arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Banco de Sangue de Cordão Umbilical recebe certificação da Anvisa






O Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o primeiro banco público de sangue de cordão do país a receber a certificação da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O certificado é a garantia de que todos os procedimentos realizados pelo Banco estão em conformidade com as exigências de qualidade da Anvisa e com  as  normas vigentes no Brasil. Foram avaliados itens como coleta de material, transporte e preservação do material armazenado, entre outros.

Inaugurado em fevereiro de 2001, o Banco de Cordão Umbilical do INCA tem como função captar células tronco de sangue do cordão umbilical para pacientes que necessitem de transplante de medula óssea. A principal vantagem é que as células do cordão estão imediatamente disponíveis, sem necessidade de localizar o doador e submetê-lo à retirada da medula óssea. Essas células podem permanecer armazenadas por vários anos no Banco.

As chances de um brasileiro localizar um doador em território nacional são 30 vezes maiores do que a de encontrar um no exterior, segundo pesquisa realizada pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Isso ocorre devido às características genéticas comuns à população brasileira.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer
07/03/2005

${loading}