O Brasil nunca teve uma tabela de composição de alimentos. Os valores utilizados pelos especialistas, seja para a rotulagem dos alimentos, seja para a elaboração de dietas sempre foram baseadas em valores internacionais. Confira a ¿Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)", resultado de um trabalho realizado em 16 laboratórios nacionais e coordenado pela UNICAMP.
A composição de macro e micronutrientes dos alimentos dependem das condições do solo e dos processos de adubação. Assim sendo variam de região para região. Para a obtenção dos valores nacionais, os alimentos foram analisados em laboratórios das diferentes regiões brasileiras. Os resultados, agora divulgados, representam a média destes valores. O trabalhado coordenado pela Prof. Maria Antônia Galeazzi, do NEPA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação), utilizou 198 alimentos e deve atingir 600 nos próximos anos. A tabela é dirigida a nutricionistas e profissionais da área de saúde e informa a composição, os minerais, as vitaminas e o teor de gordura de cada 100 gramas do alimento. O cálculo das calorias reflete o padrão, geralmente utilizado pela indústria, no qual cada grama de proteína representa 4 kcal (quilocalorias), de carboidrato, 4kcal e, de gordura, 9 kcal.
O governo federal vai utilizar a tabela como base para todas as suas políticas alimentares, como por exemplo, o aprimoramento da merenda infantil. Na ocasião do lançamento, o Secretário Nacional de Segurança Alimentar, José Baccarin, declarou que será usada como padrão de elaboração e fiscalização das políticas de segurança alimentar. O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que a tabela sinaliza uma preocupação não apenas com a fome, mas também com a qualidade da alimentação infantil e que a obesidade no Brasil cresce mais entre os pobres e menos instruídos do que entre os ricos.
Confira, na integra, a primeira Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), no site da Sociedade Brasileira de Diabetes: www.diabetes.org.br.
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes
09/12/2004