Educação Médica Continuada - Depressão
Depressão foi o tema do último módulo do semestre do Programa de Educação Continuada, que reuniu dezenas de cooperados, no dia 9 de junho, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).
A aula foi precedida pela apresentação do palestrante médico psiquiatra, Dr. Wanderley Barroso. O diretor de Recursos e Recursos Próprios II, Dr. Pedro Jorge Gayoso, em nome do Conselho de Administração, agradeceu sua participação e cumprimentou colegas cooperados e cooperadas presentes.
Dr. Pedro Jorge Gayoso
"O tema da Depressão é um tema bem atual. A Educação Médica Continuada é um programa que proporciona aos cooperados reciclagem a respeito de vários temas sempre apresentados por colegas para estimular a atividade didática que já desenvolvem. Em nome da Diretoria, agradeço a participação dos cooperados", afirmou o diretor.
Em sua palestra Dr. Wanderley informou que a Depressão é um problema de saúde crescente em todo mundo, alcançando um número maior de faixas etárias.
Segundo a publicação “Depressão Diagnóstico e Tratamento pelo Clínico dos médicos”, um entre cada grupo de 20 pessoas é acometido por um episódio depressivo ao longo de sua vida, e esse transtorno incide em grupos cada vez mais jovens da população.
Dr. Wanderley Barroso durante a palestra
"Agradeço a oportunidade de dividir com vocês o conhecimento que acumulei nos últimos 15 anos, principalmente na formação dos residentes em Psiquiatria na Faculdade de Medicina da UFG. O tema é extenso e procurei elaborar uma aula bastante prática para proporcionar melhor proveito do assunto", disse o médico.
Os cooperados presentes elogiaram a iniciativa da Cooperativa com o Programa de Educação Continuada conduzido pelo Comitê de Educação Cooperativista.
Dr. Acioli S. Cavalcante
Dr. Acioli Sales Cavalcante, oftalmologista.
“Participo sempre dos módulos de Educação Continuada. É uma boa iniciativa da Unimed Goiânia porque permite que os médicos cooperados se atualizem das inovações na medicina e do conhecimento médico. O tema Depressão é muito oportuno. Mesmo não tendo relação de direta com minha especialidade, vai contribuir muito no meu dia-a-dia no consultório e no atendimento de pacientes que têm essa doença”.
Dr. Alexandre Tosatti
Dr. Alexandre Tosatti, clínico médico.
"Acho uma iniciativa bastante válida, bastante importante. Todos sabemos que a medicina não é uma ciência estacionária e, a cada dia, surgem novos desenvolvimentos, novas drogas, mudanças. A educação continuada vem para contemplar isso, essa necessidade de atualização. Vejo com bons olhos e sempre prestigio. Minha área é abrangente e a abordagem do tema vai contribuir bastante. A depressão é comum no meu consultório".
Dra. Tamara Teixeira
Dra. Tamara Teixeira, patologista.
"Devemos aplaudir a iniciativa. Apesar do tema não estar relacionado com a minha especialidade, a depressão é um assunto de grande interesse e está em vários lugares como a família, por exemplo. O conhecimento adquirido aqui vai contribuir para a minha vida pessoal".
Balanço
No primeiro semestre de 2015, foram realizados quatro módulos de Educação Médica Continuada que reuniram um total de 269 cooperados. “Dengue e Chikungunya”, com a palestrante Dra. Adriana de Oliveira Guilarde, mobilizou 99 cooperados, no dia 9 de fevereiro; “Avanços no Tratamento da Dor”, com Dr. Onofre Alves Neto, reuniu 67 cooperados, no dia 7 de abril; “Ortopedia Pediátrica”, ministrada pelo Dr. Luiz Eduardo de Paula e Silva, teve a presença de 41 cooperados, no dia 11 de abril; e “Depressão”, com Dr. Wanderly Barroso Campos, contou com a presença de 92 cooperados.