Dr. Joffre Marcondes de Rezende
O gastroenterologista Joffre Marcondes de Rezende (CRM 19), 93 anos, um dos médicos mais respeitados de Goiás, faleceu no último dia 26 de janeiro no Hospital Anis Rassi. O médico foi protagonista da história da medicina em Goiás e era pai do também médico cooperado Dr. Joffre Rezende Filho.
Ele exerceu a profissão de médico por 64 anos. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e veio para Goiânia em 1954. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi professor e vice-diretor; da Academia Goiana de Medicina e do Centro de Gastroenterologia de Goiânia. Professor emérito da UFG, Dr. Joffre foi um dos poucos médicos a receber o título de Professor Honoris Causa da Universidade de Brasília (UnB) por sua contribuição em diversas áreas. Uma delas foi descobrir os danos que a doença de Chagas poderia causar ao esôfago após realizar importantes pesquisas.
Também editou a Revista Goiana de Medicina por 35 anos e é autor de vários livros: “Linguagem Médica, Seara de Asclépio – uma visão diacrônica da medicina”, “À Sombra do Plátano: crônicas da história da medicina” e ainda traduziu “Os Aforismos de Hipócrates”.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) também lamentou a morte do Dr. Joffre, manifestando a satisfação de homenageá-lo em 2005 com a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico.
Dr. Joffre estava lúcido e ativo, mas a saúde se agravou nas últimas semanas. Encaminhado ao hospital, teve insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos. Viúvo de Alzira Guanaes Dourado de Rezende, ele deixou quatro filhos e nove netos. O sepultamento foi feito no cemitério Jardim das Palmeiras no dia seguinte, 27 de janeiro.
Dr. Adriano Auad
"Toda a nossa solidariedade está dirigida à família do Dr. Joffre Rezende, cuja trajetória será lembrada para sempre na história da medicina goiana e brasileira por suas importantes contribuições nas áreas da pesquisa e da literatura", garante o diretor-médico Dr. Adriano Auad.
Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Cooperativa (Consad) também lamentou profundamente a perda. "Reverenciamos a memória do Dr. Joffre Rezende como uma das mais importantes personalidades de nossa história e com a certeza de que ocupará de forma perene a galeria ilustre dos grandes homens do nosso tempo", afirmam os integrantes.
Dr. João Damasceno
Por sua vez, o presidente da Academia Goiana de Medicina (AGM) e diretor administrativo da Unimed Goiânia, Dr. João Damasceno, destacou sua dedicação à educação e formação médica. "Nosso falecido colega, cooperado desde 5 de dezembro de 1997, sempre dedicou-se ao ensino da medicina e valorizou o aprendizado e a educação das novas gerações, transmitindo todo o conhecimento científico que acumulou por meio de seus livros. O fato de ter sido um dos fundadores da AGM demonstra que sua atenção para a área surgiu desde o início de sua carreira."