arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Unimed Brasília fecha as portas






Após a Unimed Brasília fechar as portas por problemas administrativos e financeiros, muitos clientes encontram-se sem convênio médico porque não conseguiram mudar de operadora em tempo hábil. O prazo para a portabilidade, que permite a transição sem o cumprimento de prazos de carência, começou em abril de 2013 e acabou na última segunda feira.

No ano passado, antes mesmo de a empresa falir, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou a data-limite por três vezes. Mesmo assim, algumas pessoas alegam não terem sido informadas, e não sabem, agora, como proceder para pagar débitos com a instituição ou conseguir um novo plano de saúde.

Durante o período de transferência, os 9 mil clientes da Unimed Brasília puderam optar por outras empresas com convênios da mesma faixa de preços. Procurada para explicar o que os consumidores que perderam o prazo podem fazer, a ANS disse que está estudando o assunto.

Falência

A Unimed Brasília estava, desde 6 de dezembro do ano passado, em liquidação extrajudicial em razão de problemas administrativos e financeiros que começaram a se agravar em 2005. Em 2008, apesar de o órgão regulador ter concluído que a recuperação era inviável e determinado a alienação da carteira de clientes, a operadora conseguiu manter-se de pé por força de uma liminar judicial.

Antes de ser definitivamente liquidada, a companhia passou seis vezes pelo regime de direção fiscal, situação na qual um interventor nomeado pela ANS assume a gestão para tentar recuperar o caixa da operadora. Os serviços, porém, não melhoraram. Em outubro de 2012, o índice de reclamações contra a Unimed Brasília chegou a 65,85 - em comparação à média de 0,73 para as empresas do mesmo porte, naquela época.

Dr. Eudes de Freitas Aquino, Dr. Valdmário Rodrigues Jr, Dr. Adriano Leite Soares e Dr. Mauri Raphaelli

Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior, diretor de Integração Cooperativista e Mercado, Adriano Leite Soares, superintendente Executivo, e Mauri Raphaelli, diretor de Negócios da Seguros Unimed, visitaram o Hospital Unimed em Brasília, na terça-feira, 14 de janeiro, para avaliar sua situação.

Consad

"Lamentamos muito que uma singular do Sistema Nacional Unimed tenha enfrentado dificuldades que culminaram com sua extinção. Por isso, a Unimed Goiânia adota medidas de extrema responsabilidade e sustentabilidade, que geraram solidez no mercado e segurança para os médicos cooperados e beneficiários. Procuramos nos manter em sintonia com os melhores princípios da governança corporativa, transparência e qualidade operacional para garantir vida longa e saudável à nossa Cooperativa", garantem os membros do Conselho de Administração da Unimed Goiânia, destacando que o mérito do modelo de gestão adotado é, sobretudo, fruto da dedicação e esforço de todos os médicos e médicas cooperadas.

Fonte: Correio Braziliense (DF) e Unimed Goiânia.

 

${loading}