O Dr. Breno de Faria é o novo presidente da Unimed Goiânia, e a Dra. Selma Trad assume seu lugar na vice-presidência e na diretoria de Planejamento e Controle. A mudança foi anunciada durante a inauguração do Complexo Administrativo da Unimed Goiânia que abrigará também o Centro de Diagnósticos Unimed (CDU), no último dia 10 de abril.
O motivo da saída do Dr. Sizenando da Silva Campos Jr. da presidência se deve ao convite aceito por ele para integrar a nova diretoria da Central Nacional Unimed (CNU) como diretor de Mercado, Marketing e Comunicação. Ele ainda continua integrando o Conselho de Administração da Unimed Goiânia como diretor-financeiro. O processo seguiu as normas do Estatuto Social da Cooperativa (parágrafo único do Artigo 91).
A indicação do Dr. Sizenando para integrar uma diretoria da CNU representa o reconhecimento do sucesso do modelo de gestão adotado pela Cooperativa e de suas boas práticas de governança. Em um cenário adverso, em que diversas operadoras de planos de saúde, entre elas, algumas Unimeds, encerraram suas atividades, a Unimed Goiânia não apenas manteve sua solidez econômica e financeira, como também distribuiu sobras entre cooperados e cooperadas e tornou-se referência no Sistema Nacional Unimed.
Visitas de Singulares coirmãs de Goiás e de outros estados
No ano passado, por exemplo, a Cooperativa recebeu, em média,três visitas por mês de técnicos e dirigentes de Singulares coirmãs de Goiás e de outros estados. Também respondeu, por e-mail e telefone, centenas de consultas e pesquisas de informações a respeito dos processos e padrões de documentos, fluxos e rotinas de trabalho, além de programas desenvolvidos e treinamentos, entre outros. Portanto, esta é uma conquista coletiva do atual Conselho de Administração em conjunto com os cooperados e a equipe qualificada de colaboradores.
Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.
O ex-presidente, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., deixa um legado importante de realizações como a construção da nova sede administrativa e do Centro de Diagnósticos Unimed (CDU); o fortalecimento do Programa de Atenção à Saúde (PAS), onde se desenvolve o processo de implementação de um novo modelo de atenção à saúde; a implantação do Serviço de Quimioterapia; o crescimento do UniDomiciliar; a criação do SOS Unimed; a eficiência da Rede de Recursos e Serviços Próprios; e a cocriação da Federação Goiana.
"O sucesso obtido com a contribuição de cada um de vocês, colegas do Conselho de Administração, cooperados e cooperadas, colaboradores e colaboradoras, na condução de nossa Cooperativa, tem chamado a atenção do Sistema Nacional Unimed e do mercado de saúde suplementar. E o fato de termos nos tornado uma referência respeitada de boas práticas de gestão e solidez motivou o convite para que eu assumisse a Diretoria de Mercado, Marketing e Comunicação da Central Nacional Unimed", afirmou Dr. Sizenando da Silva Campos Jr. em seu discurso na solenidade de inauguração.
Ele justificou sua saída pela impossibilidade de conciliar as agendas de presidente da Cooperativa e diretor da Central: "O melhor é me afastar do cargo para não prejudicar o bom andamento de nosso trabalho".
Segundo Dr. Sizenando, o que mais pesou em sua decisão foi a oportunidade de inserir a experiência de sucesso da gestão goiana em uma importante instância de nível nacional como a CNU. "Graças ao sucesso de nossas boas práticas de governança, ao comprometimento de nossos cooperados e cooperadas e à qualificação de nossa equipe de colaboradores e colaboradoras, podemos hoje dar visibilidade ao estado de Goiás e a Goiânia como centros modernos e eficientes em nossa área de atuação", disse, manifestando gratidão por todos que colaboraram com o sucesso da Cooperativa.
Como diretor-financeiro, ele garantiu que continuará agindo com prudência e cautela para que a solidez econômica da Cooperativa seja duradoura. “Sempre repeti bastante a frase ‘Avançar com segurança’ como uma espécie de mantra contra as adversidades que derrubaram muitos neste mercado complexo da saúde suplementar, mas que não conseguiram nos enfraquecer. Garanto que este continuará sendo o mandamento-guia ao assumir a Diretoria Financeira, agora que a Dra. Selma Trad irá ocupar a vice-presidência e a diretoria de Planejamento e Controle", disse.
