Encontro de Comunicação e Marketing: reflexões em prol da nossa marca
Uma oportunidade de promover a integração entre as áreas que atuam em setores que devem estar alinhados, com o intuito de fortalecer a marca Unimed. Esse foi o objetivo do Encontro de Comunicação e Marketing do Sistema Unimed 2015, que teve início em 29 de julho e encerrou-se no dia 31, em São Paulo.
Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro e Edney Vascurado Santos
A Unimed Goiânia foi representada pelo diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro, e o gerente de Marketing, Edney Vascurado Santos.
A edição deste ano inovou ao promover uma programação conjunta, pensada para debater temas importantes para as duas áreas e contemplar as Unimeds que, muitas vezes, unificam esses planejamentos sob as mesmas diretorias.
No dia 29, ocorreram, na parte da manhã, a primeira reunião do Comitê Nacional de Comunicação do Sistema Unimed e o Workshop de Branding.
Bel Pesce
A palestra magna do Encontro, intitulada “Empreendedorismo e Inovação”, foi ministrada por Bel Pesce, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela revista Época e um dos 30 jovens mais promissores do Brasil pela Forbes. Em sua apresentação, a empresária contou sua trajetória, iniciando com a formação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e suas experiências profissionais no Vale do Silício, até chegar à fundação da escola de empreendedorismo e habilidades FazINOVA.
Ao incentivar os presentes a inovarem, Pesce pediu também que aceitem os erros. “No Brasil, quem erra é considerado perdedor. Mas, se alguém quer criar algo novo, obviamente algumas coisas vão sair erradas. Muito do que acerto hoje é porque errei no passado e não erro mais.”
Ana Luisa Almeida
Outras palestras do primeiro dia de evento foram “Excelência no Atendimento – Como Vender Mais e Atender Melhor em Tempos de Crise”, do presidente da Trevisan Escola de Negócios, Cesar Souza, e “Gestão da Reputação como Diferencial Competitivo”, comandada pela diretora do Reputation Institute no Brasil, Ana Luisa Almeida.
“As Unimeds têm de pensar que não há como isolar uma Unimed da outra. Se houver uma crise de campo ético em uma, isso irá contaminar o setor como um todo”, afirmou a especialista. “A reputação é uma jornada de longo prazo. Nós estamos em um escrutínio público cada vez mais forte. Imagine a força hoje das mídias sociais e como isso deve estar afetando o dia a dia de vocês, para bem ou para mal.”
Cloer Vescia Alves e André Cassias
O segundo dia foi aberto com uma discussão relevante não só para comunicadores e publicitários, mas para todo o Sistema Unimed, “Atenção Integral à Saúde – Uma Mudança Importante para o Negócio”, moderada pelo coordenador do Comitê de Atenção Integral à Saúde (CAS) da Unimed do Brasil, Cloer Vescia Alves, com a palestra do coordenador do Grupo Técnico de Inovação em Saúde da Confederação e médico de família da Unimed Riomafra, André Cassias. O debate relembrou a extrema importância de mudar o modelo de atendimento vigente, curativo e hospitalocêntrico, por um focado na prevenção de doenças crônicas e na manutenção da saúde em vez do tratamento de enfermidades.
José Colagrossi
José Colagrossi, diretor executivo da Ibope Repucom, falou sobre “A Evolução e o Futuro da Avaliação do Patrocínio em Mídia”. Em seguida, o consultor internacional e professor da Universidade de Leipzig, na Alemanha, Evandro Oliveira, expôs o tema “Unimed: a Caminho da Comunicação de Excelência”, uma explanação focada na construção da confiança como uma das vitais atribuições de uma comunicação eficaz. “A comunicação que cria relacionamentos é a excelente. Se contribui para os objetivos estratégicos, é ainda melhor”, disse. O trabalho de confiança não é automático ou uma responsabilidade só da área de comunicação e marketing. É de toda a organização.”
As palestras seguintes abordaram o “Olhar do Google sobre Inovações em Saúde”, “O Impacto do Digital para o Sistema Unimed”, “Nova Comunicação para uma Nova Economia” e “Prevenção e Gerenciamento de Crises”.
Aline Cebalos e Luciana Langer
Na sexta-feira, 31 de julho, aconteceram as palestras sobre “Eventos como Estratégia de Comunicação e Marketing” e “Transformação e Inovação Social – Construindo um País Melhor”, com a gerente de Comunicação da Unimed do Brasil, Aline Cebalos, e a gerente de Marketing, Luciana Langer, atualizando os presentes sobre as entregas da Confederação ao Sistema, destacando os projetos finalizados e em andamento.
Prêmios
Durante o Encontro de Comunicação e Marketing do Sistema Unimed 2015, foram conhecidos os vencedores do Prêmio de Comunicação Unimed – Alberto Urquiza Wanderley e do Prêmio de Marketing Unimed – Dr. Nilo Marciano de Oliveira.
A entrega dos troféus foi feita pelo diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, Edevard J. de Araujo, pelas gestoras Aline Cebalos e Luciana Langer e alguns dirigentes que prestigiaram o evento: Luiz Paulo Tostes, diretor de Mercado, Marketing e Comunicação da Central Nacional Unimed, Dr. Sérgio Baiocchi, diretor de Marketing da Unimed Goiânia, Fábio Dória, diretor de Comunicação e Marketing da Unimed São José do Rio Preto, e Elias Leite, diretor Comercial da Unimed Fortaleza.
"A comunicação e o marketing empresarial têm assumido papéis fundamentais nas organizações, exigindo não apenas conhecimentos e habilidades técnicas, mas também uma visão abrangente do mercado e uma compreensão universal e estratégica de negócios. A ideia de que somos um só no Sistema Unimed e do que fazemos individualmente afeta todos nos dá a medida da importância de nossa união para assegurar nossa sustentabilidade", reflete o diretor de Mercado da Cooperativa.
Fonte: Unimed do Brasil e Unimed Goiânia.