Autismo é tema de live promovida pela Unimed Goiânia
Goiânia, 19 de Março de 2021.
Transmissão ao vivo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) acontece pelas redes sociais da Cooperativa com participação da médica especialista Maria das Graças Brasil.
O encontro virtual será realizado no dia 9 de abril (sexta-feira), às 19h30. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo diagnosticado em crianças, a live contará com a presença da neuropediatra e psiquiatra infanto juvenil, Maria das Graças Brasil, que abordará o tema: Identificação e manejo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa integra a campanha de ações em celebração ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para informar a sociedade sobre o TEA, com o propósito de reduzir o preconceito e a discriminação contra as crianças portadoras.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades de comunicação e interação social, com padrões restritos e repetitivos de comportamento. Segundo Maria das Graças Brasil, o Transtorno do Espectro Autista não tem cura, mas o tratamento adequado pode minimizar os sintomas cardinais. “Atualmente, nós sabemos que o TEA é uma condição cerebral com base fortemente genética. Hoje se adota o modelo psicogenético. A criança nasce com uma vulnerabilidade genética que teria fatores ambientais influenciando na expressão dos genes”, explica a médica cooperada da Unimed Goiânia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe um autista em cada 160 crianças no mundo. Já a Academia Americana de Pediatria estima uma prevalência de TEA nos Estados Unidos de 1,7 por cento. No entanto, ainda não há pesquisas que comprovem com exatidão a quantidade de crianças autistas no Brasil. Outra questão é a incerteza da média de idade de diagnóstico na criança. Apesar do alto número de casos diagnosticados, eles ainda enfrentam dificuldade para encontrar e receber um tratamento adequado.
O diagnóstico e uma intervenção precoce adequada, por meio de testes de rastreamento, pode oferecer um desfecho melhor para a vida da criança, ajudando-a a desenvolver mais autonomia e ser mais independente. “O objetivo da live em parceria com a Unimed Goiânia é proporcionar aos pais de crianças autistas, e também a toda a sociedade, um momento de aprendizado e conscientização sobre um transtorno que modifica o cotidiano de milhares de crianças no mundo. Será um encontro muito especial”, finaliza Maria das Graças.
Sobre a Unimed Goiânia
A Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico foi fundada em 21 de fevereiro de 1978 por 49 médicos goianos e integra o Sistema Nacional Unimed. Atua com princípios cooperativistas no setor de saúde suplementar com uma rede credenciada da instituição, que compreende hospitais, clínicas e laboratórios responsáveis pela assistência médica-hospitalar-laboratorial prestada a aproximadamente 350 mil beneficiários, em Goiânia, na região metropolitana e em mais 36 municípios circunvizinhos. A Unimed Goiânia é uma força econômica importante no Estado de Goiás, indutora do crescimento e geradora de mais de 20 mil empregos indiretos na economia goiana. Oferece planos de saúde individuais ou familiares para pessoas físicas e planos empresariais e coletivos por adesão para pessoas jurídicas, com cobertura de acordo com a lista de Procedimentos e Eventos em Saúde, determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também oferece produtos opcionais como SOS – UTI móvel, aéreo e terrestre – e Proteção no Trabalho.