Os médicos Cooperados da Unimed Goiânia devem estar atentos ao prazo de validade dos exames solicitados para seus clientes, para evitar pedidos desnecessários, que geram excessos e aumentam os custos assistenciais e ruídos no atendimento ao beneficiário que comprometem a marca Unimed no mercado de planos de saúde, além de demandas judiciais desnecessárias. Diante da necessidade de ultrapassar o limite técnico estabelecido para pedir a repetição de um determinado serviço ou exame, o Cooperado deverá então justificar o motivo e enviá-lo à Cooperativa para liberação.
Uma das formas de evitar essa situação é conversando com o paciente para saber quais os exames que ele realizou recentemente e em quais datas. Isso evitará, inclusive, o incômodo do beneficiário ter que voltar ao consultório para providenciar a justificativa médica, tendo sido o beneficiário comunicado pelo laboratório, por exemplo, de que trata-se de uma repetição. Muitos beneficiários pensam ser uma negativa da Cooperativa em autorizar o exame, o que não é verdade e a situação acaba por gerar ruídos desagradáveis na relação da Unimed Goiânia e seus beneficiários. Cooperados que já utilizam o Sistema Hilum para solicitação de serviço à Cooperativa poderão informar Indicação Clínica quando necessário, antes do beneficiário chegar ao prestador para realizar o procedimento “assim o atendimento fica mais ágil e sem ruídos”, complementa Dr. Lueiz Canedo. |