arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Cooperados devem respeitar a parametrização de exames






Os médicos Cooperados da Unimed Goiânia devem estar atentos ao prazo de validade dos exames solicitados para seus clientes, para evitar pedidos desnecessários, que geram excessos e aumentam os custos assistenciais e ruídos no atendimento ao beneficiário que comprometem a marca Unimed no mercado de planos de saúde, além de demandas judiciais desnecessárias.

Diante da necessidade de ultrapassar o limite técnico estabelecido para pedir a repetição de um determinado serviço ou exame, o Cooperado deverá então justificar o motivo e enviá-lo à Cooperativa para liberação.

“É importante esclarecer que não se trata de limite contratual, mas tão somente técnico, baseado na validade de cada exame, para evitar repetições inúteis. Em caso de necessidade justificada, a Unimed Goiânia liberará a repetição”, explica o diretor de Auditoria Médica, Dr. Lueiz Canedo.

Uma das formas de evitar essa situação é conversando com o paciente para saber quais os exames que ele realizou recentemente e em quais datas. Isso evitará, inclusive, o incômodo do beneficiário  ter que voltar ao consultório para providenciar a justificativa médica, tendo sido o beneficiário comunicado pelo laboratório, por exemplo, de que trata-se de uma repetição.

Muitos beneficiários pensam ser uma negativa da Cooperativa em autorizar o exame, o que não é verdade e a situação acaba por gerar ruídos desagradáveis na relação da Unimed Goiânia e seus beneficiários.

Cooperados que já utilizam o Sistema Hilum para solicitação de serviço à Cooperativa poderão informar Indicação Clínica quando necessário, antes do beneficiário chegar ao prestador para realizar o procedimento “assim o atendimento fica mais ágil e sem ruídos”, complementa Dr. Lueiz Canedo.

${loading}