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Operadoras de planos de saúde suspensas por não cumprir prazos






A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras por não terem cumprido os prazos mínimos de atendimento. A Unimed Goiânia não está incluída nessa lista e a medida não afeta os beneficiários desses planos, cerca de 3,5 milhões de pessoas, que continuarão sendo atendidos.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

"A ANS está proibindo que esses planos possam ser vendidos enquanto a operadora não prestar atendimento adequado àqueles que já os possuem. Não prejudica o beneficiário, pelo contrário, protege essas pessoas", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.



Diretor Geral da ANS, Maurício Ceschin

Os planos são avaliados a cada três meses, de acordo com o cumprimento dos prazos de atendimento. Os que tiveram a comercialização suspensa foram mal avaliados duas vezes. A comercialização desses produtos fica suspensa a partir do dia 13. Se os planos insistirem na venda, poderão ser multados em R$ 250 mil. De acordo com o diretor geral da ANS, Mauricio Ceschin, o novo Rol não influenciou na suspensão das vendas. "Houve atrasos em consultas, exames, no atendimento corriqueiro", afirmou.

As 37 operadoras não passaram em dois monitoramentos reiterados nos últimos seis meses. A lista de planos suspensos está no site da ANS. Eles terão três meses para adequar suas redes e melhorarem a qualidade do serviço - a agência distribuiu notas de um a quatro para os produtos, conforme avaliação dos próprios beneficiários, sendo quatro a pior avaliação. Neste período, os planos não poderão ser vendidos para novos clientes.

Para as avaliações da ANS, o fator primordial foram as reclamações feitas pelos próprios beneficiários que não conseguiram atendimento. A agência recebeu 1981 reclamações na primeira avaliação trimestral e 4682 mil reclamações na segunda.

Veja a lista completa das 37 operadoras suspensas:

1.    Admedico Administração de Serviços Médicos a Empresa LTDA
2.    Administradora Brasileira de Assistência Médica LTDA
3.    ASL - Assistência a Saúde
4.    Assistência Médico Hospitalar São Lucas
5.    Beneplan Plano de Saúde LTDA
6.    Casa de Saúde São Bernardo S/A
7.    Centro Clínico Gaúcho LTDA
8.    Centro Transmontano de São Paulo
9.    Excelsior Med S/A
10.    Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
11.    Fundação Waldemar Barnsley Pessoa
12.    Green Line Sistema de Saúde S.A.
13.    Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro LTDA
14.    HBC Saúde S/C
15.    Memorial Saúde LTDA
16.    Nossa Saúde - Operadora  Planos Privados de Assistência à Saúde LTDA
17.    Operadora Ideal Saúde LTDA
18.    Porto Alegre Clínicas S/S LTDA
19.    Prevent Senior Private Operadora de Saúde LTDA
20.    Real Saúde LTDA EPP
21.    Recife Meridional Assistência Médica LTDA
22.    Samp Espírito Santo Assistência Médica LTDA
23.    São Francisco Assistência Médica LTDA
24.    São Francisco Sistemas de Saúde Sociedade Empresária LTDA
25.    Saúde Medicol S/A
26.    SEISA Serviços Integrados de Saúde LTDA
27.    SMS - Assistência Médica LTDA
28.    Social - Sociedade Assistencial e Cultural
29.    SOSAÚDE Assistência Médico Hospitalar LTDA
30.   Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico
31.    Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins
32.    Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico LTDA
33.    Unimed Maceió Cooperativa de Trabalho Médico
34.    Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico
35.    Universal Saúde Assistência Médica S.A.
36.    Vida Saudável S/C LTDA
37.    Viva Planos de Saúde

Unimed Goiânia bem avaliada
 
Os prazos de atendimento foram estipulados pela Resolução Normativa n¢ª 259/11, que entrou em vigor no final de dezembro.
 
Desde junho de 2011, a ANS vem avaliando trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro) as operadoras por meio de uma metodologia específica de monitoramento assistencial, que consiste num processo sistemático de análise de 20 indicadores.
O propósito dessa avaliação é avaliar e acompanhar indiretamente a evolução do risco assistencial das operadoras através da identificação de indícios de anormalidades administrativas e assistenciais.
 
As operadoras são classificadas em quatro faixas de risco que variam de acordo com a nota final obtida: risco assistencial baixo, pré-moderado, moderado e alto. A nota final da operadora poderá ser agravada em função do elevado número de negativas de cobertura por não atendimento aos prazos estabelecidos na RN 259/11.
 
No processamento de junho de 2012, a Unimed Goiânia atingiu nota que a classificou com “baixo risco assistencial”, ou seja,  alcançou os parâmetros estabelecidos pela ANS em seus processos administrativos e na assistência aos beneficiários.

Conselho de Administração da Cooperativa


"Queremos alertar todos os nossos médicos cooperados para que estejam muito atentos aos prazos máximos da RN 259 e pedimos também que orientem muito bem a equipe dos consultórios para evitar penalidades para a Cooperativa. Basta que apenas um cooperado descumpra os prazos para que todos os outros mais de 2.600 médicos sejam prejudicados com a suspensão da Unimed Goiânia, portanto vamos agir com todo o zelo e respeito por nossos beneficiários para manter a excelência do nosso atendimento", avisam os integrantes do Conselho de Administração da Cooperativa.

Confira os prazos máximos para marcação de consulta de cada especialidade:

1. Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia): em até sete dias úteis;
2. Consulta nas demais especialidades médicas: em até 14 dias úteis;
3. Consulta/sessão com fonoaudiólogo: em até dez dias úteis;
4. Consulta/sessão com nutricionista: em até dez dias úteis;
5. Consulta/sessão com psicólogo: em até dez dias úteis;
6. Consulta/sessão com terapeuta ocupacional: em até dez dias úteis;
7. Consulta/sessão com fisioterapeuta: em até dez dias úteis;
8. Consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista: em até sete dias úteis;
9. Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: em até três dias úteis;
10. Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial: em até dez dias úteis;
11. Procedimentos de alta complexidade - PAC: em até 21 dias úteis;
12. Atendimento em regime de hospital-dia: em até dez dias úteis;
13. Atendimento em regime de internação eletiva: em até 21 dias úteis.

Fonte: ANS, Portal Terra, Estadão e Unimed Goiânia.

 

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