Inverno aumenta casos de doenças respiratórias: telemedicina auxilia no diagnóstico precoce
27 de junho de 2025
Serviço virtual orienta beneficiários desde os primeiros sintomas e contribui para evitar sobrecarga nas unidades presenciais
Durante o inverno, os dias mais frios anunciam também uma preocupação recorrente para a saúde: o aumento dos casos de doenças respiratórias. Gripes, resfriados, rinite, sinusite, asma e bronquite figuram entre os problemas mais comuns nessa época do ano, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com histórico de doenças crônicas. Para estes casos, o uso da telemedicina permite que os pacientes recebam orientações rápidas sem sair de casa, uma vantagem significativa, especialmente para evitar a exposição em ambientes hospitalares.
Os beneficiários da Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico podem realizar consultas por telemedicina, disponíveis diariamente, das 7h às 19h, por meio do Portal Unimed Goiânia e do aplicativo Super App. O serviço, em funcionamento desde 2022, tem sido utilizado por milhares de beneficiários e ganha ainda mais relevância neste período.
De acordo com o médico e diretor de provimento de saúde da Unimed Goiânia, Dr. Francisco Albino Rebouças Jr., febre, dor de garganta, coriza e tosse leve estão entre os principais sintomas de viroses respiratórias comuns nesta época do ano. “Ao identificar esses sinais, os pacientes devem recorrer inicialmente ao atendimento por telemedicina. Nesta modalidade é possível fazer a triagem, iniciar o tratamento e até prescrever medicamentos com segurança durante a consulta online. Além de proporcionar diagnóstico rápido e seguro, essa conduta evita deslocamentos desnecessários e contribui para reduzir a demanda nas unidades presenciais.”
Cuidado ágil e de qualidade em casa
A beneficiária Tainara Marques é uma das pessoas que adotaram a telemedicina como primeira alternativa para situações de baixa complexidade. “Estava com muita dor no corpo e não queria ir até o pronto-socorro, achei que fosse dengue. Fiz o atendimento pela telemedicina e, em 15 minutos, já tinha recebido o atendimento. Fiquei em casa, segui as orientações e melhorei.”
Atenção qualificada
Para o diretor de provimento de saúde da Unimed Goiânia, Dr. Francisco Albino Rebouças Jr., a telemedicina cumpre um papel estratégico, especialmente diante do aumento de casos respiratórios. “A telemedicina tem permitido que nossos médicos cooperados realizem atendimentos com mais flexibilidade, mantendo a qualidade assistencial. Neste cenário, é fundamental orientar os beneficiários a buscarem o serviço logo nos primeiros sintomas, o que evita sobrecarga nas unidades físicas e garante maior eficiência no uso dos recursos da rede assistencial”, afirma.
O serviço permite ao médico emitir atestados, receitas e encaminhamentos para exames ou especialistas, sempre que necessário, com integração ao prontuário eletrônico do paciente.