Inauguração do Instituto do Rim de Goiânia, unidade Setor Bueno
O IRG Hospital, nova denominação do Instituto do Rim de Goiânia, inaugurou, no último dia 24 de fevereiro, sua nova unidade no Setor Bueno. O evento de apresentação contou com a presença de autoridades, convidados e imprensa, entre eles o presidente da Federação Brasileira dos Hospitais (FBH), Dr. Luiz Aramicy, e o Dr. Adelvânio Morato, vice-presidente da FBH, presidente da Associação dos Hospitais do estado de Goiás (AHEG) e um dos proprietários do novo hospital.
Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.; Dr. Lueiz Amorim Canêdo; Dr. Breno de Faria e Dr. Edmur Muller de Melo Freitas
Estiveram presentes os diretores da Unimed Goiânia, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr. (presidente), Dr. Lueiz Amorim Canêdo (Auditoria Médica), Dr. Breno de Faria (Planejamento e Controle) e Dr. Edmur Muller de Melo Freitas (coordenador do Conselho de Especialidades).
Em seu discurso, o Dr. Morato afirmou: "Foi preciso muita coragem de cada um de nós para investir em um projeto dessa envergadura em um cenário difícil como o nosso em que faltam fontes de apoio para o investimento em saúde. Entretanto, nossa motivação sempre foi o compromisso com a boa medicina e a saúde de nossa comunidade. Sinto-me honrado em ter parceiros que acreditam no futuro e têm garra suficiente para investir em um projeto moderno como este voltado para a qualidade do atendimento e a segurança do paciente."
Para o vice-presidente da FBH, a instituição quer servir de exemplo para outros estabelecimentos de saúde e "multiplicar, por todo o estado de Goiás, boas práticas de saúde, estando sempre aberta ao conhecimento, à troca de experiências e ao intercâmbio de informações científicas."
"Parabenizamos a diretoria do novo hospital, cujas instalações revelam seu compromisso com a qualidade e a segurança do paciente, de fato, um exemplo para a comunidade hospitalar goiana", afirmaram os diretores da Unimed Goiânia.
Estrutura e Tecnologia
Com investimentos de R$ 77 milhões, o novo hospital conta com 90 leitos, UTI de última geração, centro cirúrgico e uma das mais modernas centrais de esterilização do Brasil. Possui também oito salas de cirurgia, sendo quatro equipadas com torres de laser e equipamento de videocirurgia, e salas que estarão preparadas para receber futuramente equipamentos para cirurgias robóticas, uma realidade na medicina avançada.
Graças a sua combinação de recursos, a robótica confere ao cirurgião maior destreza e controle durante os procedimentos em áreas delicadas. Para os pacientes, ajuda na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, no menor tempo de permanência no hospital, e ainda oferece a oportunidade de retorno mais rápido às suas atividades diárias.
A nova unidade conta com vários recursos de exames diagnósticos, tanto clínicos como de imagem. Além de laboratório de análises clínicas próprio, há aparelhos de ultrassonografia com doppler colorido, instalações para biópsias e endoscopias.
Também foi adquirido um aparelho de tomografia computadorizada de 128 canais (único em Goiânia), com capacidade para realização de exames na área vascular (cardiológicos e neurológicos). Esse equipamento permite rapidez e precisão na realização do exame, contribuindo muito para a diminuição do tempo de exposição à radiação, bem como na menor utilização de contraste, quando há necessidade deste. Além disso, é utilizada para exames de avaliação de obstruções das coronárias.
Outro equipamento importante para a qualidade dos diagnósticos de imagem é o de ressonância magnética nuclear de 1.5 Tesla, que demonstra com precisão lesões muito pequenas geradas por imagens em alta qualidade.
A instituição também incorporará novas especialidades médicas, como cirurgia bariátrica, oncologia, cirurgia plástica e cardiologia, em uma parceria com a equipe da Medcore, que em breve colocará em funcionamento uma unidade moderna de hemodinâmica com plantão 24 horas.
A equipe de 112 colaboradores será ampliada para cerca de 160. O corpo clínico do hospital contará com 80 profissionais nas áreas de urologia, cirurgia do aparelho digestivo, cardiologia, UTI, oncologia, nefrologia, infectologia, neurologia, cirurgia vascular e diagnósticos, entre outras especialidades.
O IRG Hospital funcionará com as duas unidades, a nova, no Setor Bueno, e a atual, no Setor Marista, que passará por uma ampla reforma e modernização, seguindo os padrões da nova unidade.
Sobre o IRG Hospital:
Instituto do Rim de Goiânia
Ao longo de 25 anos, o Instituto do Rim de Goiânia avançou muito, sempre investindo e incorporando novas tecnologias na área médica e, com o aumento de seu escopo de atuação, passa a se chamar IRG Hospital. Tudo começou em 1985, quando o experiente Dr. Rildo Lins Galvão junto aos jovens médicos Dr. Pedro Marcelo Neiva Pinheiro, Dr. Nadim Chater, Dr. Délio de Souza Bastos, Dr. Rolando Colman Alfonso, Dr. João Batista Nunes Madeira e Dr. José Dias Neto formaram uma sociedade na área de urologia e fundaram o Instituto do Rim de Goiânia, no Setor Aeroporto. Na época, funcionava como uma clínica de consultórios, posto de coleta de exames clínicos, além de uma pequena sala de procedimentos. Nesse período incorporaram-se ao grupo Dr. Augusto Oliveira Souza Júnior e Dr. Rogério Alvares de Faria Pereira, oriundos da Santa Casa, onde fizeram residência médica.
Depois de 10 anos funcionando, o grupo de médicos sentiu a necessidade de ampliação do Instituto, já que a maioria fazia parte do corpo clínico da Santa Casa de Goiânia, onde havia constituído e consolidado uma equipe de transplante renal forte e ativa, sob a chefia do professor Dr. João Machado de Souza. Em 1995, foi inaugurada a unidade no Setor Marista, com a incorporação de novos sócios, Dr. Adelvânio Francisco Morato, Dr. Fabio Cleber Vaz e Dr. Márcio Gasparini Canuto, todos também oriundos da equipe da Santa Casa, além do Dr. Humberto Mesquita Senna e da clínica de anestesia Clianest.
Com o crescimento veio novamente a necessidade de ampliação. Juntaram-se à equipe o Dr. George Alves Brito, Dra. Karla Fernanda Vaz Guimarães Costa, Dr. Flávio Silveira Campos Nunes Madeira, Dr. Cleizony Morais Vencio e Dr. Reginaldo de Oliveira Manata. Além disso, foram criadas oportunidades para que os filhos dos sócios também fossem incorporados à sociedade, como aconteceu com os urologistas Dr. Josafá Pereira Bastos Neto e Dr. Felipe Domingues Dias. Assim, o Instituto funcionou por mais 15 anos na unidade Marista, crescendo de tal forma que há alguns anos os sócios sentiram a necessidade de um hospital maior, com mais centros cirúrgicos, UTI e melhorias nos métodos diagnósticos. Neste momento surgiu o projeto do IRG Hospital.
Fonte: AHEG e Revista Zelo.