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Conai chega ao fim com temas envolvendo novos produtos e recursos próprios do Sistema Unimed






A 15ª edição do Comitê Nacional de Integração (Conai) e o 3º Fórum Político, dois dos mais importantes eventos do Sistema Unimed, foram realizados entre os dias 15 e 17 de maio em Brasília.

Dr. João Damasceno; Dr. Sérgio Baiocchi; Dr. Ricardo Esperidião; Dra. Selma Trad e Dr. Adriano Auad

A Cooperativa foi representada no Fórum Político, no dia 15 de maio, pelo diretor administrativo da Unimed Goiânia, Dr. João Damasceno; o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi; diretor de Recursos e Serviços Próprios I, Dr. Ricardo Esperidião; diretora-financeira, Dra. Selma Trad; e diretor-médico, Dr. Adriano Auad.

Depois de três dias de importantes debates e densas trocas de experiências, o Conai chegou ao fim com saldo bastante positivo e ótima receptividade. As apresentações finais giraram em torno de temas como o crescimento da classe média brasileira e seu reflexo no mercado da saúde, os serviços próprios do Sistema Unimed e o Mercado de Saúde Ocupacional.

Dr. Valdmário Rodrigues Jr.

Para Valdmário Rodrigues Júnior, diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil e anfitrião do evento, o 15º Conai foi, como costuma ser, um marco de troca de informações que levam sustentabilidade às cooperativas. “Foram abordados temas atuais, palpitantes e de interesse de todos os dirigentes e representantes das Unimeds. Também foi gerado um entendimento amplo de que todo o Sistema Cooperativo necessita urgentemente de profissionalização da sua gestão. Não existe mais lugar na saúde privada do Brasil para amadorismo.”

A Ascensão da Classe Média Brasileira

O último dia do evento teve início com a apresentação do presidente do Data Popular, Renato Meirelles, que falou sobre a mudança do mercado de assistência à saúde no Brasil. Mudança que se deve ao crescimento das classes C e D e impacta diretamente o negócio de saúde. “Houve o aumento do emprego formal, uma chance enorme para os planos empresariais avançarem e, num segundo momento, uma grande parte da sociedade com mais dinheiro e condições de arcar com planos de saúde.”

Renato exibiu pesquisas feitas no último ano e mostrou que a revolução no mercado exige novas estratégias de negócios focados em um novo público, que é cada vez mais exigente. “A questão é como conquistar a classe C, que hoje representa 53% da população, movimenta 1 trilhão de reais e tem 100 milhões de brasileiros. Se a classe C brasileira fosse um país, ela estaria no G20 do consumo mundial. Vender para esse público é o desafio do século XXI.”

Com a proposta de chegar a uma conclusão sobre quais oportunidades de negócios podem ser desenvolvidas pelas Unimeds, o palestrante citou algumas que merecem atenção: a intensificação do plano empresarial, o oferecimento de produtos correlatos e a relação de planos de saúde com seguros.

Desafios para o Investimento Hospitalar no Sistema Unimed

Dr. Mairton Pereira de Lucena

A questão dos recursos próprios teve destaque no evento com uma mesa-redonda presidida por Mairton Pereira de Lucena, presidente da Unimed Fortaleza, que conta com um dos hospitais mais antigos e de referência do Sistema. “Os hospitais são estruturas extremamente importantes dentro da nossa cooperativa, principalmente nas grandes Unimeds”, concluiu.

Dr. Alexandre Ruschi

O papel de Alexandre Ruschi, diretor-técnico da Seguros Unimed, foi abordar os desafios para o investimento hospitalar no Sistema Unimed, reforçando a preocupação da Unimed do Brasil em encontrar formas para que este investimento seja viável. Por fim, Renato Couto, presidente da Instituição de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde), fez críticas construtivas e apresentou modelos alternativos para bons investimentos.

As Oportunidades no Mercado de Saúde Ocupacional
 
Professor de Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pesquisador do Fundacentro, José Tarcísio Penteado Buschinelli apresentou o novo produto para o Sistema Unimed, o Saúde Ocupacional. Com o intuito de mostrar sua importância e esclarecer dúvidas, estimulando o entendimento e a parceria, a missão da Unimed do Brasil é ter uma adesão de 100% das singulares. "O objetivo desta palestra foi dar o start para os dirigentes na Saúde Ocupacional, que é um programa extremamente importante do ponto de vista estratégico para a Unimed do Brasil e para todas as singulares, além de gerar receita", explicou Tarcísio, coordenador técnico do Saúde Ocupacional.

 

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