A empresa Serttel, concessionária das bicicletas do Projeto DeBike Gyn, divulgou o relatório de utilização das bikes no mês de junho. Mais de 50 mil viagens já foram realizadas, e a população continua aderindo ao projeto: em junho, 749 novos cadastros foram realizados.
Novamente, os passes mais adquiridos foram os mensais: 759 em junho. Em seguida, estão os passes diários, com venda de 514 unidades; os semestrais, 44, e os anuais, adquiridos 5 vezes. Desde que as estações foram inauguradas, em dezembro do ano passado, somam-se mais de 53 mil viagens. Neste ano, os usuários fizeram 49,2 mil viagens, sendo mais de 5 mil em junho.
O trajeto mais percorrido foi o da Praça Cívica, onde 5% das viagens foram iniciadas e finalizadas. Em seguida, estão o Parque Areião (3,5%) e o Parque Vaca Brava (3,3%). O trajeto Praça Cívica - Praça Universitária (1,7%) e Unimed Goiânia (1,6%) entraram no ranking dos 10 trajetos mais realizados, ocupando a 8ª e a 10ª posição, respectivamente.
O horário de maior retirada das bikes foi entre 16h e 18h: 28% das utilizações são realizadas durante esse período. A quinta-feira foi a campeã de aluguéis de bikes, com 18%, seguida pelo domingo, com 17%. As estações com os maiores números de retiradas de bicicletas foram a Praça Cívica (14,7%) e a Praça Universitária (10%).
O DeBike Goiânia é um projeto que tem apoio da Unimed Goiânia, que estampa as bicicletas, em parceria com a Prefeitura da capital e a empresa Serttel. Para os membros do Conselho de Administração, “o crescimento constante do número de cadastros certifica o sucesso desse projeto que busca tornar nossa cidade mais sustentável”.
O serviço de bicicletas compartilhadas conta com 15 postos na área central de Goiânia, com 150 bicicletas disponíveis, 10 em cada ponto. Para retirar uma bicicleta, o usuário precisa se cadastrar pelo aplicativo GynDeBike, disponível para Android, ou DeBike, em iOS. Após se cadastrar e pegar a bike, o usuário pode devolvê-la em qualquer um dos 15 pontos do projeto.