A 15ª edição do Comitê Nacional de Integração (Conai) e o 3º Fórum Político, dois dos mais importantes eventos do Sistema Unimed, foram realizados entre os dias 15 e 17 de maio em Brasília. Dr. João Damasceno; Dr. Sérgio Baiocchi; Dr. Ricardo Esperidião; Dra. Selma Trad e Dr. Adriano Auad A Cooperativa foi representada no Fórum Político, no dia 15 de maio, pelo diretor administrativo da Unimed Goiânia, Dr. João Damasceno; o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi; diretor de Recursos e Serviços Próprios I, Dr. Ricardo Esperidião; diretora-financeira, Dra. Selma Trad; e diretor-médico, Dr. Adriano Auad. Depois de três dias de importantes debates e densas trocas de experiências, o Conai chegou ao fim com saldo bastante positivo e ótima receptividade. As apresentações finais giraram em torno de temas como o crescimento da classe média brasileira e seu reflexo no mercado da saúde, os serviços próprios do Sistema Unimed e o Mercado de Saúde Ocupacional. Dr. Valdmário Rodrigues Jr. Para Valdmário Rodrigues Júnior, diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil e anfitrião do evento, o 15º Conai foi, como costuma ser, um marco de troca de informações que levam sustentabilidade às cooperativas. “Foram abordados temas atuais, palpitantes e de interesse de todos os dirigentes e representantes das Unimeds. Também foi gerado um entendimento amplo de que todo o Sistema Cooperativo necessita urgentemente de profissionalização da sua gestão. Não existe mais lugar na saúde privada do Brasil para amadorismo.” A Ascensão da Classe Média Brasileira O último dia do evento teve início com a apresentação do presidente do Data Popular, Renato Meirelles, que falou sobre a mudança do mercado de assistência à saúde no Brasil. Mudança que se deve ao crescimento das classes C e D e impacta diretamente o negócio de saúde. “Houve o aumento do emprego formal, uma chance enorme para os planos empresariais avançarem e, num segundo momento, uma grande parte da sociedade com mais dinheiro e condições de arcar com planos de saúde.” Renato exibiu pesquisas feitas no último ano e mostrou que a revolução no mercado exige novas estratégias de negócios focados em um novo público, que é cada vez mais exigente. “A questão é como conquistar a classe C, que hoje representa 53% da população, movimenta 1 trilhão de reais e tem 100 milhões de brasileiros. Se a classe C brasileira fosse um país, ela estaria no G20 do consumo mundial. Vender para esse público é o desafio do século XXI.” Com a proposta de chegar a uma conclusão sobre quais oportunidades de negócios podem ser desenvolvidas pelas Unimeds, o palestrante citou algumas que merecem atenção: a intensificação do plano empresarial, o oferecimento de produtos correlatos e a relação de planos de saúde com seguros. Desafios para o Investimento Hospitalar no Sistema Unimed Dr. Mairton Pereira de Lucena A questão dos recursos próprios teve destaque no evento com uma mesa-redonda presidida por Mairton Pereira de Lucena, presidente da Unimed Fortaleza, que conta com um dos hospitais mais antigos e de referência do Sistema. “Os hospitais são estruturas extremamente importantes dentro da nossa cooperativa, principalmente nas grandes Unimeds”, concluiu. Dr. Alexandre Ruschi O papel de Alexandre Ruschi, diretor-técnico da Seguros Unimed, foi abordar os desafios para o investimento hospitalar no Sistema Unimed, reforçando a preocupação da Unimed do Brasil em encontrar formas para que este investimento seja viável. Por fim, Renato Couto, presidente da Instituição de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde), fez críticas construtivas e apresentou modelos alternativos para bons investimentos. As Oportunidades no Mercado de Saúde Ocupacional |