arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Fiocruz entra na pesquisa para desenvolver vacina contra vírus respiratório






A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera prioritários os esforços para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus respiratório sincicial (VSR) - presente em todo o mundo e responsável por 50% a 70% dos casos de infecção respiratória aguda de etiologia viral, principalmente em crianças menores de 5 anos.

Em seus trabalhos com o VSR, Juan Ramón Arbiza, doutor em ciências biológicas pela Universidade de Madri, e professor da Universidade da República do Uruguai, pesquisou características moleculares e genéticas do vírus que podem auxiliar no desenvolvimento da vacina.

Atualmente, Arbiza está na Fiocruz e, em conjunto com a equipe coordenada pela virologista Marilda Siqueira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), estuda a variabilidade genética das cepas de VSR encontradas no Brasil.


Perfil do VSR

De modo geral, nos dias frios, as emergências e unidades de tratamento intensivo (UTIs) dos hospitais ficam repletas de meninos e meninas com infecções causadas pelo VSR. "Essas infecções produzem uma variedade de sintomas respiratórios. Às vezes, até as vias áreas inferiores são atingidas e o quadro pode evoluir para uma bronquiolite, o que é preocupante", afirma Marilda.

Fonte: Fiocruz por Fernanda Marques

${loading}