Mohamad Akl
Também presente na solenidade de inauguração, o ex-presidente da Central Nacional Unimed, Mohamad Akl, elogiou a participação do presidente da Unimed Goiânia. “Para mim, foi muito satisfatório o fato de que o Dr. Sizenando esteja indo para uma diretoria na Central Nacional Unimed, uma vez que ele faz parte do meu Conselho de Administração na CNU há mais de doze anos, então, conhece também a estrutura. Vi com bastante tranquilidade essa indicação," disse ele.
Novo presidente
Dr. Breno de Faria assume a presidência da Cooperativa
Dr. Breno de Faria assume a presidência da Cooperativa credenciado por uma vasta experiência em Administração de Empresa Cooperativa, somada a uma trajetória comprometida com os valores cooperativistas, a modernização e a qualidade da gestão.Entre os principais projetos conduzidos por ele, estão o Agendamento On-line (AOL); as sucessivas reformas estatutárias; a criação do modelo de admissão de novos cooperados, que conquistou prêmios nacionais e é seguido por outras Singulares; a implantação do Projeto Integridade na Unimed Goiânia (parceria entre o Instituto Ethos e a Unimed do Brasil) e do Índice de Solicitação de Exames, importante ferramenta de controle de excessos de procedimentos; e a implementação do Grupo de Diagnósticos Relacionados (DRG), moderna ferramenta de gestão clínica e de avaliação de desempenho.
Também foi o coordenador de implantação do Qualipress, novo sistema de classificação da qualidade da rede hospitalar; da acreditação no nível máximo da Unimed Goiânia dentro dos parâmetros da Resolução Normativa nº 277; da seleção e implantação do novo e moderno Sistema de Gestão Unimed (SGU); e do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que classificou a Cooperativa na faixa de nota máxima. Além disso, conduziu e fez o controle da execução do Planejamento Estratégico das últimas três gestões da Unimed Goiânia e atuou como representante da Cooperativa junto à Agência Nacional de Saúde.
Em seu discurso na solenidade de inauguração do novo Complexo Administrativo e do Centro de Diagnósticos Unimed, quando foi feita a comunicação da mudança, Dr. Breno de Faria falou de oportunidades e desafios.
"Os craques dizem que quanto mais treinam, mais sorte eles têm. Quanto mais a gente se dedica, quanto mais somos fiéis aos nossos princípios, mais as oportunidades aparecem. Nós percebemos, num cenário de crise, uma oportunidade de investimento como essa, para montarmos nosso Centro de Diagnósticos e nossa nova Sede Administrativa. O Sistema Nacional, por exemplo, percebeu a oportunidade de angariar um novo diretor e veio a Goiânia resgatar nosso diretor-presidente, que conduziu, nesses anos todos, a Cooperativa aos seus bons resultados. Mas as oportunidades, uma vez assumidas, têm um preço a pagar: os desafios. Eu me propus a aceitar um grande desafio: nesse momento de crise, dirigir como Presidente a nossa Cooperativa. Aos meus colegas da diretoria, expresso minha enorme gratidão. Aos cooperados e cooperadas que entregaram essa missão a esse Conselho, nosso muito obrigado. Aceitei esse desafio com a convicção que possa ser vencido, não só pelos resultados que tivemos, realmente expressivos, mas pela postura de dedicação e ética que tem sido a tônica desse grupo que integra o Conselho de Administração da Unimed Goiânia. Isso me faz sentir honrado de estar presidindo essa Cooperativa. Novos desafios virão e estaremos juntos. Como sempre, não faltarão esforços meus e dessa equipe de diretores e colaboradores”, disse.
Dr. Leonardo Mariano Reis
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás, Dr. Leonardo Mariano Reis, foi uma boa escolha. "Achei justo. O Dr. Breno é um companheiro que vem trabalhando há muito tempo pela Cooperativa, portanto merece nosso crédito", disse.
"A mudança é positiva. Por sorte da Cooperativa o Dr. Sizenando não se desligará completamente e ainda poderemos contar com sua experiência. Vejo com bons olhos o novo presidente. O Dr. Breno de Faria já mostrou seu valor, que trabalha pelo coletivo, assim, a Cooperativa está em boas mãos", disse José Umberto Vaz de Siqueira, presidente da Associação Médica de Goiás.