arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Beneficiária da Unimed Goiânia dá a luz de parto normal na água






A beneficiária da Unimed Goiânia, Fabiana Flores Barros, 30 anos, advogada, grávida pela primeira vez, fez o Curso para Gestantes da Cooperativa e participou do Treinamento Físico para o Parto. Ela deu a luz ao seu bebê na água, no dia 24 de agosto, na maternidade Modelo, assistida pelo médico cooperado Dr. Luiz Carlos Pinheiro.  O recém-nascido, com 52 cm, 3 quilos 500 gramas está sendo amamentado naturalmente. 

“Na primeira consulta, em janeiro, o Dr. Luiz Carlos Pinheiro já me repassou um folheto sobre o Curso para Gestantes da Unimed. Foi maravilhoso descobrir o lindo e importantíssimo trabalho que a Mel Braga realiza de preparação física para o parto. No curso, também vi muito a respeito do parto normal e cesáreo e me certifiquei que efetivamente, o parto normal seria a melhor forma ao invés de uma intervenção cirúrgica sem motivação médica relevante”, contou Fabiana.

No começo da gravidez, “vi a tendência de muitos pelo parto cesáreo até conhecer o Dr. Luiz Carlos Pinheiro, que demonstrou uma visão muito interessante sobre o parto, prevalecendo a forma mais natural possível. Ao mesmo tempo, salientou que tudo dependeria da evolução das coisas e que o cesáreo é uma intervenção médica utilizada somente em caso de necessidade. Com isso, me senti segura”.  Fabiana também contou que aprendeu muito sobre a amamentação e cuidados com o bebê.
 
A beneficiária teve a assistência da preparadora física Mel Braga, colocando em prática exercícios específicos e no momento em que a analgesia seria solicitada, Fabiana entrou na banheira de água morna para fazer o parto na água, dispensando o seu uso. “É impressionante o efeito da água nas contrações, efetivamente retira a necessidade da analgesia. O parto natural e humanizado foi um momento incrível e indescritível da minha vida!”, finalizou ela. Em Goiânia, já foram feitos mais de 20 partos na água.

O ginecologista e obstetra cooperado Dr. Luiz Carlos Pinheiro confirmou a experiência de Fabiana. “Foi um parto tranquilo e rápido, a Fabiana ajudou o tempo inteiro, foi muito ativa e a assistência da Mel foi muito importante. O parto na água costuma ser mais rápido e não há necessidade de analgesia. Na água, a mãe sente menos dor e a circulação do sangue melhora bastante. Os bebês nascem em um ambiente muito parecido ao do útero e quase não choram”, disse o médico.

Dr. Luiz Carlos também reafirmou a contribuição do Curso para Gestantes, notando que “as mulheres chegam mais preparadas e conscientes para o parto normal, e com maior preparo físico. Tenho observado uma maior procura pelo parto normal depois da criação do curso”.

Dra. Luiza Emylce, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde, observa que quem faz o curso tem um tendência maior de procurar o parto normal porque são mulheres mais informadas e preparadas. “É um processo de conscientização semelhante ao da amamentação. Por muito tempo, as mães amamentaram com mamadeiras e agora, estão voltando ao comportamento natural. Nossa expectativa é que as mulheres se sintam mais encorajadas a tentar o parto normal, por isso investimos na preparação”, finaliza.

${loading}