arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Unimed Goiânia prepara implementação total Sistema Hilum






 

A partir de dezembro de 2009, toda a comunicação operacional na Unimed Goiânia será feita pelo Hilum

Atualmente, toda a rede credenciada e a grande maioria dos médicos cooperados já fazem uso do Sistema Hilum. A partir de dezembro de 2009, toda a comunicação operacional na Unimed Goiânia será feita por este sistema.

Prazo final 1º de dezembro

O prazo final para implantação do Sistema Hilum é dia primeiro de dezembro. O Sistema Hilum permite fazer solicitações e autorizações de consultas, exames e internações para beneficiários locais e de intercâmbio, reduzindo a necessidade de preenchimento manual de guias, enquanto o POS só realiza a autorização de consultas e exames locais. Todas as autorizações e solicitações feitas aparecem em tela ou podem ser impressas.  

Equipamento necessário recomendado

Para implantar o Sistema Hilum, a configuração mínima do computador deverá ser: 

 -Processador com velocidade igual ou superior a 1 Ghz;
-512Mb de memória RAM;
-Sistema Operacional Windows (2000 ou XP ou Vista);
-Uma entrada USB livre;
-Java Virtual Machine – manter versão sempre atualizada (versão JDK 6 Update 6 em março/2009);
-Internet Explorer versão 07 ou superior com acesso de conexão banda larga;
-Leitor de cartão magnético conectado ao microcomputador, que leia as trilhas 1, 2 e 3 com conexão USB no padrão IDT 3331-33U.

“O Sistema Hilum oferece benefícios para todos. Agilidade, rapidez e economia. Ninguém irá mais pagar pelo custo de uma ligação telefônica a cada autorização de procedimento. A Cooperativa também reduzirá custos, por exemplo, deixando de usar as bobinas de impressão dos comprovantes de consulta e também dos formulários”, explica Dr. Breno de Faria, diretor de Planejamento e Controle, anunciando a realização de novos cursos de treinamento para utilização do Hilum a partir do  mês de setembro em datas a serem definidas.

 Em caso de dúvidas e para mais informações, o cooperado deve ligar para o Suporte Hilum – (62) 3216 8288 ou enviar e-mail para [email protected] .
 
Histórico

A partir das mudanças exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com a implantação da Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), o preenchimento manual das guias ficou mais demorado e complexo, exigindo mais informações dos médicos cooperados.

Para atender às novas exigências, os sistemas sofreram muitas mudanças, que afetaram diretamente os equipamentos utilizados para autorização dos procedimentos, assim o Sistema POS (point of sale, point of service ou máquinas leitoras de cartões magnéticos) passou a não mais atender à demanda de autorizações e  dados trafegados pelo canal de comunicação entre a Cooperativa, cooperados e prestadores.

A implantação do Hilum começou em julho de 2007 como um projeto piloto no SAU e, em seguida, em uma unidade do Laboratório Padrão, que rapidamente solicitou a instalação em todas suas unidades. Em fevereiro de 2008, o sistema já estava implantado em grande parte da rede credenciada. 

Nesse mesmo ano, foi definida a implantação obrigatória do sistema somente para os prestadores com o objetivo, alcançado logo em setembro, de substituir os POS (Point of Service). Para os cooperados, a substituição foi feita mediante solicitação espontânea.

${loading}