Apresentação feita pela Assessoria de Imprensa da Unimed do Brasil
A Comissão Institucional Unimed (CIU) se reuniu, em 12 e 13 de novembro, para conhecer os projetos previstos para 2015 das áreas que compõem a Diretoria de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, comandada por Edevard Araujo. A Unimed Goiânia foi representada por seu gerente de Marketing, Edney Vascurado.
A coordenadora de Comunicação, Aline Cebalos, destacou que, no ano que vem, o diagnóstico e a criação de indicadores que mensurem o trabalho dos setores de Comunicação no Sistema Unimed serão uma das prioridades. Para alcançar esse objetivo, será contratada uma consultoria especializada no tema.
Os presentes aprovaram também a criação de um Comitê de Comunicação, que se reunirá periodicamente para compartilhar experiências e conhecimento e promover a integração entre as Unimeds. A instância contará com a participação ocasional de profissionais renomados e dos jurados do Prêmio Alberto Urquiza Wanderley de Comunicação, a fim de orientarem e comentarem pontos de melhora nos trabalhos inscritos.
O próprio prêmio de Comunicação passará por algumas mudanças, uma delas será no regulamento, visando esclarecer dúvidas das cooperativas. A entrega dos troféus será no Encontro de Comunicação, realizado em julho, com a programação estendida para um dia e meio, apresentando mais cases de Singulares e Federações.
Durante a reunião, foi consentida ainda a contratação de uma prestadora para início dos trabalhos no portal Memória Unimed, atualmente em homologação, e a análise da necessidade, ou não, de criação de uma TV corporativa.
A assessoria de imprensa contratada da Unimed do Brasil, S2 Publicom, fez uma apresentação sobre os resultados do trabalho que vem desempenhando para o Sistema Unimed (detalhes serão apresentados na próxima edição do Boletim Mais Informações Comunicação).
Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade
Entre as novidades mostradas pela gerente de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, Maike Mohr, estava o Programa de Relacionamento com o cooperado, que busca promover integração e relacionamento entre o Sistema Unimed, além de aproximar e aumentar o engajamento do médico cooperado com a cooperativa.
Em 2015, também estão previstas alterações nas perguntas e no preenchimento do questionário do Selo de Sustentabilidade, que passará a ser bianual, assim como o Prêmio Djalma Chastinet Contreiras.
Outras ações mencionadas foram o Programa Viver Bem nas Escolas, o Encontro Nacional de Sustentabilidade, parcerias com o Instituto Ethos, o Encontro Nacional dos Núcleos de Desenvolvimento Humano e Comitês Educativos - um referencial para sua implantação e funcionamento, envolvendo clientes, cooperados, colaboradores e comunidade -, e a Plataforma Liderança Sustentável e a calculadora de emissões de gás carbônico, um Código de Conduta para fornecedores.
Marketing
Representando a gerente de Marketing Luciana Langer, Ana Patricia Lima, Bruna Mayo e Erinaldo Santana apresentaram o planejamento estratégico para fortalecer a marca Unimed, focado principalmente em branding, esportes, público infantil e atenção integral à saúde. Algumas prioridades são investir em uma Comunicação Integrada de Marketing, incrementar a atuação do Sistema Unimed nas mídias digitais e redes sociais, reforçar a importância da Central da Marca, estreitar o relacionamento com pais de recém-nascidos e profissionalizar a atuação em esportes.
Na ocasião, os integrantes da CIU foram atualizados sobre o andamento de alguns projetos de 2014 e discutiram sobre a estrutura, o conceito global e o cronograma de desenvolvimento da campanha nacional institucional prevista para 2015.
Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro
"Estamos perfeitamente sintonizados com as principais preocupações do Sistema Nacional, e algumas discussões e ações já vínhamos realizando localmente com um plano de relacionamento com o cooperado para aproximá-lo da Cooperativa, como a TV Corporativa, que já implantamos. Consideramos muito importante a criação do Comitê de Comunicação para analisarmos nossas ações com a ajuda de especialistas na área", comentou o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro.
Fonte: Unimed do Brasil e Unimed Goiânia