arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Seguros Unimed Patrocina XXI Campeonato Brasileiro Masculino de Voleibol Sentado






O Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado, que começou no dia 2 de dezembro, no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, e tem o patrocínio da Seguros Unimed, se encerra no dia 7 de dezembro com a participação dos melhores atletas do país.  A disputa conta com nomes como Wagner, Levi, Fred e Giba, que pertencem à Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, sob o comando do técnico Fernando Guimarães. 

No dia 6, às 13h, o SporTv transmite ao vivo a partida entre UNILEHU (Universidade Livre para Eficiência Humana) x CPSP (Clube dos Paraplégicos de São Paulo), em mais um evento que faz parte da plataforma Atitude no Esporte. 

O Brasil é o atual vice-campeão mundial de vôlei sentado, obteve a segunda colocação no evento realizado em junho, na cidade de Elblag, na Polônia. Já nas Paraolimpíadas de Londres, a seleção brasileira terminou em 5º lugar.

Oito equipes disputam a 12ª edição do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado, que foi realizado pela primeira vez em 2003, na cidade de Mogi das Cruzes. A maioria dos atletas da modalidade tem deficiência originada em acidentes de trânsito, alguns casos por paralisia infantil, e também ex-atletas de voleibol convencional com grandes lesões.

Sobre o Vôlei Sentado 

O Voleibol Sentado surgiu em 1956, na Holanda, a partir da combinação do atletismo e do sitzball, esporte alemão sem rede, no qual as pessoas jogavam sentadas.

As primeiras competições internacionais aconteceram no ano de 1967, mas foi apenas em 1978 que a Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD, em inglês) teve o esporte reconhecido pela Organização Mundial de Esportes para Deficientes (ISOD, em inglês), aceitando o Voleibol Sentado como parte do programa da entidade. Desde 1993 acontecem mundiais, tanto no masculino como no feminino.

A entrada do esporte nos Jogos Paraolímpicos aconteceu no ano de 1980, quando o evento foi realizado na cidade holandesa de Arnhem, apenas para os homens. As competições femininas, por sua vez, passaram a fazer parte do programa na edição de 2004, em Atenas.

No Voleibol Sentado competem atletas amputados, principalmente de membros inferiores, pessoas com outros tipos de deficiência locomotora (sequelas de poliomielite, por exemplo), com sequelas permanentes no joelho, quadril, tornozelo ou semelhante, e outros – neste caso, com certas amputações, paralisia cerebral, lesão medular e poliomielite.

O Voleibol Sentado guarda muitas semelhanças com o esporte olímpico, como os fundamentos, sistema tático e pontuação, com sets de 25 pontos corridos e 15 no tie-break. O esporte é um dos mais dinâmicos no programa paraolímpico.

Contudo, há adaptações para as pessoas com deficiência, entre elas estão a altura da rede, de 1,15 metro para os homens e 1,05m para as mulheres, contra 2,43m e 2,24m, respectivamente, e a quadra, que se divide em zonas de ataque e defesa, mede 10 x 6m, menor em relação ao 9 x 18m do esporte convencional.

Todos os atletas têm de jogar sentados e não há problemas se acontecer o contato das pernas de jogadores de um time com os do outro, porém as mesmas não podem atrapalhar o jogo do adversário. O contato com o chão precisa ser mantido em toda e qualquer ação, com exceção dos deslocamentos em quadra. No Voleibol Sentado, o saque pode ser bloqueado. 

A Seguros Unimed e o esporte

Além de ser patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, a Seguros Unimed apoia os atletas do paradesporto brasileiro, por meio do Instituto Superar, há mais de 10 anos. O patrocínio envolve, além de melhores condições para a preparação dos competidores e benefícios para atletas de ponta, o investimento na construção do Centro de Treinamento Unimed Superar, no Rio de Janeiro (RJ), com previsão de inauguração para 2015. Com 23.000 m2, o CT atenderá 15 modalidades e será o primeiro da América Latina 100% adaptado.  

Além disso, a seguradora apoia, diretamente, uma série de confederações esportivas em diversas modalidades. São elas: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, de Basquete em Cadeira de Rodas, de Canoagem, de Tênis e, mais recentemente, a Confederação Brasileira de Vôlei Sentado

Fonte: Ascom Seguros Unimed.

${loading}