Reunião com o consultor Leandro Alves Rosa
O próximo Relatório de Gestão da Unimed Goiânia será elaborado segundo as diretrizes internacionais de relato da Global Reporting Initiative (GRI) na versão G4. A GRI é uma organização internacional independente, que ajuda empresas, governos e outras organizações a compreender e comunicar o impacto de seus negócios sobre questões críticas de sustentabilidade.
A Unimed do Brasil enviou um consultor, que visitou a Unimed Goiânia, em 6 de agosto, para assessorar a Cooperativa no início das atividades para a adaptação do seu relatório. O novo modelo de relato está conectado às estratégias das Unimeds, além de ser uma ferramenta de comunicação, prestação de contas e gestão de sustentabilidade.
A consultoria é conduzida pelo analista Leandro Alves Rosa, da área de Sustentabilidade da Confederação, que apresentou as diretrizes em duas reuniões com o Conselho de Administração e com gerentes e coordenadores de áreas. Ele ressaltou "a importância da ferramenta não só como instrumento de comunicação e prestação de contas, mas também para a gestão do tema nas cooperativas do Sistema".
Na primeira etapa desse processo, os gerentes foram orientados sobre os ajustes necessários para que os próximos relatórios de gestão estejam em conformidade com as diretrizes. A equipe que trabalhará na construção do próximo documento, liderada pelo gerente de Planejamento e Controle, Adi Bertuzzi, foi capacitada para conduzir a transição para o novo modelo.
Relatório de Gestão 2014
A adaptação do Relatório de Gestão às diretrizes G4 tem se disseminado positivamente no Sistema Unimed e no mercado, uma vez que resulta na elaboração de relatórios sistêmicos, mais conectados às estratégias das Unimeds e adaptados às boas práticas mundiais.
Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro
"Esse novo formato é mais participativo e permite o rankeamento dos principais temas que nossos públicos desejam ver apresentados no relatório de gestão", afirma o diretor de Marketing, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro.
Dr. Breno de Faria
O diretor de Planejamento e Controle, Dr. Breno de Faria, destacou a capacidade de indução de boas práticas. "Ao adequarmos nosso relato às diretrizes preconizadas, acabamos por fazer um checklist de um grande número de itens de práticas sustentáveis de gestão. Com isso, tomamos consciência do que já fazemos e podemos buscar a ampliação de nossas ações para atingir níveis cada vez mais altos de boas práticas", garante.