Danielle Perdigão Oliveira e Virgínia Barbosa Maia
Representantes da Unimed Goiânia, a médica cooperada Dra. Maria Nice Araújo Moraes Rocha (oftalmologista e auditora) e a enfermeira Danielle Perdigão Oliveira (coordenadora da auditoria de Enfermagem) proferiram a palestra “Exames Complementares em Oftalmologia”, para médicos cooperados oftalmologistas, auditores, enfermeiros e colaboradores da Unimed Mineiros, no dia 11 de março.
O convite partiu da Unimed Mineiros, diante da necessidade de criar parâmetros para a solicitação de exames oftalmológicos e controlar custos.
Mineiros conta atualmente com cinco oftalmologistas, que realizam consultas, cirurgias e 13 dos 31 exames diagnósticos na especialidade, prestando assistência na região metropolitana do município, cidades e estados próximos, como Mato Grasso e Mato Grosso do Sul.
No encontro, foram discutidas as indicações para cada exame, as diretrizes para sua realização, de acordo com protocolos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB) e Federação das Cooperativas Estaduais de Serviços em Oftalmologia (FECOOESO).
Para elaborar um protocolo a ser aplicado pela singular, foi feito um estudo comparativo entre Mineiros e Goiânia, considerando que o perfil sociodemográfico das duas populações e de seus beneficiários é muito similar. "Ressaltamos a importância da tecnologia de imagens no diagnóstico oftalmológico e a necessidade do seu uso racional para adequar a realidade da operadora na gestão dos custos", explicou Dra. Maria Nice.
O documento teve repercussão positiva junto à diretoria da Unimed Mineiros. A médica cooperada também destacou a importância do resguardo da ética por parte da operadora e a não interferência na liberdade do profissional na escolha dos exames para o seu paciente. "É preciso conciliar de forma ética a anamnese e a tecnologia, solicitando exames realmente necessários para não resultar em custos desnecessários e pesados para a sua cooperativa. Esperamos ter contribuído e agradecemos a oportunidade com este evento que consideramos de duplo aprendizado."
E para ampliar as informações, Danielle Perdigão Oliveira, coordenadora da auditoria de Enfermagem, apresentou outros aspectos relacionados à área financeira e de intercâmbio nacional, contextualizando a necessidade de uniformizar práticas oftalmológicas e materiais e medicamentos utilizados.
"Explicamos o funcionamento do intercâmbio, que corresponde a cerca de 40% do atendimento local, a normatização das regras de atendimento de pacientes entre operadoras de todo o território nacional e a regulamentação seguida pela Unimed do Brasil e federações Unimed. A uniformização de condutas de atendimento e gestão de custos é muito importante para a qualidade de serviços", enfatizou a coordenadora.
Segundo a gerente comercial da Unimed Mineiros, Virginia Barbosa Maia, o encontro foi excelente. "Houve muita interação. Vamos colher os frutos ao longo do tempo, uma vez que iremos começar a aplicar as novas regras a partir de abril. Foi, realmente, muito positivo".
Dr. Lueiz Amorim
“A experiência acumulada na área de auditoria médica da Unimed Goiânia foi construída ao longo dos anos com a contribuição dos colegas cooperados que integram o Conselho de Especialidades da Cooperativa”, observou Dr. Lueiz Amorim, diretor de Auditoria Médica, ao colocar essa experiência à disposição das singulares coirmãs.