arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Programa Olho Vivo da ANS aprova Unimed Goiânia






A Unimed Goiânia, junto com outras grandes operadoras brasileiras (acima de 200 mil beneficiários), passa pelo processo de fiscalização proativa do Programa Olho Vivo, da Agência Nacional de Saúde (ANS), que analisa aspectos econômico-financeiros e técnico-assistenciais.

A Diretoria de Fiscalização da ANS comunicou nesta semana que o processo instaurado no âmbito do Programa, referente aos aspectos econômico-financeiros, havia sido arquivado “em razão de ter sido constatado que essa Operadora adotou as recomendações feitas pela ANS”.

Em relação aos aspectos técnicos e assistenciais, a Cooperativa também fez a devida adequação e agora, aguarda a divulgação do relatório da Agência.

“A Unimed Goiânia apresentou resultado muito positivo diante da análise das questões econômico-financeiras, onde teve que ajustar apenas um item, e dos aspectos assistenciais levantados, que já foram adequados. Possuímos bons indicadores econômico-financeiros, margem para capital de giro e estamos enquadrados em relação aos ativos garantidores para as provisões técnicas, ou seja, estamos seguros”, afirma o presidente da Unimed Goiânia, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.

Em relação aos controles internos, durante o período que abrangeu o trabalho de fiscalização, foi verificado ainda que a empresa possui relatórios gerenciais detalhados e a documentação comprobatória atendeu a todo o planejamento de testes efetuados pela equipe da ANS.

Entre as conclusões mais positivas do documento estão:

- a realização dos pagamentos dentro da previsão contratual, prática de glosas apenas com justificativa plausível e documentos utilizados na celebração contratual com os prestadores dentro das normas preconizadas pela ANS;
- seleção rigorosa dos cooperados e uma correta relação entre a rede disponibilizada aos beneficiários e a informada à ANS;
- durante a simulação de vendas, as informações fornecidas e as respostas às perguntas questionadas foram respondidas de forma correta, sendo que a documentação apresentada ao consumidor encontra-se de acordo com a legislação vigente.

Acesse a carta da ANS na íntegra: CLIQUE AQUI

Única no Centro-Oeste

O mapeamento das operadoras de planos de saúde, feito pela ANS, foi elaborado a partir de uma metodologia desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais em pesquisa promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e financiada pela ANS.

Criado em 2002, o Programa Olho Vivo define o critério de escolha das operadoras a serem fiscalizadas de acordo com o porte no setor e pela atuação sobre as líderes de cada mercado relevante. Na região Centro-Oeste, a Unimed Goiânia foi a única operadora a receber este tipo de fiscalização, por ter mais de 200.000 beneficiários.

${loading}