A partir de dezembro de 2009, toda a comunicação operacional na Unimed Goiânia será feita pelo Hilum Atualmente, toda a rede credenciada e a grande maioria dos médicos cooperados já fazem uso do Sistema Hilum. A partir de dezembro de 2009, toda a comunicação operacional na Unimed Goiânia será feita por este sistema. Prazo final 1º de dezembro O prazo final para implantação do Sistema Hilum é dia primeiro de dezembro. O Sistema Hilum permite fazer solicitações e autorizações de consultas, exames e internações para beneficiários locais e de intercâmbio, reduzindo a necessidade de preenchimento manual de guias, enquanto o POS só realiza a autorização de consultas e exames locais. Todas as autorizações e solicitações feitas aparecem em tela ou podem ser impressas. Equipamento necessário recomendado Para implantar o Sistema Hilum, a configuração mínima do computador deverá ser: -Processador com velocidade igual ou superior a 1 Ghz;
Em caso de dúvidas e para mais informações, o cooperado deve ligar para o Suporte Hilum – (62) 3216 8288 ou enviar e-mail para [email protected] . A partir das mudanças exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com a implantação da Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), o preenchimento manual das guias ficou mais demorado e complexo, exigindo mais informações dos médicos cooperados. Para atender às novas exigências, os sistemas sofreram muitas mudanças, que afetaram diretamente os equipamentos utilizados para autorização dos procedimentos, assim o Sistema POS (point of sale, point of service ou máquinas leitoras de cartões magnéticos) passou a não mais atender à demanda de autorizações e dados trafegados pelo canal de comunicação entre a Cooperativa, cooperados e prestadores. A implantação do Hilum começou em julho de 2007 como um projeto piloto no SAU e, em seguida, em uma unidade do Laboratório Padrão, que rapidamente solicitou a instalação em todas suas unidades. Em fevereiro de 2008, o sistema já estava implantado em grande parte da rede credenciada. Nesse mesmo ano, foi definida a implantação obrigatória do sistema somente para os prestadores com o objetivo, alcançado logo em setembro, de substituir os POS (Point of Service). Para os cooperados, a substituição foi feita mediante solicitação espontânea. |