arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Cooperativa se destaca no Sistema pela solidez e saúde financeira






O jornal Valor Econômico publicou, no último dia 4 de fevereiro, uma matéria intitulada “Dívida das Unimeds passa de R$ 1,2 bi e governo teme calote”, com dados apurados pelo Valor PRO, seu serviço de informação em tempo real.

Segundo o jornal, esse valor se refere aos débitos tributários e previdenciários que estão inscritos na dívida ativa, e citou casos que têm merecido atenção especial do governo como o da Unimed de Brasília, cujo pedido de insolvência foi acatado pela Justiça. Outro caso que ganhou evidência é o da Unimed Paulistana, em São Paulo, que obteve recentemente uma ação cautelar derrubando a liquidação extrajudicial decretada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Valor PRO também listou outras Unimeds endividadas como a Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Pará. A Unimed Goiânia não está entre as devedoras e apresenta ótima saúde financeira.

A Unimed do Brasil, que acompanha a gestão operacional das 350 cooperativas que integram o Sistema Unimed, informou que, "apesar do setor de saúde suplementar possuir reservas técnicas na ordem de 40%, que constituem valores considerados como necessários e suficientes para o pagamento futuro de contingências, a incorporação de novas tecnologias, a inflação oficial e a judicialização são alguns dos fatores que contribuem diretamente para a instabilidade econômica de operadoras de planos de saúde e de cooperativas médicas".

Ela também informou que em 2014 as cooperativas do Sistema Unimed registraram faturamento de R$ 43,9 bilhões.

Solidez financeira da Unimed Goiânia

Sede Administrativa

Por sua vez, a Unimed Goiânia garante a todos os seus cooperados que tal situação não afeta a posição econômica da Cooperativa, que possui uma grande solidez financeira e, mais uma vez, apresenta sobras de mais de 30 milhões de reais no exercício de 2015, que, após as destinações estatutárias (fundo de reserva, fates, juros sobre capital), poderão ser distribuídas entre seus cooperados e cooperadas, segundo a decisão a ser proferida na assembleia neste mês de fevereiro.

"Graças ao modelo de gestão eficiente e responsável adotado pelo Conselho de Administração e o empenho de seus cooperados, a Unimed Goiânia está fora deste grupo de operadoras que possuem dívidas com a União, sendo referência na região Centro-Oeste. O patrimônio dos cooperados está em segurança", garantem os conselheiros.

Posicionamento

Em um posicionamento posterior, a Unimed do Brasil esclareceu que foi acionada pelo veículo de comunicação uma hora antes do fechamento do texto. Diante da negativa do jornal de detalhar as Unimeds e números que seriam publicados, a Confederação definiu, estrategicamente, um posicionamento que evitasse que os dados fossem confrontados e utilizados contra a marca.

Com o acirramento da crise política e econômica e as dificuldades enfrentadas pelos setores de saúde pública e privada, o escrutínio da imprensa deve continuar intenso. Por isso, a cooperação das Unimeds é imprescindível.

Por isso, a Unimed do Brasil solicita a todas as cooperativas que enviem dados a respeito da situação econômico-financeira das Unimeds de sua região para que possam ser providas informações confiáveis, em caso de novos questionamentos, confirmando que o Sistema Unimed permanece forte, sendo o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo, a maior rede de assistência médica do Brasil e detentor de 30% do mercado nacional de planos de saúde.

A Unimed do Brasil enviará um novo posicionamento ao jornal, reforçando a conduta ética do Sistema e o compromisso em apurar os fatos e, se necessário, tomar as providências cabíveis de modo a minimizar os efeitos da referida divulgação.

${loading}