arquivo-noticias - Unimed Goiânia

PPG é apresentado em Uberlândia






O PPG, Procedimentos Pediátricos de Goiânia e a Puericultura estão despertando o interesse de outras singulares do Sistema Unimed. Convidado pela Unimed Uberlândia, o diretor de Planejamento e Controle, Dr. Breno de Faria, apresentou o programa na sede da singular, no último dia 23 de janeiro.

Em sua palestra, Dr. Breno de Faria fez uma ampla exposição sobre os objetivos do PPG e da Puericultura, as formas de adesão e normas para a prática.

 

"Os programas surgiram para melhor valorizar o trabalho do médico cooperado, possibilitando-lhe melhor remuneração. Outros objetivos são a melhoria da qualidade e acesso ao atendimento pelos beneficiários nos casos indicados para acompanhamento e redução das internações e permanências hospitalares", garante o diretor.

Em Goiânia, para aderir ao PPG e à Puericultura, o cooperado deve estar cadastrado na Unimed Goiânia na especialidade de Pediatria, deve assinar o termo de adesão no Departamento de Relacionamento com o Cooperado (DRC) e participar, na Cooperativa, de uma reunião para treinamento.

Cada sessão de PPG tem o valor correspondente a 70% do valor da consulta de consultório.

Conheça as normas para essa prática em consultório:

1) Os procedimentos clínicos do Grupo PPG foram criados para atender às doenças constantes na Tabela de CID’s/ Grupo de CID’s e incluem todo o acompanhamento realizado até a alta do paciente.

2) Essa tabela poderá sofrer alterações a qualquer momento, seja por inclusão ou exclusão de doenças relacionadas, de acordo com critérios da Cooperativa.

3) A solicitação do PPG em consultório deve ser indicada quando o diagnóstico, quadro clínico e evolução do paciente mostrar real necessidade de acompanhamento em consultório.

4) Não será devida a remuneração total das sessões em casos de interrupção de um PPG, seja por internação, por desistência, ou qualquer outro motivo. Neste caso, o Pediatra receberá apenas as sessões de tratamento realizadas até o momento da interrupção, independente do motivo.

5) A duração de cada tratamento será de 30 dias, a partir da primeira consulta no consultório, para a mesma doença, sendo que um PPG poderá ser aberto, no máximo, em até cinco dias da primeira consulta.

6) Cada beneficiário poderá ser acompanhado somente por um pediatra, ou seja, não poderá estar em dois PPGs no mesmo período.

7) Se o beneficiário estiver incluído no PPG e se consultar com um médico de outra especialidade, será deduzido do Pediatra que estiver fazendo o acompanhamento do PPG o valor correspondente ao número de sessões efetivamente realizadas.

8) Se houver consulta em Pronto Socorro de beneficiário que estiver no PPG, será deduzido do pediatra que estiver fazendo o acompanhamento do PPG, o valor correspondente ao número de sessões efetivamente realizadas.

9) O pediatra será remunerado pelo número de sessões previstas para determinado grupo de doenças, conforme tabela. Caso tenha alta do programa antes, será pago o número de sessões efetivamente realizadas.

10)  O PPG está previsto, inicialmente, apenas para beneficiários da Unimed Goiânia, exceto Rede UniFácil, não sendo estendido aos beneficiários de Intercâmbio.

11)  Não é cobrada coparticipação de beneficiários de planos participativos referente ao PPG, visto que o objetivo é de transferência de tratamento hospitalar para tratamento ambulatorial.

12)  Só pode ser incluído no PPG o beneficiário que já tiver sido cadastrado na Unimed Goiânia e possuir o cartão de identificação Unimed Goiânia.

13)  O programa será reavaliado após o período de seis meses, quando deverão ser minuciosamente analisados os benefícios aos cooperados, beneficiários e Cooperativa. A partir de então, será decidida sua manutenção ou não. Este prazo poderá ser inferior, a critério da Cooperativa, face aos resultados negativos.

14)  A faixa etária contemplada com o PPG é de 0 a 18 anos.

15)  Para incluir um beneficiário no PPG, o pediatra deve usar o código referente ao número de sessões estipulados para cada CID/grupo de CIDS.

16)  1 sessão =  4.39.90.04-5

17)  2 sessões = 4.39.90.05-3

18)  3 sessões = 4.39.90.06-1

Puericultura

Ao implantar a Puericultura a Cooperativa teve por objetivo reconhecê-la como procedimento médico separado da consulta. Cada procedimento de Puericultura é remunerado em 50% do valor da consulta médica.

As normas para sua utilização são:

• A faixa etária contemplada é de 0 a 18 meses.

• No período de 18 meses podem ser liberados dez procedimentos de Puericultura, conforme tabela estabelecida.

• A Puericultura está prevista, inicialmente, apenas para beneficiários da Unimed Goiânia, exceto rede UniFácil, não sendo estendida aos beneficiários de Intercâmbio.

• Não é cobrada coparticipação de beneficiários de planos participativos referente à Puericultura.

• Só pode ser autorizada a Puericultura para o beneficiário que já tiver sido cadastrado na Unimed Goiânia e possuir o cartão de identificação Unimed Goiânia.

• O procedimento deve ser solicitado com o código 4.39.90.07-0.

 

${loading}