”, contou Geane Soares de Oliveira, que aproveitou a ação da Unimed para reforçar a conexão entre natureza e saúde mental.
Já a pequena Paola do Nascimento, de 10 anos, compartilhou uma história que mistura emoção e superação. “Uma vez fui pescar com minha família, a vara quebrou e eu chorei muito. Mas depois vi que o peixe estava lá. Assei ele e ficou muito gostoso. Eu amo a temporada Araguaia, me divirto muito, gosto de tomar banho de rio e do pôr do sol”.