arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Manual do Sistema Hilum está disponível no site da Unimed Goiânia






A Unimed Goiânia já disponibilizou, na área exclusiva do cooperado, o acesso ao Manual do Sistema Hilum, na opção de Downloads. O documento traz informações completas a respeito da utilização do novo módulo do sistema e é de grande ajuda no período inicial de sua implantação para evitar erros.

Além disso, a Unimed Goiânia reforça algumas orientações importantes a respeito das SOLICITAÇÕES E EXECUÇÕES DE SERVIÇOS REALIZADOS PELO SISTEMA HILUM (ON-LINE), em função de várias dúvidas e questionamentos que têm ocorrido nesses primeiros 30 dias da implantação do sistema.

Estas orientações enviadas por correspondência, além de serem úteis aos cooperados e prestadores, devem ser repassadas, também, às secretárias, atendentes e faturistas.

Principais orientações

Lista de Procedimentos liberados do envio de documentos para pagamento

Também está disponível no site da Unimed Goiânia na opção de Downloads. Esta lista contém os procedimentos que estão liberados do envio de documentos para serem pagos, tanto os procedimentos solicitados e executados pelo Sistema Hilum e/ou solicitados na Guia de Serviço Profissional – SP/SADT (papel) e executados no Sistema Hilum, desde que não possuam despesas.

Haverá exceção para os procedimentos constantes na referida lista, que forem autorizados via Central de Teleatendimento ou SAC - Setor de Atendimento ao Cliente, desde que, em nenhum momento, tenham sido executados no Sistema Hilum ou, ainda,  realizados  dentro de uma INTERNAÇÃO HOSPITALAR, pois os mesmos apenas  serão pagos se as guias forem apresentadas à Unimed Goiânia.

Observação 1: Os serviços contidos na referida lista, executados no Sistema Hilum, não devem ser enviados para Unimed Goiânia (nem através de entrega manual e nem pelo faturamento eletrônico).

Observação 2: As terapias (reabilitações/acupuntura/imunoterapias, etc) executadas no Sistema Hilum já estarão aptas para pagamento, desde que efetuados os complementos  (registro no Tipo de Saída).

Observação 3: As terapias (ex.: reabilitações/acupuntura/imunoterapias, etc) cujas sessões tenham sido  executadas parte no Sistema Hilum e outra parte no formulário de SP/SADT, com autorização  feita pela Central de Teleatendimento, devem ser faturadas da seguinte forma:

► a parte executada pelo Sistema Hilum, desde que efetuados os complementos, não precisa ser enviada.
►  a parte executada no formulário de SP/SADT, com autorização  pela Central de Teleatendimento, deve ser enviada pelo faturamento eletrônico.

► Para os casos de contingências, ainda poderão haver solicitações nas guias TISS (papel), sendo que, neste caso, os documentos da listagem PROCEDIMENTOS LIBERADOS DO ENVIO DE DOCUMENTOS PARA PAGAMENTO devem ser tratados da seguinte forma:

►Cooperados: os documentos devem ser enviados à Unimed Goiânia, para arquivo, nos ENVELOPES PARDOS.
►Prestadores: devem arquivar os documentos, conforme regras atuais que dispensam a sua apresentação.

Complemento de Execução (CID / Tipo de Saída):

Os procedimentos que exigem a realização dos complementos ao final do atendimento, como CONSULTAS ELETIVAS, REABILITAÇÕES (fisioterapias), ACUPUNTURA, IMUNOTERAPIAS, etc., não serão pagos, em hipótese alguma, se não forem feitos os complementos finais: TIPO DE SAÍDA. 

Os complementos com registro na opção CID/TIPO DE SAÍDA são exigidos nas solicitações de CONSULTAS ELETIVAS e TERAPIAS contidas no Rol de Procedimentos Unimed, tanto na guia (papel) como na execução on-line (Hilum).

Indicação Clínica

No Sistema Hilum há um campo específico para informar a INDICAÇÃO CLÍNICA, cujo preenchimento não é obrigatório para todas as solicitações. Porém, como já fora informado nos treinamentos, o ideal é que seja preenchido em todas as solicitações, a fim de facilitar a análise pela EQUIPE PROATIVO e PELA AUDITORIA MÉDICA nas solicitações cujos resultados forem RECIBO: VERMELHA, ou seja:  requer análise da auditoria.

Campo de Nº 64 - Observação

O preenchimento deste campo é de extrema importância para que o executante do serviço saiba o que deverá ser analisado na referida solicitação.

“Há colegas que não têm preenchido o campo de Observação e a falta dessa informação tem causado vários problemas, pois os executantes negam-se a fazer alguns exames sem as informações necessárias”, observa Dr. Lueiz Canedo, diretor de Auditoria Médica, ao exemplificar:

- TC cervical ou dorsal ou lombar (especificar a coluna) 
- RX punho (especificar o lado D ou E) 
- RX joelho (especificar o lado D ou E) 
- Anátomo Patológico  (especificar o órgão/região da peça/material)

${loading}