arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Morre, aos 86 anos, o médico Francisco Ludovico






Dr. Francisco Ludovico de Almeida Neto

O médico Francisco Ludovico de Almeida Neto faleceu aos 86 anos no dia 31 de março, em sua casa, vítima de um câncer de próstata. Natural de Itaberaí (GO), formou-se, em 1950, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e se especializou em ginecologia, medicina legal e cirurgia geral. Em 1964, o médico fundou o Hospital Santa Genoveva.

Além de destacada atuação na área médica, Francisco Ludovico de Almeida Neto também foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), da qual foi diretor por 10 anos, entre 1958 e 1968, e ganhou o título de Professor Emérito em 1988. Foi também vice-reitor da UFG.

Mais conhecido por “Chico Ludovico”, ele também foi um dos fundadores da Academia Goiana de Medicina e de instituições representativas dos prestadores de serviços de saúde goianos, como a própria Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (Aheg) e o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), entidades que também presidiu. Foi ex-presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) nos períodos 1979 - 1981, 1981 - 1983, 1983 - 1985.

Em 2006, Francisco Ludovico de Almeida Neto foi homenageado pelo Cremego com o Troféu de Honra ao Mérito Profissional Médico. 

Consad

"Em nome dos médicos cooperados da Unimed Goiânia, manifestamos um profundo pesar pelo falecimento de um dos nomes mais importantes da medicina goiana. Chico Ludovico, como era carinhosamente chamado por todos, deixa um legado de compromisso com os princípios éticos da medicina e obras concretas que ajudaram a construir as bases da prática médica em Goiás. Toda nossa solidariedade vai para sua família nesse momento, desejando-lhes muita paz", afirmam os integrantes do Conselho de Administração da Unimed Goiânia.

${loading}